sábado, 29 de outubro de 2011

Romance a maneira de Deus


Feliz dia do livro!!!!!!!
Como hoje é o dia do livro...deixo uma indicação de um livro que tem mudado vidas, inclusive a minha.


Romance à Maneira de Deus
Eric e Leslie Ludy

Título Original: Romance God's Way
Tradução: Ariane Nishimura
Bless Gráfica e Editora, 1ª ed., 1999
ISBN 85-87244-11-6

 Para Leslie,
minha Princesa da Pureza.
Obrigado por revelar-me de forma tão
suave o que significa amar a sua vida
                                                                                  Eric


Para Eric,
meu Príncipe de Armadura Brilhante.
Obrigada por construir para
mim um castelo de sonhos.
                                                                          
                                                                             Leslie
* * *
Eu é que sei que pensamentos
tenho a vosso respeito,
diz o Senhor;
pensamentos de paz,
e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Jeremias 29:11
* * *
Os Autores
Eric e Leslie Ludy são escritores, palestrantes e músicos que têm viajado muito para compartilhar a mensagem do Romance à Maneira de Deus com jovens e adultos. O ministério desse casal inclui vários seminários e conferências não só nos Estados Unidos como também em outros países. O desejo de Eric e Leslie é inspi­rar, desafiar e equipar a sua geração para viver de acordo com o padrão de Cristo.

O que os leitores estão dizendo...

"A mensagem do Romance à Maneira de Deus causou em minha vida um impacto maior do que as palavras possam expressar. Ago­ra sei que Deus tem escolhido a dedo um companheiro para mim e que posso confiar essa área da minha vida a Sua perfeita fidelida­de."

Kristen Baldwin, 15
Lufkin,TK

"Por meio da mensagem do Romance à Maneira de Deus, apren­di a colocar Deus em primeiro lugar em todas as áreas da minha vida, especialmente nos relacionamentos com o sexo oposto. Eu agradeço a Deus pelo testemunho de Eric e Leslie e eu sei que este livro tocará a sua vida como tocou a minha."

Jeremy Fernando, 19
Victoria, Austrália

"Essa mensagem é o que a nossa geração precisa para combater os caminhos do mundo. Por meio do Romance à Maneira de Deus, encontrei a segurança em saber que existe uma maneira melhor de construir relacionamentos... à Maneira de Deus."

Matt O' Neil, 15
Ontário, Canadá

"Posso ver a unção de Deus sobre Eric e Leslie por meio de seu exemplo, seus livros e suas palavras. O desejo deles é que as pessoas busquem a vontade de Deus em cada área de suas vidas.Suas histórias são reais e inspirativas."

Heather Morehouse, 17
Kalamazoo, MI


Sumário
(clique para ir ao capítulo)


 

AGRADECIMENTOS


Um agradecimento especial a
Richard Runkles
por tornar este projeto possível.

A Mark Ludy, pela sua criatividade hilariante.

E a Marlene Bagnull
por trabalhar paciente e diligentemente
no reforço desta mensagem.

Acima de tudo,
agradecemos ao verdadeiro Autor
por tudo o que possa ser digno nestas páginas.
A Ele seja a glória!

Prefácio

Conheci Eric e Leslie durante a primeira viagem deles à Austrália, em 1996. enquanto os entrevistava para um programa de televisão. Fiquei rapidamente entusiasmado com a mensagem e o ministério desse casal. Sinto-me emocionado ao recomendar com grande alegria o novo livro de Eric e Leslie a qualquer pessoa que esteja buscando sabedoria divina na área de relacionamentos, pois creio que a mensagem contida no Romance à Maneira de Deus indica uma mudança de direção para os jovens de hoje.
O livro que você está prestes a ler o encantará e o inspirará! Eric e Leslie enriquecem estas páginas com talento e personalidade, com lances de jornadas pessoais e com uma visão clara de como semear sementes vivas nos corações.
Romance à Maneira de Deus é uma mensagem de esperança. Para muitos jovens, famílias e líderes, a "esperança" tem sido enterrada nas cinzas de sonhos queimados. Porém, Eric e Leslie têm provado em suas vidas que não apenas existe uma maneira melhor de construir relacionamentos, mas que essa maneira já foi vivida com sucesso.
Isso não é um apelo sentimental às pessoas emocionalmente vulneráveis. Estas páginas foram gravadas com a experiência pessoal, visão de oração, obediência à fé e uma profunda busca da realidade. O resultado é um livro pleno de uma sabedoria que nos ensina a repensar, a reconquistar e a vivificar a visão para um futuro santo e glorioso. O humor, os casos, as ilustrações e a realidade do dia-a-dia trazem a verdade a nossa compreensão.
Eric e Leslie são cem por cento sinceros, absolutamente reais, genuínos na preocupação com a vida, sensíveis ao amor do Senhor e ricos em seus próprios relacionamentos ao explorar o tesouro do caminho excelente de Deus.
Esse material tem sido várias vezes apresentado em todos os Estados Unidos e na Austrália. O ensino tem sido testado e apro­vado por jovens de diferentes formações. Não tenho conhecimento de outras pessoas que tenham compartilhado todas essas verdades de forma tão poderosa. Um casal excepcional desenvolvendo um trabalho excepcional! E o desejo de seus corações é que essa mensagem o atraia, o liberte e o dirija a sua própria jornada para que você também tenha uma mensagem para as nações.
Não permita mais que o doloroso padrão do mundo continue arruinando a sua vida. Sua mensagem singular transformará a sua vida e semeará sementes de grande satisfação e doce felicidade. Leia com o coração aberto. Leia com confiança e esteja pronto para aplicar a verdade com um compromisso real de fé. Leia e seja transformado!

Chris Field
Melbourne, Victoria, Austrália


Chris Field é um pastor australiano e uma personalidade da televisão. Ele apresenta dois programas semanais de TV, na cidade de Melbourne, Victoria - um programa de estudo bíblico. "Living Word" ("Palavra Viva") e um pro­grama de entrevista. "Melbourne Alive" ("Melbourne ao Vivo"). Chris tem cinco filhos e uma filha e ministra, principalmente, sobre família, casamento, integridade pessoal e aplicação da Palavra.

Introdução: O Que Pode Estar Acontecendo no Céu

- Eric -

 Todo o Céu estava em agitação! A hoste angelical estava na "ponta das asas" desde domingo à noite, esperando... observando... imaginando. Todos os olhos celestiais estavam fixos no entusiasmado Pai assentado em Seu trono, adornado em todo o seu esplendor. Uma miríade de serafins iluminados fitavam o Seu terno rosto, imaginando o momento em que Seus lábios finalmente profeririam as palavras tão esperadas.
As horas passavam, e a expectativa crescia. Foi somente na segunda-feira, às sete e meia, que Ele. finalmente, chamou o arcanjo para o seu lado. Parecia que Ele estava rindo, enquanto sussurrava alguma coisa no ouvido de Miguel. O céu alvoroçava-se de curiosidade.
Com um sorriso exultante, o mensageiro do Rei posicionou-se perante a hoste celestial. Um audível "ssshhhhhh" ressoou entre a curiosa multidão. Cada serafim e querubim estava quieto, espe­rando... observando... imaginando.
O radiante arcanjo comprimiu o lábio, tentando reprimir e controlar a sua própria ansiedade. Depois de uma pausa, que pareceu durar um milênio, Miguel começou a falar com alegria radiante e risos incontroláveis:
- Meus amigos, sua voz ecoou pelos céus, o Pai diz que É CHEGADA A HORA!
Trepidação de asas, sons de harpas, pés de anjos dançando sobre as ruas de ouro. É chegada a hora! Finalmente a hora chegou!!! E todo o Céu estava exuberante!
O pipoqueiro chegou assim que começavam a abrir as corti­nas. Todos os ansiosos serafins se acomodavam nos assentos. En­quanto o filme começava, o Pai, todo exultante, inclinou-Se e cutu­cou Miguel, dizendo:
- Fui eu mesmo quem uniu esses dois. Miguel, rindo daquela afirmação tão conhecida, deu uns ta­pinhas amigáveis nas costas do seu Herói, o Grande Diretor dos Estúdios Universais.
Então, todos vêem um rapaz surgindo naquela tela gigante, totalmente despercebido ao fato de que bilhões de olhos estavam a observá-lo. Era uma sexta-feira chuvosa de abril. Ele permanecia à porta, do lado de fora. esperando... observando... imaginando. Em uma das mãos ele segurava um buquê de rosas e na outra uma caixinha branca.
Os acontecimentos a seguir deixariam todo o Céu nas pontas dos pés. Cada ser angelical imaginava como ele faria. Como ele a surpreenderia? Qual seria a reação dela? Ela aceitaria? Apenas o Autor Todo-Poderoso sabia o que aconteceria e Ele sempre guardava o segredo a sete chaves.
O auditório inquietou-se quando os vizinhos, ao retornarem para casa, curiosamente observavam o rapaz ali... na chuva... do lado de fora da grande casa azul.
De repente, a cena mudou. Uma graciosa moça. em uma sala iluminada por luz de velas, entrava em foco. Ela estava rodeada pela sua família, o que dava a impressão de ser um momento muito simbólico. Depois de lhe terem dirigido palavras doces, a mocinha foi convidada a sentar-se no sofá, com os olhos fechados. Fora-lhe dito que o presente, que eles lhe desejavam dar há tanto tempo, estava do lado de fora e que eles iriam buscá-lo
A família se afastou, deixando sua jóia preciosa. Os olhos da mocinha estavam fechados e apertados em expectativa. Logo que a família saiu pela porta dos fundos, ouviu-se uma linda música. Era uma música que ela apreciava - que lhe trazia lágrimas aos olhos.
Novamente a cena da noite chuvosa com o rapaz segurando o buquê de rosas apareceu na tela, dessa vez, entretanto, a porta estava aberta. A família da mocinha passou silenciosamente pela porta e compartilhou um breve momento de sorrisos calorosos com o jovem de cabelos encaracolados. Então, silenciosamente, o jovem entrou.
A porta se fechou atrás dele. Um corredor escuro, iluminado apenas pela luz dos seus sonhos, o recebeu. Aquela melodia enchia os seus ouvidos e tocava o seu coração, enquanto ele se dirigia para a sala. nas pontas dos pés. Ele estava a alguns segundos do momento que havia esperado por toda a sua vida.
A mocinha, com a face rosada, apareceu na tela. Dessa vez o foco estava nas lágrimas que escorriam pelo seu rosto delicado e suave. Aquela música trazia lembranças de um jovem à sua mente. Pensar que seu príncipe de armadura brilhante estava a milhares de milhas distante era como alfinetadas em seu coração.
- Um dia ele virá. ela assegurava a si mesma, ele prometeu que voltaria.
Sem que ela percebesse, o jovem entrou na sala. Ele a observava em toda a sua beleza, enquanto lágrimas continuavam a escorrer pela sua face.
- Leslie. ele sussurrou, tentando conter-se.
A preciosa princesa levantou a cabeça espantada. Através da cortina de lágrimas, ela viu a imagem do seu príncipe. Como se fosse um sonho, ela o fitava vindo ao seu encontro e ajoelhando-se aos seus pés. Com lágrimas nos olhos, ele gentilmente confessou a sua adoração e o seu amor por ela. Ele a presenteou com as rosas e com uma caixinha branca. E a surpreendeu com um pedido de casamento.
- Minha Leslie. sua voz rouca sussurrava, você quer se casar comigo?
Enquanto dizia essas palavras, ele olhava fixamente nos olhos dela. A música de fundo crescia com intensidade e grande comoção.
Os olhos dela brilhavam, suas bochechas enrubesciam com entusiasmo. Ela não conseguia falar. De repente, a música chegou ao seu clímax, e ela disse "Sim".
Os céus explodiram de emoção. Alguns anjos se cumprimentavam, enquanto outros passavam a caixa de lenço de papel.
- Ele conseguiu, um ser angelical gritava.
Um coral de vozes cantava o "Aleluia" na versão hip-hop.
Enquanto as cortinas se fechavam, todos se dirigiam ao trono para parabenizar o Diretor. Miguel apressou-se triunfantemente para o lado do Rei, enquanto a congregação de críticos de cinema rodeava o trono. O Rei inclinou-Se e sussurrou ao ouvido de seu querido arcanjo:
- Com a experiência que eu tenho em escrever textos, pense em alguns outros casais e me dê mais oportunidades como essa.
Miguel sorriu e virou-se para falar à multidão:
- Eu sei que vocês devem estar se perguntando porque hoje em dia é tão raro assistir a cenas como essas pelo telão.
Depois de uma pausa, elevou mais a sua voz: -A razão é muito simples, não temos mais histórias românticas de boa qualidade que sejam puras o suficiente para serem produzidas e exibidas aqui!
Os céus responderam àquelas palavras com risos. E Miguel continuou:
- Mas parece que as coisas lá embaixo estão mudando.
O ajuntamento celestial olhava para Miguel com interroga­ções nos olhos. Seria verdade? Será que existiriam histórias de amor que fossem puras entre as pessoas lá embaixo?
- Sim, meus amigos, disse Miguel, é verdade! Nosso glorioso Criador está escrevendo o enredo para milhares de pessoas que tenham as mais puras histórias de amor. Ele está apenas esperando que os jovens casais aceitem os papéis de personagens principais!
Os anjos se entreolhavam com uma expectativa jubilosa.
- Tudo o que precisamos é levar uma mensagem muito importante para os filhos que estão lá embaixo na terra. Na verdade, essa mensagem é tão importante que os dois jovens que acabaram de aparecer no filme estão escrevendo um livro. Se os jovens lá da terra entenderem essa mensagem, eles permitirão que o Diretor Mestre escreva suas histórias de amor. Então, meus amigos, tere­mos a grande possibilidade de gastar nossos gloriosos anos assis­tindo a produções como essa que acabamos de ver hoje!
- Qual é a mensagem? perguntou a multidão celestial.
- É simples, respondeu Miguel. Tudo o que eles precisam saber é que o Criador do Universo... ADORA ROMANCES!
Uma agitação de asas surgiu da incontável multidão entusiasmada. Miguel finalizou com um desfecho inspirativo:
- Vamos a nossa missão! Levemos essa mensagem aos filhos da terra. O mundo nunca mais será o mesmo assim que eles entenderem a essência do Romance à Maneira de Deus.
♥ ♥ ♥
E, querido leitor, nunca se soube como este livro foi cair em suas mãos. Pode ter sido simplesmente o trabalho de algum bravo mensageiro do Céu entregando-o diretamente do próprio Pai a você. Por quê? Porque talvez Ele deseja que você saiba que... Ele está escrevendo um romance só para você neste exato momento!

Capítulo 1: Aquela Palavra!

- Eric –
Eu me lembro do dia fatal em que minha mãe proferiu aquela palavra pela primeira vez. Aquilo chegou aos meus ouvidos como um carrapicho na meia e cheirou mal como uma torrada quei­mando na cozinha. Eu nunca mais seria o mesmo. Como pude ser exposto de tal forma àquela palavra?
Eu estava bem na minha quando, de repente, percebi que o nariz de minha mãe se aproximava do meu rosto como se ela fosse um cientista maluco analisando pelo microscópio uma ameba amassada. Eu, sentindo-me um tanto desconfortável, tentava desviar-me. mas o nariz persistia - aproximando-se cada vez mais perto... e mais perto... e mais perto. Até que finalmente:
- Ah!
Minha mãe vencera! Ela descobrira a verdade escondida... um pontinho amarelado! Mas a pior parte estava por vir. Foi a palavra que ela disse que provocou mal-estar e embaraço.
- Eric, parece que você está na...
E foi bem aí que ela falou aquela palavra!
Pouco tempo depois, fui novamente exposto àquela terrível e abominável palavra. Outra vez ela saiu dos lábios inocentes e confiantes de minha própria mãe. Dessa vez, aconteceu na cozinha. Eu não sabia do perigo iminente, enquanto fuçava, matava a sede e a fome em um de meus cômodos preferidos da casa. Era lá onde eu encontrava algum refrigério. Era naquele exato lugar onde eu encontrava paz, alegria e satisfação. Mas também foi lá onde eu me vi face a face com aquela palavra!
- Mãe, me dá um copo de leite?
Enquanto dizia aquilo, minha voz falhou como uma taquara rachada. Foi como se um enorme ovo tivesse sido quebrado bem em minha cara. Minha mãe riu e disse:
- Que bonitinho! Eric. você está passando pela... E outra vez. tão claro como o dia, tão mal cheiroso quanto um gambá -aquela palavra.
É muito triste ter de dizer isto: eu, Eric, não sou o único que foi amaldiçoado por essa terrível palavra. Essa palavra tem uma reputação! Na realidade, é algo centenário! Sabemos que ela fez com que os criminosos mais durões ficassem corados de vergonha. Muitas mães já experimentaram grande desgosto, e pais se esconderam devido ao seu simples pronunciamento. E ela não afetou apenas a plebe. A história nos revela que ela derrotou até mesmo o cavaleiro mais corajoso e a princesa mais digna. Na verdade, essa palavra maluca é conhecida por ter fraquejado os joelhos do zagueiro mais durão e por ter amolecido como gelatina o coração do mais bravo oficial da marinha.
Aquele dia fatal na cozinha não seria a última vez que eu teria uma colisão frontal com aquela palavra. Não passou muito tempo para que as espinhas começassem a brotar em meu rosto como os cactos do nosso jardim e uns odores estranhos começas­sem a exalar de minhas cuecas anunciando em "claro e alto som" que Eric estava embarcando em um período de sua vida chama­do... AQUELA PALAVRA!
Logo depois, todo o caos culminou com um enorme massa­cre da dignidade de minha infância, quando meu pai me chamou para termos "A conversa". "A conversa" baseou-se naquela pala­vra. Tudo o que era mais desagradável, tudo o que era estranho, tudo o que era gorduroso era culpa daquela palavra!
Uma noite meu pai me convidou para acompanhá-lo em uma volta pela cidade. Não havia nenhuma razão em particular, apenas um passeio inocente pela cidade. Foi uma conspiração! Eu devia ter pressentido no ar, mas estava muito distraído para perceber. Entramos em nosso carro amarelo cor de banana (uma linda lembrança dos meus tempos de criança) e nos dirigimos para a rua para um... estacionamento! Meu pai sabia o ambiente perfeito para fazer com que seu filho se sentisse confortável. Com a justificativa de conversar sobre estratégias de futebol (meu pai era o meu técnico, e nós teríamos um jogo na manhã seguinte), ele começou a falar:
- Então. hum. Eric... ah. acho que você poderia me ajudar a planejar a posição do time para o jogo de amanhã contra os Blazers. o que acha? Ele perguntou com um constrangimento que encheu todo o nosso carro amarelo cor de banana.
Concordei, e papai prosseguiu - procurando por uma folha de papel que tirava de sua maleta. Eu podia sentir que uma granada estava para explodir.
- Bom. porque não colocamos o Luck aqui. à direita, e talvez o Johnny no meio do campo, à esquerda e...uh... Ele parou.
De repente, o silêncio pairou no carro como o vento gelado de inverno atravessa a camiseta. Passados alguns segundos, com a coragem de um novilho que sabe que está indo para o matadouro, ele continuou:
- Éééééé que. bem... ele murmurou.
- Hã! hã!... pigarreou e continuou, falando nisso. Eric. tem uma coisa que quero falar com você.
A granada havia sido lançada, e eu era o alvo.
Nunca me esquecerei daquela noite no estacionamento. Passei, praticamente, toda a noite fitando o chão do carro amarelo cor de banana, com as bochechas enrubescidas e com os ouvidos transbordando com aquela palavra. Naquela monotonia, a única coisa que eu disse durante toda a noite foi "u-hum". Era como se fossem dois terríveis pesadelos em um só: beijar o meu irmão na boca e ir para a escola sem roupa. Mas se para mim era difícil, imagine para o meu pai. pois ele foi a pessoa que. de fato. falou aquela palavra!
Se eu pudesse, nunca mais pensaria naquela palavra, ou a ouviria, ou a pronunciaria novamente. Mas acontece que um crime imperdoável ocorreu em nossa sociedade, e o culpado precisa ser claramente identificado. É isso mesmo - aquela palavra é a suspeita principal. Essa não é uma acusação trivial. Esse foi um crime capital merecedor de uma punição que "coloque todos os pingos nos is" até que haja o cumprimento total da lei.
Existe alguma coisa em nossa sociedade que tem torturado as mentes dos jovens, atormentando-os com insegurança e amea­çando-os com constrangimento. Este indivíduo, digno de condena­ção, é conhecido por desorientar gerações inteiras de jovens da verdadeira beleza de se tornar um adulto, jogando-os em um dile­ma causado pelas palavras engraçadas e por falsas interpretações. Eu experimentei, por conta própria, lidar dignamente com esse indivíduo e fazer justiça sem delongas. Neste momento, quero apresentar-lhes os maiores suspeitos, um dos quais é aquela pa­lavra:

1) alcachofras
2) hora de dormir
3) lição de casa
4) fígado com cebolas
5) e... é... pu... pubahh...puberdade!

Agora, é óbvio para todos que cada uma dessas coisas é uma tremenda ameaça para os jovens, mas existe uma que sobrepuja as demais. Uma palavra que faz com que as outras sejam "fichi­nha'". E! Você está absolutamente certo! É aquela palavra1. É aquela palavra que faz nascer espinhas na sua cara. mas que não lhe explica como se livrar delas. É aquela palavra que o transfor­ma de um menininho bonitinho em um quatro olhos desengonçado e otário com cabelo seboso, sem, ao menos, ter a polidez de enviar um cartão de "melhore logo". Aquela palavra é a única responsá­vel por nos confundir a cabeça com todas essas palavras engraça­das.

Eu me lembro de olhar para o fundo da classe e ver Cindy McFarlane (este não é o seu nome verdadeiro). "O que é aquilo?" Minha mente questionou em agitação. Uma outra parte de mim res­pondeu sarcasticamente: "Aquilo é uma garota, esperto!" Eu sa­bia que Cindy era uma garota, mas tinha certeza de que alguma coisa havia mudado. Até então, eu estava condicionado a reagir comum "credo!" Mas. subitamente, o "credo!" não coincidia com os sentimentos em meu interior. Talvez um "uaaauuu ". mas nunca um "credo!"
Eu estava mudando. Meu rosto estava ficando cabeludo como uma casca de pêssego. Minha voz estava falhando. Coisas estranhas estavam acontecendo comigo, e eu me sentia deslocado dos outros. Sentia-me como um pingo de sorvete derretendo na calçada. Meu pai "havia me ajudado" a compreender as mudanças físicas durante "A conversa", mas havia algumas outras coisinhas acontecendo também. Eram coisas internas. Desejos dentro de mim que eu nunca havia sentido antes.
A palavra maluca, puberdade. ecoava por todos os lados e parecia gritar para mim: Ei. você. seu otário. João Ninguém em puberdade. apenas se olhe no espelho! Você acha que alguém poderia amá-lo do jeito que você é?
Até então, eu nunca havia questionado se os outros me acha­vam atraente ou não. ou se eu era uma pessoa que pudesse desper­tar o amor de uma garota. Mas. subitamente, eu só conseguia pen­sar naquilo: Puberdade! Puberdade! Puberdade! Você está na puberdade! Aquela palavra inundava a minha mente. Imagens de Cindy McFarlane despontavam em minha mente, enquanto eu sus­surrava: "Desiste, seu desengonçado de boca metálica!"
Dentro de mim estavam acontecendo coisas que "A conver­sa" daquela noite no estacionamento não me havia preparado. De repente, eu sentia o desejo de ser atraente. Durante os últimos doze anos. eu não me importava se o meu cabelo estava arrepiado, se a minha camiseta estava amarrotada ou se havia molho de pizza no meu queixo... Agora, surgindo repentinamente do nada. eu sentia que precisava ser atraente.
Talvez a Cindy até olhe para mim hoje! Eu advertia a mim mesmo ao acordar uma hora mais cedo do que o normal para me aprontar para ir à escola.
Comecei a ficar horas e horas escolhendo o traje certo, pas­sando esfoliante na cara para ver se me livrava daquelas espinhas obscenas e, é claro, cuidando do item número 1 do horário de minha agenda matutina: o penteado. Desenvolvi um estilo de pente­ado que era embelezado e ornamentado à perfeição. Eu precisava estar cem por cento. Se um fiozinho de cabelo estivesse fora do lugar, isso era suficiente para que eu largasse o café da manhã para colocá-lo no lugar.
Comecei a estudar revistas que tivessem homens do tipo "machão". Lembro-me de quando folheava uma revista e me deparei com o Arnold Schwarzenegger sem camisa. Pensei comigo mesmo: Uau! Então é assim que devo parecer?
Imediatamente fui para o banheiro e tirei a camiseta. Olhei para o espelho com um sorriso a La Clint Eastwood, curvei os braços e os flexionei como o Schwarzenegger na revista. "Puf!" Uma pelotinha de músculo apareceu em meu braço e "Puft!" Su­miu. Foi naquele momento que enxerguei pela primeira vez "O magrela".
Meu desejo de ser atraente levou-me, uma manhã, antes de ir para a escola, ao estojo de maquiagem de minha mãe. Minhas espinhas estavam se multiplicando em meu rosto como uma ninha­da de coelhos, e eu não conseguia descobrir o que fazer. Encontrei, entre os vários produtos, uma coisa chamada "base" e, em frente do espelho, tapei, cuidadosamente, cada um dos pontinhos de es­pinha.
Maquiagem: esta era uma outra coisa não abordada pelo meu pai naquele bate-papo que tivemos no carro amarelo cor de banana. Eu não tinha a mínima idéia de que existiam diferentes tipos de tonalidades de maquiagem e de que é necessário certificar-se de que o tom combine com a cor da pele. Quero dizer, como é que eu deveria saber tudo isso?

Bom. aprendi rapidamente aquela lição logo que entrei no vestiário masculino naquela tarde. Um cara superlegal, que passou por mim e percebeu que eu não havia combinado o tom da base com a minha cor morena, teve a bondade de, graciosamente, anunciar bem alto para todo o vestiário ouvir:
- Você tá usando maquiagem!
Imediatamente gaguejei um "não", mas ele insistia, no caso de alguém não ter escutado:
- O Eric tá usando maquiagem!
Tenho de admitir e dizer que, embora eu desejasse muito ser atraente, eu estava pronto para nunca mais usar maquiagem, mes­mo que corresse o risco de deixar que minhas espinhas arruinassem minha vida.
Outra nítida mudança que estava acontecendo dentro de mim era um súbito desejo de compartilhar minha vida com Cindy McFarlane. Era a coisa mais estranha, mas eu desejava conhecê-la. E eu queria que ela me conhecesse também! Aquele desejo continuou a crescer... e crescer... e crescer.
No início, eu apenas desejava conhecer a sua cor preferida do arco-íris, mas, com o passar das semanas e dos meses e com o aprofundamento daquele desejo, almejei nada menos do que saber qual seria a sensação de ter os lábios de Cindy contra os meus.
Lembro-me claramente de ter assistido a filmes quando mais novo (este foi o meu primeiro grande erro) e ver o desenrolar de uma história de amor. Rapaz conhece garota. Rapaz convida garo­ta para sair. Rapaz se aproxima. Rapaz move os lábios. E rapaz dá um beijo certeiro nos lábios vermelhos da garota. Tudo tão fácil, tão tranqüilo, tão harmonioso (e tão melado). Sentei-me para ob­servar aquele prodígio e estudei detalhadamente como eles posicionavam os lábios, como movimentavam as cabeças e, até mesmo, onde colocavam as mãos.
Aquele negócio era uma arte, e eu era absolutamente um zero à esquerda naquele assunto. Eu estava intrigado com aqueles dois pombinhos que haviam aprendido a beijar tão bem. Eu estava convencido de que devia existir uma escola secreta de beijo que todo o mundo conhecia, menos eu. Então, se eles não estavam dispostos a me convidar para fazer parte, decidi que eu mesmo iria iniciar o meu aprendizado.
Estarrecido, deitei-me em minha cama e me aconcheguei debaixo do meu cobertor. Mas não conseguia dormir. Minha mente continuava ligada a Cindy McFarlane! Imaginei seus lábios e tentei beijá-los, mas aquilo não era real. Então, virei de lado, agarrei ou­tro travesseiro e o trouxe para perto de mim. Movi meus lábios e "chwmack", meu travesseiro recebeu o beijo que intencionei dar na adorável face de Cindy.
E, é verdade, confesso que eu era um beijador de travesseiro! Aquele desejo interno estava crescendo, e eu não tinha uma "cobaia" humana. Conseqüentemente, meu travesseiro tornou-se a minha única opção.
Aquela palavra - aquela inútil palavra maluca - havia me transformado em um quatro olhos, boca metálica, cabelo seboso, cara maquiada, adorador de Cindy. beijador de travesseiro e magrela imitador de Schwarzenegger.
Foi aí que percebi que, se um dia eu viesse a escrever um livro sobre romance, seria melhor que eu começasse a fazer algu­ma coisa rapidamente.

Capítulo 2: Na Puberdade e Sem Saída

- Eric –
Talvez muitos dos que estão lendo este livro tenham se iden­tificado com alguma coisa do capítulo anterior - seja com "aquela palavra", ou com "A conversa", ou com Cindy McFarlane na cabeça, ou mesmo com o fato de que os únicos beijos que você já deu tenham sido na sua mãe, na sua avó e no seu travesseiro. Bom, pelo menos agora você sabe que existe mais alguém neste mundo que já passou pelos mesmos problemas! Se algum dia você precisar de um ombro amigo, não hesite em me ligar.
Ohhhh! Estou na puberdade! Nããooo! Isso não soa como um filme de ficção científica em que um horrível monstro gigante engole um pobre soldado espacial? Para alguns de nós, esse senti­mento pode soar bem familiar. Quando chegamos aos onze, doze ou treze anos. de repente, este monstrengo de cara espinhuda. cha­mado Puberdade. surge de debaixo de nossas camas, no meio da noite, e nos agarra. Uma vez que nos pega, não há escapatória!
Não sei se você já sentiu isso ao experimentar os efeitos "adoráveis" daquela palavra. Eu, com certeza, já senti. Cheguei a sentir, até mesmo, vergonha daquilo que estava acontecendo com o meu próprio corpo. Eu me sentia mal pelo que estava acontecendo no meu exterior, mas eram as transformações dentro de mim que faziam com que eu me sentisse miserável e confuso. Eu desejava compartilhar minha vida com Cindy McFarlane. Desejava uma companhia em minha vida. Queria amar alguém e ser correspondido. E aquele estranho desejo não desapareceu com o tempo. Pelo contrário, era um desejo que crescia.
Com o passar dos anos. continuou crescendo... e crescendo... e crescendo. Quando completei dezesseis anos. pensei seriamente que explodiria e que haveria um monte de pedacinhos de Eric Ludy espalhados por todas as paredes.
Eu tinha aquele desejo e queria que fosse realizado! Mas havia um enorme empecilho. Havia uma barreira gigante entre mim e meu apaixonado caso de amor com Cindy McFarlane - DEUS! Ali estava Ele. bem no meio do caminho! Eu costumava vê-Lo como o "Sem Graça". Poderia ter feito o que fosse, mas o "Sem Graça" estava sempre ali para berrar um "É proibido!"
Você já pensou em Deus como um velho de cara fechada e cabelos grisalhos que fica no céu e cujas frases prediletas são: "Ah! Peguei você no pulo! Mais um movimento e você será exterminado com um raio de luz!"?
Por alguma razão, quando somos jovens, temos uma tendência de associar Deus com qualquer coisa que seja extremamente séria e com todas as coisas que sejam entediantes e previsíveis. Não há divertimento no Reino de Deus, Eric Ludy! Minha consciência me repreendia toda vez que eu participava da classe de Escola Dominical.
Comparo isso com o "princípio da nutrição". Se eu pudesse mencionar todos os tipos de alimentos deliciosos, como bolo de chocolate, sorvete, sucrilhos açucarados, o que você logo me diria sobre os seus valores nutricionais? Sim. você acertou! Por serem saborosos, podemos automaticamente presumir que não fazem bem para o nosso corpo. E se eu tivesse mencionado alimentos mais leves e sem sabor como brócolis. couve-flor e broto de feijão? O que você diria sobre seus valores nutricionais0 É. você acertou novamente! Pelo fato de serem sem graça e sem gosto, podemos concluir seguramente que devem ser bons para a nossa saúde.
O "princípio da nutrição" indica que aquilo que é saboroso e agradável é prejudicial e o que é leve e sem graça é benéfico.
Durante os anos de puberdade, somos despertados pelo desejo de apreciar o sexo oposto. MAS. simplesmente, sentimos Deus falando ao nosso ouvido:
- Você já leu o livro de Levítico hoje?
Deus e a nossa sexualidade são como óleo e água - não se misturam. Por quê? Porque Deus é enfadonho e qualquer coisa associada à área de nossa sexualidade é estimulante.
Podemos imaginar Deus criando o ser humano. Podemos vê-Lo formando a cabeça, moldando os braços e pernas, pode­mos até mesmo imaginá-Lo cavando o umbigo. Mas nunca, NUN­CA conseguimos imaginá-Lo todo orgulhoso por ter sido o criador daquelas (hum...) partes que,. você sabe (cof, cof). ficam no meio do corpo. E como se imaginássemos isto: ao criar Adão, Deus se esqueceu das falhas e disse que '"tudo era bom". Mas, ao perceber o erro, Ele simplesmente grudou uma folha de figueira "nas partes" para cobrir o defeito.
Que pensamento mais distorcido! Precisamos entender que a puberdade é. sem duvida nenhuma, obra de Deus! Ele é o criador da puberdade. Talvez eu deva dizer que Ele é o criador deste período de nossas vidas. Não consigo imaginar Deus usando aquela palavra para descrever qualquer coisa que seja! Entretanto, todas estas coisas estranhas que estão acontecendo em nosso corpo durante este período são resultado de Sua inteligência e engenhosidade. A coisa mais chocante é a novidade sobre aquele desejo interno crescente, pronto para entrar em erupção, de compartilhar nossas vidas com alguém do sexo oposto. Foi Deus quem colocou isso em nós! É proposital, e eu não estou brincando!
Deus não vê os nossos "anos de puberdade" como um período de constrangimento devido a nossa boca metálica. Sua visão é completamente diferente! Na realidade, se Deus tivesse um nome para esse período, certamente seria algo bonito e nobre. Vocês percebem. Deus quer que compreendamos tudo isso durante esse período de nossas vidas. Ele está nos moldando em homens e nos esculpindo. Moças, este e um período de suas vidas em que vocês estão sendo transformadas em princesas e em rosas perfumadas.
Isso não soa romântico? Assim como um fazendeiro planta na primavera para colher no outono. Deus planta sementes da masculinidade e feminilidade em nós (respectivamente) durante esse período para que, com o passar dos anos, possamos dar frutos de uma fase adulta madura.
♥ ♥ ♥
Se alguns de vocês estão se perguntando quando é que co­meçaremos a falar sobre romance, então, a hora chegou! Toda aquela conversa sobre aquela palavra aconteceu para compreen­dermos que o que tem acontecido dentro de nós, inclusive aquele desejo crescente por uma companhia que começa a agitar, a cutu­car e a bater com o passar dos anos, é uma obra milagrosa de Deus. Mas muitos de nós nunca percebemos que foi Deus quem colocou em nosso interior o desejo de amar e ser amado. Como resultado, não O buscamos para descobrir o que Ele deseja que façamos.
Acredite ou não, Deus tem uma maneira de lidar com esse desejo crescente. É uma maneira que talvez você nunca tenha ima­ginado antes - uma maneira que, ao contrário do "princípio da nu­trição", está repleta de uma beleza surpreendente, alegria indescritível e incomparável romance. O inimigo tem trabalhado incansavelmen­te para nos desviar dessa maneira, porque ele sabe que o destino que Deus tem para as nossas vidas será desvendado para nós.
Você verá que essa maneira que eu e Leslie compartilhamos com você é surpreendentemente simples e profundamente desafiante. Você descobrirá porque o inimigo tem tentado nos confundir tanto para nos desviarmos do Romance à Maneira de Deus. A versão de Deus para o romance faz com que a versão do mundo pareça uma vela de jantar jogada no latão de lixo. O Romance à Maneira de Deus nos desafia e nos traz muito mais satisfação!
A maioria das pessoas pensa que a maneira de Deus encontrar um companheiro para nós seja a maneira do mundo mais uma lista inteira de "é proibido..." Mas a maneira de Deus é completamente diferente e excepcional em sua beleza e não pode ser comparada com a maneira do mundo.
Isso será muito mais do que uma jornada para descobrir uma maneira melhor de abordar o romance. Esperamos que seja um encontro com a pessoa de Deus! Sendo Deus o inventor do ro­mance, não podemos ignorá-Lo em nossa busca. Ele sabe melhor do que qualquer um de nós a razão pela qual Ele mesmo colocou esse ímã intrínseco dentro de nós que nos atrai ao sexo oposto.
Antes que você continue a leitura, eu o desafio a se pergun­tar: Estou disposto a ser transformado por Deus? Sabe, se você estiver disposto. Deus está pronto e desejoso para atuar. Permita que Ele corrija o seu conceito sobre a puberdade. Permita que Ele lhe mostre a Sua verdadeira natureza. E. acima de tudo, permita que Ele tenha o controle da sua vida e que o modele a Sua imagem.
A primeira e mais importante pergunta que devemos fazer é: Qual a diferença entre a maneira do mundo e a maneira de Deus?

Capítulo 3: Aprendendo a Maneira do Mundo: a Maneira Mais Difícil

- Leslie -
Nunca vou me esquecer da primeira vez que o vi. Ele olhou para mim da frente da classe, e os seus olhos azul-escu­ros ganharam a minha atenção. Seus belos traços e seus cabelos dourados eram irresistíveis. Ele era alto (aproximadamente 1,57m), esportista, popular... tudo o que eu poderia sonhar. Sim, a partir daquele dia eu sabia que havia encontrado o homem dos meus so­nhos!
É claro que, quando você é uma garota de treze anos e está na oitava série, bem na aula de computação da Senhora Johnson, você enxerga o mundo com olhos que pensam saber tudo, principalmente sobre amor e romance. Quero dizer, o cara era maravilhoso e popular! O que mais era preciso?
Por quase treze longos anos - está bem, talvez uns três anos, eu estivera esperando pela maravilhosa e extraordinária ex­periência chamada "namoro". Eu estava mordendo a isca, pronti­nha para entrar em cena. Naquele dia inesquecível, quando o vi pela primeira vez, eu sabia que não poderia esperar mais. Simples­mente, eu precisava ter um namorado e queria que fosse ele.
Por várias semanas fiquei sonhando com Johnny (este não é o seu nome verdadeiro). Subitamente, a computação tornou-se a minha matéria favorita Duvido que eu tenha aprendido mais do que ligar o computador, mas gastava tempo suficiente estudando os olhos, os lábios e a personalidade de Johnny. Perguntava-me se algum dia ele viria conversar comigo. Eu já havia percebido que ele olhava em minha direção algumas vezes, sempre lançando um de seus sorrisos arrebatadores, mas nunca nos havíamos aproximado o suficiente para termos um diálogo.
Meu dia de sorte chegou quando a Sra Johnson nos colo­cou juntos para fazermos aula de laboratório. Johnny mostrou-se tão satisfeito com aquilo quanto eu, e não demorou muito para co­meçarmos a tagarelar e rir como se fôssemos amigos de longa data. Ele possuía uma personalidade que combinava com a sua aparência. Eu ansiava por estar cada vez mais próxima dele a cada dia.
- O que é que está rolando entre você e o Johnny? Era a pergunta que minhas amigas me faziam nos corredores.
Eu dava uma risadinha e contava tudo o que ele me dizia. Falava sobre as cinco vezes que ele sorria para mim em apenas uma hora! E perguntava-lhes com um sorriso confiante.
- Tudo isso deve significar alguma coisa, vocês não acham? E elas me asseguravam:
- Até o fim da semana ele vai te convidar pra sair, com certeza! Eu estava ganhando rapidamente atenção e popularidade
com aquela amizade com Johnny. E eu curtia muito tudo aquilo.
Finalmente, o dia chegou! Por intermédio de um de seus amigos "escudeiros", ele me convidou para sair. Fiquei eletrizada! Eu nem sabia o que dizer.
Preciso dar uma explicação àqueles que ainda não chegaram a viver o melodrama da oitava série: "sair" não significa que o cara a está pedindo em namoro (a maioria de nós não podia namorar oficialmente), mas que ele deseja que você seja a "sua garota". Isso significa dar as mãos no corredor da escola, falar horas e horas pelo telefone e fazer questão de que todos os seus amigos sempre se refiram a vocês como sendo um casal. Aos treze anos, "sair" a promove da condição de uma "menininha" à de "adulta-madura-em-sério-relacionamento".
Nós nos considerávamos um tanto "modernas". Todas nós vivíamos em nossa própria novelinha de oitava série, o nosso mundo era construído ao redor de cada "relacionamento". Então, quando Johnny me convidou para sair. eu havia finalmente, aterrissado nesse mundo e estava adorando cada minuto dessa nova vida!
No princípio, sair com o "homem dos meus sonhos" era algo sensacional. Talvez eu tenha sido bem avoada na oitava série, mas eu tinha sólidos padrões de moral. E Johnny, além de lindo e popular, também tinha sólidos padrões de namoro. Algumas de minhas colegas já estavam se envolvendo com caras e trocando de namorado como quem troca de roupa. É, eu sei que estamos falan­do de garotas de treze anos, mas é a triste verdade! Elas estavam começando a experimentar drogas e álcool, e muitas delas tinham notas muito baixas no boletim. Eu fora educada em um lar cristão e sabia distinguir o certo do errado, por isso tentava evitar amizades com tais tipos de pessoas.
As amigas com quem eu andava tinham uma tendência para mentir, enganar, fofocar e falar palavrões, mas não eram más e isso aliviava a minha consciência. E, embora Johnny fosse popular e bonito, ele não me pressionava a transar com ele. Eu tinha certeza de que havia encontrado o melhor dos dois mundos.
Eu e Johnny nos mantivemos como "um casal" durante o restante do ano escolar. Começamos a passar cada vez mais tempo juntos. Toda vez que falávamos pelo telefone, gastávamos, pelo menos, uma ou duas horas. Ele satisfazia minhas necessidades de sentir-me apreciada e amada. É claro que eu tinha certeza de que meus pais me amavam, mas o meu relacionamento com Johnny era totalmente diferente. Na realidade, isso significava que uma pessoa popular e atraente do sexo oposto estava escolhendo ter um relacionamento comigo! Eu compartilhava meus pensamentos, sonhos e emoções com ele, e ele me escutava e me entendia. Seus elogios e sua apreciação permitiam que eu passasse por um período que, caso contrário, seria de muita solidão e insegurança.
- Eu te amo.
Ele me dizia apaixonadamente todos os dias. Tenho de admitir que, no começo, achava muito estranho aceitar o "amor" de um cara de apenas quatorze anos que havia alcançado altura suficiente para andar na montanha russa do Six Flags * há apenas um ano. Mas eu simplesmente percebi que aquelas palavras era o que todos os namorados diziam um para o outro, então, depois de alguns meses, acabei me acostumando e comecei a acreditar nelas.
Por estarmos ligados emocionalmente um ao outro, começamos a sentir a necessidade de expressar o nosso "amor" por meio de outras formas além das palavras. Eu havia feito um voto de abstinência sexual até o casamento e não tinha nenhuma intenção de quebrá-lo, mas sinto ter de reconhecer que eu e Johnny começamos a desenvolver coisas na área física que nunca pensei que pudesse acontecer.
Cada vez que eu o escutava dizer "eu te amo" e cada vez que compartilhava um pedaço do meu coração com ele, a minha decisão quanto à área física fraquejava. Eu estava muito dependente do afeto de Johnny. Nunca "fomos até o fim", mas fomos muito mais além do que o recomendado. E cada vez que nos tocávamos, um pedaço maior de mim era dado a ele.
Ao olhar para trás, me arrepio só de me lembrar daquele tempo. Como pude dar algo tão sagrado para um garoto de quatorze anos que apenas desejava satisfazer as suas necessidades e desejos? Que desperdício! Talvez nos tenhamos considerado "adultos-maduros-em-um-relacionamento-sério", mas na realidade não tínha­mos a mínima idéia de que o que estávamos fazendo nos afetaria pelo resto de nossas vidas.
Nosso relacionamento durou mais ou menos dez meses. Todas as minhas amigas admiravam o nosso "compromisso" e maravilhavam-se com o longo período em que estávamos juntos. Ter Johnny em minha vida me trazia muita segurança, e nunca con­siderei terminar o relacionamento com ele. O simples fato de ter um namorado fazia com que eu me sentisse valorizada. Mas, ao passar do ginásio para o colegial, comecei a notar que aquele era o mo­mento da minha vida para entrar com tudo no "mundo do namoro". Havia muitos outros rapazes ao meu redor, e eu comecei a me per­guntar como seria começar a namorar outra pessoa. Finalmente, Johnny e eu percebemos que era hora de cada um de nós prosse­guir no seu próprio caminho.
Não imaginei que seria tão difícil terminar com Johnny. Afi­nal de contas, nunca o levei muito a sério - quero dizer, nunca planejei me casar com ele ou coisa parecida. Agora que eu estava no cole­gial, havia, pelo menos, centenas de outros rapazes com quem po­deria sair e que eram tão atraentes e legais como Johnny. Mas não foi tão simples assim. Na noite em que terminamos oficialmente pelo telefone, uma onda de comoção inundou minhas emoções. Talvez pudéssemos ter considerado aquilo como um divórcio! En­tretanto, eu não esperava que o término causasse tanta desordem interior.
- É o fim da minha vida. Soluçava histericamente ao jogar-me sobre a cama.
Chorei até que todas as lágrimas acabassem. Fiquei arrasada emocionalmente e não comi nem dormi direito durante dias. Estava confusa e ferida e não conseguia compreender a razão daquela experiência estar sendo tão traumática.
Ao olhar para trás, enxergo o que não conseguia enxergar antes. Durante meses me senti emocionalmente segura naquele relacionamento com "meu-namorado-ideal-da-oitava-série". Embora eu não tenha me entregado a ele completamente na área física, na área emocional entreguei-me totalmente sem ter percebido. De­positei nele a minha segurança e o meu conforto, e, durante dez meses, ele abrandou o meu latente desejo interno de ser amada e apreciada por alguém do sexo oposto. Como é que eu esperava terminar algo daquele tipo sem que alguém se machucasse? Como mencionei anteriormente, naquela época eu era bem imatura.
♥ ♥ ♥
Depois que o meu relacionamento com Johnny terminou, fiquei tão desesperada por uma "atenção masculina" que comecei a ter um relacionamento após o outro. Cada vez que eu terminava o namoro, acabava com o coração partido. Mas continuei namoran­do e continuei quebrando e esmagando as minhas emoções. Meu coração tornou-se sem valor - pois eu simplesmente o entregava, deixava-o em pedacinhos, que catava, e começava tudo de novo. Não havia outra alternativa (pois não namorar estava totalmente fora de questão).
Esperei tanto tempo e finalmente estava fazendo parte do mundo do namoro. Aquilo seria superdivertido e muito romântico. Continuei pensando que algum dia eu realmente iria curtir aquilo. Mas, por alguma razão, esse dia nunca chegou. Onde estava a di­versão? Onde estava o romance? O que eu tinha feito de errado? Aos quinze anos, sentia como se tivesse casado e divorciado umas três ou quatro vezes. Era como se o meu coração fosse nada mais do que carne de hambúrguer.
Foi nessa situação de desesperança que Deus começou a falar ao meu coração. Um dia estava lendo minha Bíblia - algo que comecei a fazer cada vez menos desde que havia começado a namorar. Um versículo de Provérbios 31 chamou minha atenção. Você conhece o capítulo que descreve a "mulher virtuosa"?
Preciso deixar bem claro que não era do meu costume ler versículos sobre casamento. Casamento era algo que estava bem distante da minha realidade, e eu não iria preocupar-me com aquilo por um bom tempo. Mas aquele versículo estava falando sobre uma esposa sábia. Ele diz que: "Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida."
Espere um pouco! Todos os dias da sua vida? Quer dizer que ela pensa no seu marido antes mesmo de conhecê-lo? Como ela poderia "fazer o bem a ele" todos os dias da sua vida mesmo sem saber onde ele está ou o que está fazendo?
Eu pensei no meu futuro marido. Imaginei que ele estivesse por aí... em algum lugar. Será que eu estava fazendo bem a ele? Sempre pensei que estivesse fazendo o melhor que podia ao evitar o sexo antes do casamento. Quero dizer, isso era muito mais do que todos os outros estavam fazendo. Mas comecei a pensar que eu possuía algo mais do que apenas o tesouro físico para guardar para ele... Um dia eu iria dar ao meu marido o tesouro do meu coração e das minhas emoções. Eu. certamente, não estava reali­zando um bom trabalho para guardar esse tesouro.
Minhas emoções estavam sendo machucadas e moídas pelos relacionamentos nos quais eu me envolvia. Quando eu era mais nova. costumava pensar que. quando chegasse o tempo de me casar. eu me esqueceria de todas as experiências de namoro que tivesse tido no colegial e na faculdade. Qualquer um que já tenha se envol­vido em um relacionamento sabe que isso é impossível. Não dá para esquecer. Cada pessoa, a quem você entrega suas emoções, fica gravada em seu coração e na sua memória.

Frágil ou Resistente?

Imagine se um dia eu aparecesse na sua frente e lhe ofereces­se um diamante valioso. (Eu sei que talvez as garotas fiquem um pouco mais entusiasmadas do que os rapazes quando o assunto é esse. mas. rapazes, apenas pensem que. se o assunto sobre anéis de diamante não lhes interessa muito, sempre haverá uma possibili­dade de vendê-los e usar o dinheiro para comprar um carro!) A única coisa é que você não poderá usar o diamante de forma ne­nhuma durante cinco anos. Você precisa guardá-lo cuidadosamen­te durante esse período.
Agora você tem um probleminha. Você possui um tesouro valiosíssimo e precisa de um lugar seguro para guardá-lo durante os próximos cinco anos. Então, você me pede algumas sugestões.
Bem, tenho duas opções para você. A primeira é um copo descartável. Ele possui muitas vantagens, incluindo o fato de que não custa nada - uma ótima sugestão de economia para os estudantes - e é muito fácil de ser cuidado, quero dizer, você nem precisa lavá-lo ou poli-lo. Depois de usar é só jogar fora!
Será que consegui convencê-lo? O copo descartável seria um excelente recipiente, não é? O quê? Você deseja olhar para o lado negativo da coisa? Bem, se você deseja guardar algo de valioso nele. esse copo realmente possui algumas pequenas inconveniências. Se pegassem o copo (o cachorrinho do vizinho, por exemplo), seria muito difícil dizer "quem" o teria pegado.
Os cachorros possuem uma estranha atração por esses tipos de copos. Eles são conhecidos por mordê-los e danificá-los. En­tão, se, por ventura, o seu diamante estiver dentro de um desses copos quando o cãozinho decidir fazer a festa, bem... dê tchauzinho ao seu diamante. Logo, o seu tesouro estará no estômago do cãozinho, e eu duvido que a sociedade humana permitiria que você realizasse uma operação no cão para retirar o seu tesouro. Você teria de fazer o que uma senhora de Denver fez quando o seu ca­chorro comeu o seu anel de diamante: dar a ele xarope de ipecacuanha para forçá-lo a vomitar umas sete vezes. Daí, colocar luvas de borracha e enfrentar todas aquelas coisas asquerosas para recuperar o diamante. O quê? Perdeu o apetite? Ó, perdão. Acho que talvez esse copo não seja a melhor opção para o seu diaman­te, não é?
Os copos descartáveis são úteis apenas em piqueniques ou churrascos, porque são facilmente amassados e jogados no lixo depois de usados. Talvez você tenha razão, esse tipo de material não é um dos melhores para guardar um tesouro valioso, pois não foi projetado para durar. Portanto, um copo descartável não é o lugar ideal para você guardar o seu diamante.
Está bem, aqui está a segunda sugestão. Tenho um copo resistente, de prata, que a mãe do Eric me deu recentemente. É uma herança de família muito especial, porque os pais de Eric man­daram gravar o nome dele no copo. Era o copinho de Eric quando bebê. Eu nunca vi um cachorro tentando morder um copo desse tipo nem alguém tentando jogá-lo no lixo. Então, sim. esse seria um lugar bem mais seguro para o seu diamante.
Essa opção possui desvantagens? Algumas. Primeiro: custa dinheiro. Quero dizer, você não acha que vou simplesmente lhe dar uma herança de família, acha? Especialmente um copinho em que está gravado o nome do Eric! Ele é muito valioso, por isso é bem provável que você tenha de trabalhar durante as férias para comprá-lo de nós.
Segundo: um copo de prata necessita de cuidados e dá um pouco mais de trabalho. Você tem de limpá-lo e poli-lo. Não é tão fácil de cuidar como acontece com o copo descartável. Mas, ao fim dos cinco anos, você poderá ter a certeza de que o seu diaman­te estará intacto. Nenhum cachorro em seu perfeito juízo tentará mastigar um copo de prata (mesmo um cachorro que não esteja em seu perfeito juízo!). E eu duvido que alguém o jogue no lixo. Seu diamante estará seguro nesse copo. e você terá a certeza de que em cinco anos colherá os benefícios de ter tomado tal decisão.
.Quantos de vocês, ao serem dadas essas duas opções, seriam malucos o suficiente para deixar o valioso diamante num copinho descartável? Espero que nenhum de vocês!
Agora pense da seguinte forma: suas emoções são um tesouro, um presente de Deus. Elas são muito mais valiosas do que qualquer diamante. Algum dia você as entregará ao seu futuro cônjuge. Você está cuidando direito delas? Ou. neste momento, elas estão dentro de um copo descartável sendo mastigadas, pisoteadas e jogadas fora?
♥ ♥ ♥
Eu me lembro do meu primeiro dia de aula da quinta série. Eu e meus amigos entramos na sala de aula rindo e fazendo barulho. Quando o nosso professor entrou, tínhamos apenas uma coisa em nossas mentes: ele iria tolerar a nossa bagunça? Ele seria um bom professor? De que forma conseguiríamos levar aquele ano escolar?
- Na minha aula vocês podem fazer qualquer coisa! Aquelas foram as primeiras palavras que saíram de sua boca.
Entreolhamo-nos agitadamente sem poder acreditar na nossa sor­te. Isso é demais! Pensávamos. Vamos detonar! Poderemos de­senhar caretas no quadro-negro. esmagar giz de cera no carpete, rabiscar nossas folhas e a lição de casa...
- Vocês poderão fazer qualquer coisa na minha aula. ele disse novamente, contanto que estejam prontos para enfrentar as conseqüências de suas atitudes.
Opa! Conseqüências? Aquela era uma palavra pesada! Todos nós mudamos as nossas atitudes bem depressa. Sentávamos direito, olhávamos para o professor, segurávamos as risadinhas e a conversa e sempre devolvíamos nossas folhas com a lição de casa sem rabiscos. Porquê? Simples. Conseqüências! Percebemos, pela declaração do nosso professor, que seríamos punidos ou recom­pensados dependendo de nossas decisões tomadas dentro da sala de aula todos os dias. É claro que isso aconteceu um tempo atrás, quando os diretores ainda podiam usar palmatórias de madeira! Um simples pensamento relâmpago de ser punido com uma entre­vista com "A senhora Palmatória" era o suficiente para mudar nos­sas atitudes.
Conseqüências eram uma coisa que não entrava em minha cabeça durante o tempo em que estive envolvida com Johnny. Eu não percebia que cada decisão tomada afetaria meu futuro casa­mento tanto de forma positiva como negativa.
É claro que eu sabia que sexo antes do casamento, de alguma forma, afetaria meu futuro relacionamento. Mas, apesar disso, eu não enxergava como alguns relacionamentos casuais de namoro pudessem possivelmente me prejudicar. Eu olhava para os anos de colégio e faculdade como uma grande festa - divirta-se, deixe as coisas sérias para depois. Por alguns anos eu iria namorar para me divertir, então, um dia. bem lá na frente, eu encontraria o cara "cer­to para mim". Nós nos apaixonaríamos, casaríamos e viveríamos felizes para sempre.
Parece bem simples, não é? Infelizmente, eu não tinha idéia de como as coisas realmente são - isso até Deus começar a me desafiar a pensar sobre meu futuro marido.
Finalmente, percebi que o meu coração era um tesouro que eu deveria guardar e proteger com cuidado para o meu futuro ma­rido. E esse tesouro tornava-se cada vez mais sujo e frio quando eu me relacionava com um rapaz atrás do outro. Subitamente, come­cei a desejar lutar pelo meu futuro casamento, investir no meu futu­ro casamento, embelezar e fortalecer o meu futuro casamento. E, pela primeira vez em minha vida, descobri como viver da maneira certa antes mesmo de conhecer o homem com quem eu viveria pelo resto de minha vida.
Relacionamentos temporários de namoro - dar e receber emoções e afetos com o objetivo de viver com segurança e de ter prazer temporário - não estavam me ajudando construir um relaci­onamento visando um futuro casamento. Estavam apenas demolin­do tudo. Meu diamante estava se tornando cada vez menos atraen­te! Percebi que, ainda que eu desejasse tanto namorar e viver um incrível romance de adolescente, eu desejava muito mais investir no relacionamento que duraria para sempre... meu futuro casamento.
- Está bem, Deus, farei o que for necessário. Apenas me mostra como investir no meu futuro casamento e como amar o meu futuro marido. Estou cansada de ficar entregando o meu coração para um rapaz atrás do outro. Mostra-me o que Tu desejas que eu faça, Senhor. Estou pronta.
Burra, burra, burra, burrinha...Uma música tenebrosa e nebulosa tocou em minha mente logo que fiz aquela oração. "O que é que eu fiz? O que Deus vai exigir de mim agora? Ó não, e se Ele tomar essa área da minha vida? Ele vai acabar comigo!!!"
O medo tomou conta de mim assim que tomei conheci­mento do que tinha acabado de dizer a Deus. pois, tão logo disse aquelas palavras, percebi o que Ele estava me pedindo... Desistir do mundo do namoro! Ahhhhh! NÃO! Como eu poderia fazer aquilo? Aquilo era ridículo! Era loucura!
- Olha, Deus, acho que o Senhor não está entendendo muito bem o problema pelo qual estou passando. Então, deixe-me expli­car. Tenho dezesseis anos. Eu sei que no céu talvez isso não signifi­que muita coisa, mas, aqui na terra, dezesseis anos é o momento para viver! A vida gira em torno de festas e de dança e do... NA­MORO! Se eu renunciar isso, serei uma ninguém! Então, Deus, eu realmente não posso fazer muita coisa, mas obrigada pelo interes­se! Eu sei que foi de coração.
Por mais que eu desejasse tomar de volta a minha oração "Senhor estou pronta", eu não podia. Sabia o que Deus estava me pedindo e, por mais que detestasse admitir aquilo, eu sabia que Ele estava certo. Se eu realmente desejava obedecer a Sua vontade e investir no relacionamento do meu futuro casamento, eu não pode­ria mais fazer parte do mundo do namoro.
Então, naquele dia catastrófico de fevereiro, aos dezesseis anos, eu, oficialmente, renunciei o namoro. Meu compromisso era dedicar toda a minha vida para servir a Deus e confiar que, a Seu tempo e a Sua maneira, Ele iria trazer a minha vida o meu futuro marido. Até lá, eu nem iria procurá-lo. Eu confiaria em Deus, esperaria pacientemente e me guardaria - física e emocionalmente para aquele homem com quem um dia eu iria me casar.
Aquela era uma decisão ousada e corajosa, mas eu não me sentia tão ousada e corajosa ao tomá-la! Pensamentos horríveis sobre o que eu me tornaria encheram minha mente. Eu me imagina­va uma triste adolescente sentada em uma cadeira de balanço olhan­do para fora da janela todas as noites. Sem telefonemas. Sem amigos. Sem vida. Apenas balançando, balançando, balançando. Eu simplesmente sabia que havia desperdiçado minha vida.
Algumas de minhas amigas, ao ouvirem minha decisão, me olhavam com desgosto e falavam:
- Leslie. como você espera se casar um dia se você não estiver namorando? Como você espera que o seu Príncipe Encantado bata a sua porta se ele nem ao menos sabe que você existe? Você está sendo uma boba mesmo.
Legal! Obrigada pelo encorajamento. Era exatamente isso que eu precisava, garotas!
O que eu ainda não percebia eram os planos maravilhosos que Deus estava preparando para mim... bem ali no meu nariz! Tudo o que Ele precisava era que eu desse o primeiro passo de obediência e dissesse "Senhor, estou pronta". Uma linda história de amor estava para ser escrita. E isto pode surpreendê-lo, mas ela começou no mesmo dia em que eu me comprometi a parar de namorar!
Como? Simples! O meu amor pelo meu futuro marido tinha de começar primeiro com o meu amor por Jesus Cristo. Não há casamento que dure. a menos que seja construído sob o amor de Jesus. Então, quando decidi abandonar meus relacionamentos de namoro e concentrar-me em Jesus, dei o meu primeiro passo para a edificação de um relacionamento de amor verdadeiro com meu futuro marido.
Jesus disse: "É impossível servir a Deus e ao dinheiro." O mesmo acontece com os relacionamentos de namoro. Você não pode servir a Deus e ao namoro.
Os relacionamentos de namoro haviam se tornado o centro de minha vida. por mais que eu dissesse:
- Deus é número 1 em minha vida.
Entretanto, será que era com Deus que eu gastava horas ao telefone todos os dias? Era Deus quem consumia cada pensamento meu? Era com Deus que eu gastava incontáveis noites sonhando acordada? Era sobre Deus que eu e minhas amigas conversávamos constantemente?
Os pôsteres que eu grudava na parede do meu quarto eram de Deus? Não! Eram de RAPAZES! Rapazes eram uma distração constante para mim. Eu gastava todo o meu tempo e energia tentando conquistá-los, procurá-los, impressioná-los. Eu tinha pouco tempo de sobra para Deus.
Bom, depois da minha oração "Senhor, estou pronta", as coisas mudaram. Jesus Cristo tornou-se real para mim! Eu comecei a perceber que, gradualmente, eu O havia afastado de minha vida para que eu pudesse fazer as minhas coisas. Agora, eu queria conhecê-Lo novamente.
Em vez de gastar o meu tempo livre concentrando-me nos rapazes, comecei a concentrar-me Nele. Iniciei um diário. E cada dia eu escrevia a Deus falando sobre meus temores, sonhos e dese­jos. Comecei a passar horas estudando a Bíblia, procurando ma­neiras de aplicá-la a minha vida. Eu realmente comecei a me apai­xonar por Jesus! Ele começou a ser tão próximo, tão real.
Alguns meses depois de assumir meu compromisso de "não namorar", percebi que Ele estava satisfazendo todas as minhas necessidades. Eu não precisava de um namorado para estar feliz! Eu não precisava estar no mundo do namoro para estar feliz! Finalmente, eu me sentia satisfeita com o meu relacionamento com Jesus Cristo.
Esse foi o primeiro passo para amar o meu futuro marido. Casamentos fortes DEVEM ser construídos no princípio de amor por Jesus Cristo - encontrar satisfação somente Nele. Com o passar das semanas, percebi que Deus tinha algo especial a caminho, embora aquele tempo não tenha sido fácil.



= = = = = = = = =

Foge, outrossim, das paixões da mocidade.
Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com todos com os que, de coração puro, invocam o Senhor.
2 Timóteo 2:22
♥ ♥ ♥

Senhor, reconheço como tenho vivido de forma egoís­ta nessa área da minha vida. Tenho aceitado o sistema do mundo que me diz para fazer as coisas a minha maneira.
Tenho entregado o meu coração e as emoções, e não te­nho me guardado para aquela pessoa especial que Tu tens escolhido para mim. Peço o Teu perdão. A partir de hoje, decido viver para honrar e amar o meu futuro marido, para me guardar pura, tanto fisicamente como emocionalmente para aquele com quem viverei. Decido afastar-me de relacionamentos temporários e confiar que Tu trarás essa pessoa para mim no Teu perfeito tempo. Até lá, ajuda-me a tê-Lo em primeiro lugar da minha vida.
= = = = = = = = =





Senhor, estou pronta
Leslie Ludy

Eu já falara muitas vezes atrás,
Mas, Senhor, desejo que desta vez ...
Eu saiba com o meu coração, creia com a minha alma,
Estou pronta para dar tudo o que sou.

Coloco a minha vida nas Tuas mãos
E declaro: "Faze conforme o Teu querer"
Não importa para onde Tu me levarás, Senhor,
Se tenho a Ti, nada me faltará.

Senhor, estou pronta
Para fazer o que desejas que eu faça
Senhor, estou pronta
Para render-Te tudo que sou,
Tudo o que serei
Senhor, estou pronta para que em minha vida
A Tua vontade seja feita.



* Six Flags é um parque nos USA muito conhecido pela grande variedade e quantidade de montanhas russas. (N. da T.)

Capítulo 4: Casa de Cartões ou Castelo?

- Eric -
Aos treze anos eu era um garoto de cara empipocada e, todas as vezes que eu me sentia entediado, eu gostava de ficar em um lugar especial, meu closet *, onde eu deixava a minha imaginação fluir livremente. Ali eu me enfurnava e abria um espaço no chão para despejar o tesouro do meu baú. Agora, meninas, o tesouro de um rapaz é geralmente bem diferente do de uma garota!
Eu tirava a tampa de papelão da minha desbotada caixa de sapatos e retirava as minhas preciosidades. Então, cuidadosamen­te, eu tirava a borrachinha que envolvia a pilha de preciosidades e uma a uma eu me intoxicava com a sua beleza indescritível. Está bem, está bem - talvez a minha coleção de cartões de beisebol estivesse um pouco encardida. Talvez os cartões estivessem rabis­cados. Talvez alguns deles até mesmo tivessem marcas da estima e do amor de meu irmãozinho (uma vez, durante a noite, ele pensou que a minha caixa fosse uma lata de lixo e vomitou em cima da minha coleção). Mas aqueles cartões eram o meu tesouro.
Passava horas deitado no chão do meu closet, observando-os. Eu decorava a altura, o peso, a data de nascimento, enfim, to­dos os dados sobre os jogadores. Eu me imaginava em seus luga­res correndo ao redor das bases depois de um grand slam **. Um dia eu também poderia estar num daqueles cartões, mesmo que eu ganhasse uns quilinhos a mais (eu pesava mais ou menos 40 quilos).
Acredite ou não, mesmo me distraindo com as centenas de cartões, às vezes eu me entediava. Para evitar o indesejável senti­mento de tédio durante as férias, fui levado a criar um Plano B -levantando um edifício.
Com as mãos de um cirurgião, eu colocava habilmente dois cartões em pé, com as extremidades encostadas, e, cuidadosa­mente, colocava outro cartão em cima. De forma vagarosa, porém, segura, eu ia construindo uma magnífica casa de cartões. Mas não levou muito tempo para que eu descobrisse que bastava apenas um movimento errado e. ploft, minha casa de cartões ia ao chão. O menor erro, o deslize mais insignificante, a brisa mais suave e já era!
Muitas vezes, essa brisa mais suave era graciosamente pro­porcionada pelo meu irmão, Mark, que aparecia de supetão, sem dar sinal de que estava chegando. Sempre naquele momento em que o cartão estava sendo delicadamente colocado no lugar mais importante de minha maravilhosa superestrutura, meu irmão abria a porta com um safanão. Minha casa de cartões ficava apenas na lembrança, e normalmente minha mãe tinha de lavar a minha boca com sabão depois que toda a minha cólera era expressada com palavrões.
Aquelas situações eram irritantes, mas Deus plantava semen­tes da verdade em minha mente e em meu coração cada vez que eu fracassava na construção da minha casa de cartões.
A minha frustração levou-me à porta de entrada da Casa de Cartões Ilimitada, uma empresa de serviço ao consumidor criada pela minha rica imaginação. Pronto para colocar as minhas reclamações, ergui a mão para abrir a porta. De repente, meus olhos fixaram uma nota pendurada na caixa de correspondência que continha este princípio elementar das casas de cartões:

Ei, otário! O que você esperava?
Elas são construídas para divertir e não para durar!

Lágrimas sentimentais escorreram dos meus olhos, enquanto eu me afastava para refletir naquela mensagem cruel. Eu nunca mais iria aceitar o pensamento: "Certamente, um dia, meus filhos vão apreciar esta casa de cartões. " Eu tinha de aceitar o fato de que eles nunca a veriam.
Bem, eu tinha outro passatempo predileto que oferecia desafios e lições semelhantes. Fui criado como um Ludy, para amar a areia da praia. O lema dos Ludy é este: Onde existe mar, devemos edificar!
Onde nasci, a praia era sinônimo de "castelo de areia". Em nossas reuniões de família, meu pai era famoso pela sua habilidade artística em trabalhar com areia molhada. E me orgulho de dizer que essa habilidade foi passada para - está bem. está bem. para o meu irmão. Mas a questão é.... ela foi passada!
Nós gastávamos toda a tarde de sábado cavando fossas, levantando os muros do castelo e esculpindo com criatividade as torres do castelo, quando subitamente... a maré subia! Em apenas alguns minutos, tudo o que tínhamos para mostrar de um dia inteiro de trabalho era a foto borrada tirada acidentalmente pelo meu pri­mo Joey com sua câmera Polaroid. Todo o dia de trabalho era destruído. Não havia sobrado nada para mostrar às mulheres que haviam saído para fazer compras.
Com o aumento progressivo de minhas frustrações no de­correr do tempo, fui forçado a visitar a porta do Castelo de Areia Internacional, outra empresa muito útil para prestar serviço ao con­sumidor. Encostado à ombreira da porta, vi uma nota semelhante àquela que li anteriormente.

Ei, otário! Eu já não o vi antes?
Leia os meus lábios:
Se é construído à tarde,
certamente será destruído.
O que efeito para durar
não deve ser rapidamente edificado!

Meu cérebro em puberdade estava enfrentando sérias dificuldades de compreender esse conceito simples, mas finalmente eu estava começando a entender. "Quer dizer que, mesmo que eu passe toda uma tarde construindo uma obra de arte, nunca poderei mostrá-la para a minha esposa um dia? " Minha mente raciocinava.
Devagar, eu começava a perceber que as casas de cartões e os castelos tinham uma grande coisa em comum: nenhum era construído para durar! Com a mudança mais insignificante do meio ambiente, como vento ou marés, as casas desmoronavam muito mais rápido do que o tempo que se levava para edificá-las. Elas não duram porque não foram construídas sobre uma estrutura sólida. Jesus nos dá uma parábola no livro de Mateus, no capítulo sete. Ele nos mostra dois homens - um tolo e um sábio.
Acho que o tolo é muito parecido comigo quando me encontro em meus momentos de fraqueza. Ele procura uma maneira mais fácil de terminar o seu trabalho. Ele é o camarada mais sovina, que está sempre com pressa e que nunca escuta quando sua mãe diz:
- Paciência é uma virtude!
Ele constrói a casa, mas a constrói em cima da areia. Jesus diz, e eu faço a minha paráfrase:" Que tolo!"
Vejam, esse tolo pode até ter a sua casa, mas ele não a construiu pensando no futuro. Em outras palavras, ele não pensou que o vento e a chuva, eventualmente, pudessem vir. Ele nunca refletiu no terrível fato de que as estações mudam e as marés so­bem. E quando isso acontece, não é necessário um biofísico para desvendar o que está acontecendo. Tudo o que o tolo tinha para mostrar de todo o seu trabalho eram montes de madeira e de entu­lho e uma horrível dor de cabeça (apenas imagine uma casa caindo em cima de você!).
Agora, antes que você tenha lágrimas nos olhos, deixe-me lembrá-lo de que havia um outro construtor. Quem? O construtor sábio! O fato não é que ele tenha feito algo de extraordinário, ele, simplesmente, construiu a sua casa da maneira correta. Ele pensou: Se eu vou construir uma casa que dure, acho que, provavel­mente, eu deveria começar a construção levantando o alicer­ce. Aplaudamos, então, a engenhosidade inspirativa e a visão ex­traordinária desse homem.
O homem sábio simplesmente percebeu que, para enfrentar os futuros desafios, ele precisava fortalecer as bases de sua casa de forma sólida. O que esse homem escolheu fazer não é diferente do que faríamos se estivéssemos nos preparando para construir uma casa. Vejam que o alicerce é a chave para a estabilidade e o segre­do para a longevidade de uma casa. Quanto mais extenso e profun­do o alicerce, mais alto você poderá construir. E quanto mais sóli­do, mais difícil será derrubar a casa.
♥ ♥ ♥
Você já pensou que os relacionamentos com o sexo oposto são construídos da mesma forma que uma casa? Assim como uma casa sem alicerce, um relacionamento sem preocupação com o futuro ruirá com o primeiro sinal de nuvens de chuva.
Ironicamente, assim como o construtor tolo e o construtor sábio, existem dois tipos de pessoas na área de relacionamento: o ignorante e o esperto.
O ignorante - sem, é claro, perceber que é um ignorante -começa a construir o seu relacionamento rapidamente. Ele só con­segue pensar naquilo que irá obter com menos tempo de trabalho. Ele não considera o fato de que, quando as tempestades do relacionamento aparecerem, ele não terá como manter a sua casa de amor intacta.
Aí, você me pergunta:
- Mas quem seria ignorante o suficiente para construir um relacionamento dessa forma? Bom, eu mesmo já construí alguns relacionamentos desse tipo quando era mais novo e mais ignorante. Eu construía relacionamentos que não poderiam ter durado muito, mesmo que eu quisesse. Certamente, eu não estava me preparando para um casamento que durasse para sempre.
Deus queria me ensinar como ser um construtor mais inteli­gente. E Ele não desejava apenas que eu construísse uma casa para mim - Ele queria me ensinar como construir um castelo de sonhos! Um relacionamento que não fosse apenas satisfatório, mas sensaci­onal!
Agora, eu sabia como construir casas de cartões, mas não tinha idéia nenhuma sobre aquilo que Deus estava querendo me ensinar quando Ele começou a me mostrar a planta de um castelo. Primeiro, eu precisava recordar um pouco de História e aprender um pouco mais sobre os castelos.

Castelo era outro termo usado para forte ou contraforte. Os castelos eram enormes estruturas construídas na antigüidade e podiam acomodar toda uma cidade quando um exército invadia a terra. Eles eram imponentes, como o nariz de um romano, e eram facilmente notados por serem bem diferentes dos inúmeros casebres que enchiam a região - não só na estrutura e tamanho, mas também na beleza e na graça.
A nobreza morava nos castelos, isto é, se você fosse um príncipe ou uma princesa, o seu destino seria ter um castelo como lar. Mas há uma coisa im­portante a ser notada: Os castelos levavam anos para serem construídos! Vejam bem, eles eram construídos para durar milhares de anos.
Não era necessário apenas um bom planejamento, mas muita disposição por parte do cons­trutor. Era necessário também que o construtor se com­prometesse com a obra. mas ele sabia que o resultado superaria todos os sacrifícios temporários.

Deus deseja que possamos construir nosso relacionamento de futuro casamento como se estivéssemos construindo castelos. Por quê? Porque tanto os casamentos como os castelos são projetados para durar.
Se você viajar pela Europa nos dias de hoje, verá castelos construídos há centenas de anos (talvez até milhares de anos) embelezando a paisagem. É assim que Deus deseja que o nosso casamento seja - um testemunho para as futuras gerações de que um relacionamento, quando é construído de forma correta, pode desafiar as tempestades da vida. Mas, assim como o sábio cons­trutor, precisamos estabelecer a estrutura apropriada.
♥ ♥ ♥
Quantos de vocês, quando visitam uma casa bonita, elogiam o dono da casa pelo lindo alicerce? É ridículo, certo? Nós nunca observamos o alicerce de uma casa, mas é a coisa mais importante. Você poderá ter os candelabros mais lindos do mundo, mas, se não tiver um alicerce sólido, sua casa despencará.
O assentamento do alicerce não é a parte divertida de uma construção; trabalhar com concreto nunca é. A cor acinzentada não é atraente aos olhos e. certamente, não é nada romântica. Mas, se a estrutura da casa não estiver propriamente assentada, não há razão para nos preocuparmos com a decoração.
Então, prepare-se para o trabalho! Nós forneceremos as pás, vamos cavar profundamente os nossos corações e nos preparar para o trabalho pesado do romance.
Até o final deste livro estaremos falando sobre como construir um castelo de sonhos. Ao descobrir o primeiro e mais importante passo, lembre-se de que a pedra fundamental de um relacionamento para toda a vida não está diretamente relacionada com o seu futuro companheiro, mas com tudo o que estiver ligado ao seu relacionamento com Jesus Cristo.


= = = = = = = = =

"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha."
Mateus 7:24
♥ ♥ ♥

Senhor, ajuda-me a assentar um forte alicerce para o meu futuro relacionamento com meu companheiro.
Desejo um casamento que prevaleça ao teste do tempo.
Dá-me a força e a coragem para construir o alicerce a Sua maneira.
= = = = = = = = =









O Seu Castelo de Sonhos

No ponto em que estamos, talvez você esteja decidido a começar a construir um castelo, em vez de uma casa de cartões. Se isso for verdade, parabéns! O processo é longo e difícil, mas você nunca se arrependerá do árduo trabalho quando receber as recompensas.
PASSO 1 na lista de trabalho: cimentar. Traduzindo para relacionamentos, significa:
entregar a Deus e aprender a confiar Nele.

Capítulo 5: Pão no Terreiro?

- Leslie -
Quando eu tinha seis anos, um de meus passatempos favoritos era escutar discos de historinhas no meu pequeno toca-discos de plástico vermelho e branco. Enquanto eu escutava a historinha, eu podia olhar o livrinho com figura. E, toda vez que chegava a hora de virar a página do livro, o toca-disco avisava com um alto e fino "Dinnng!".
Uma de minhas historinhas favoritas era a da Pequena Gali­nha Ruiva. E uma história maravilhosa, que eu gostaria de contar a vocês agora. Não é emocionante? Bem, vamos lá.
A Pequena Galinha Ruiva estava um dia no terreiro e decidiu assar uma fôrma de pães. (Por favor, não me pergunte a razão pela qual uma galinha no terreiro deseja fazer pão. Essa não é a questão principal aqui.) Então, ela foi até o cavalo e perguntou:
- Você me ajudaria a colher trigo? O cavalo disse:
- Não, não posso ajudá-la a colher trigo. Estou muito ocupado! (E, por favor, não me pergunte com que, neste mundo, um cavalo poderia ocupar-se no terreiro, porque não tenho a menor idéia, e acho que isso é problema do cavalo e não nosso.)
Então, a Pequena Galinha Ruiva foi até o porco e repetiu a pergunta:
- Não, estou muito ocupado para ajudá-la a colher trigo, respondeu o porco. (Está bem, esses animais do terreiro tinham uma vida social! O que posso fazer?)
Então, a Pequena Galinha Ruiva procurou todos os animais do terreiro para lhes perguntar se poderiam ajudá-la a colher trigo. Para poupá-lo da agonia de passar por todos os animais do terrei­ro, vou simplesmente dizer que TODOS disseram a mesma coisa. Todos estavam muito ocupados para ajudar a colher trigo. Então, a Pequena Galinha Ruiva teve de colher o trigo sozinha. "Dinnng!" (Hora de virar a página do livro.) Depois, a Pequena Galinha Ruiva precisou moer o trigo. Ela procurou todos os animais, e, é claro, todos estavam muito ocupa­dos para ajudá-la. (O terreiro era realmente um local de muito tra­balho, como vocês já devem ter percebido.) Então, ela moeu o trigo sozinha.
Aí, chegou a hora de misturar a massa. Mesma coisa. Todos muito ocupados.
"Dinnng!" (Hora de virar a página outra vez.)
(No caso de você ainda não ter notado, estou resumindo bem a história e deixando de lado muitos detalhes importantes. Se você realmente desejar um efeito completo, é melhor comprar um desses toca-discos de plástico!)
Então, a mesma coisa aconteceu quando ela precisou assar os pães. Todos estavam muito ocupados para ajudar. Pobre Pequena Galinha Ruiva. Não é para ficar com pena dela? Aposto que você está pensando consigo mesmo: Eu ajudaria a Pequena Galinha Ruiva! E claro que sim! Eu também ajudaria!
Bem, de qualquer forma, chegou a hora de a Pequena Gali­nha Ruiva tirar os pães do forno. Aquele cheiro delicioso de pães quentinhos encheu o terreiro (substituindo agradavelmente alguns dos outros odores que pairavam no ar). A Pequena Galinha Ruiva perguntou quem a ajudaria a comer os pães.
- Eu ajudo! disseram todos os animais do terreiro a uma só voz. Eles se apressaram desesperados para devorar os pães. Mas a Pequena Galinha Ruiva era uma garota esperta e disse para todos os animais:
- NÃO! Vocês estavam todos muito ocupados para me ajudar a colher e moer o trigo, para misturar a massa e para assar os pães, então agora, vocês não merecem comê-los! Vou comê-los sozinha! E assim ela comeu tudo sozinha.
♥ ♥ ♥
Grande historinha, não é? Eu também achava. Agora, eu sei que você deve estar sentado aí refletindo: O que é que a Leslie quer com tudo isso? Ei, relaxe! Há uma razão, apenas continue lendo...
Cada jovem com quem já conversamos sobre a área de rela­cionamentos com o sexo oposto possui o mesmo desejo - ter um relacionamento que seja bonito e duradouro. Ninguém (pelo me­nos ninguém em seu perfeito juízo) deseja crescer, casar e se divor­ciar. Esse não é, normalmente, o objetivo número 1 na lista de me­tas para a vida! Provavelmente, você não é diferente.Você deseja uma vida amorosa maravilhosa e um relacionamento que consiga vencer o teste do tempo. Mas aqui está uma pergunta chave... Você está disposto a fazer o que for necessário para que isso aconteça? Mesmo que isso signifique (cof, cof) renunciar essa área e entregá-la a Jesus Cristo? Ai! Isso dói.
Confiamos mais Nele ou em nós mesmos? Por algum tempo, tive a certeza absoluta de que não precisava da ajuda de Deus nessa área da minha vida. Eu sabia o que desejava em um homem e achava que Ele não sabia. Mas toda aquela minha confiança não me levou a lugar nenhum na área de relacionamentos. Toda vez que eu decidia as coisas por conta própria, eu acabava com meu cora­ção partido. Finalmente, cheguei à conclusão de que, sendo Deus o meu criador, Ele sabia cada sonho e desejo do meu coração. Ele sabia o que estava guardado para mim no futuro. Então, depois de alguns dias de luta, choro e dúvidas, eu, finalmente, consegui renunciar essa parte da minha vida e entregá-la a Deus. Só depois disso é que Ele pôde começar a pintar uma linda história de amor em minha vida... à Sua Maneira.
- Quero ter uma história de amor como a sua e a do Eric! É a frase que sempre escutamos de garotas sonhadoras. Elas ficam com estrelinhas nos olhos quando lêem em nosso livro as passagens que contam a maneira doce e romântica como Eric me pediu em casamento e a beleza do nosso primeiro beijo no dia do nosso casamento. Elas olham para o futuro e desejam experimentar em suas vidas esse mesmo tipo de beleza e romance. Mas, da mesma forma, elas não percebem que tudo isso começa com uma cirurgia do coração. Se Jesus Cristo não for o Senhor dessa área de nossas vidas, Ele não poderá ser o centro de nossa vida amoro­sa nem nos ajudar a construir um relacionamento que dure para sempre. Não devemos esperar que Ele nos abençoe sem que O tenhamos feito Senhor de nossas vidas.
♥ ♥ ♥
Qual dos animais do terreiro é o mais parecido com você hoje? Você é como a Pequena Galinha Ruiva, que tinha o objetivo de fazer pães fresquinhos e que estava disposta a enfrentar todo trabalho duro, as lutas e o sacrifício para obtê-los? Ou você é como. o cavalo, o porco, o cabrito e a vaca, que esperavam tirar proveito das bênçãos do pão, mas que estavam totalmente indispostos para fazer o que fosse necessário para que o pão ficasse pronto? Se você se considera hoje um "muu-muu" ou um "oinc-oinc", é hora de algumas mudanças!
Eric e eu não acordamos um dia e simplesmente decidimos que queríamos ter um relacionamento puro. Tudo começou com o nosso relacionamento com Deus. Começou com a renúncia de nossas vidas para entregá-las a Jesus Cristo. Você não pode contratar um engenheiro para construir uma casa se não tiver uma propriedade. Ele não terá como começar a trabalhar! Da mesma forma, Deus precisa ter a propriedade da sua alma e do seu coração antes que Ele possa começar a construir uma verdadeira e pura história de amor.
De que modo você começa a construir um castelo de sonhos? Ao renunciar tudo. Não, não é a parte divertida. Não é a parte emocionante. Com certeza, NÃO é a parte romântica. Mas, sem esse alicerce. Deus não tem como trabalhar. A renúncia é um ato radical de confiança em Deus. Não é algo que a gente consiga fazer de qualquer forma.
A lenda nos conta que uma vez um grande conquistador navegou até uma ilha com seus homens para conquistar nativos selvagens. Quando chegaram à ilha, perceberam que estavam perdendo a batalha. O inimigo era muito mais forte do que eles imaginavam. Os homens perceberam que talvez tivessem de recuar para o navio e fugir para salvar suas próprias vidas. Mas o líder da expedição tinha outros planos. Ele ordenou aos seus homens que o navio fosse incendiado. Ele sabia que, se os seus homens não tivessem mais escapatória, eles lutariam o suficiente para vencer o inimigo.
Sem escapatória. Sem olhar para trás. E assim que deve ser a renúncia. Não dá para ter um pé na canoa da renúncia e o outro na canoa do seu próprio caminho. E tudo ou nada! A verdadeira renúncia não dá chances para recuar. Nela, paramos de lutar, de brigar, de tramar, de planejar, de nos preocupar... e nos preocupar.
Renunciar é simplesmente dizer: Senhor, sou todo Teu. Dou essa parte de minha vida a Ti. Tu podes fazer o que quiseres. Vou esperar pelo Teu tempo. Vou esperar pelo Teu melhor. Que­ro que Tu sejas o autor da minha história de amor. A partir deste dia, essa área é Tua - não mais minha.
Renunciar não é algo que você faz uma vez e pronto. É um compromisso diário! Você pode começar com uma decisão de esperar pelo melhor de Deus nessa área, mas você terá de viver essa decisão cada dia da sua vida.
Um ato de renúncia é quando você se disciplina a não namorar, enquanto todas as suas amigas estão namorando. Um ato de renúncia é quando você decide não paquerar. Um ato de renún­cia é quando você se recusa a ter pensamentos errados sobre outras pessoas. Não, não é fácil. Mas um dia, cada momento de sacrifício se transformará em um pedaço do maravilhoso presente que Deus lhe dará por todos os seus atos de renúncia. No final, tudo isso valerá a pena!
♥ ♥ ♥
O verdadeiro sentimento de uma pessoa que renuncia a sua vida para entregá-la a Deus foi muito bem captado por Laura, uma estudante universitária de vinte anos, na canção que ela escreveu. Talvez você esteja pronto para fazer dessa canção uma oração.





Eu renuncio a minha vontade
Laura Hart

Todos os dias sou desafiada com a escolha de fazer as coisas
A Tua maneira ou a minha;
Mas quando faço ao meu modo, sempre descubro
Que os Teus caminhos são melhores, que a Tua visão é mais forte,
E Tu simplesmente desejas o que é melhor para mim.

Então, eu renuncio a minha vontade
Renuncio a minha vontade, Senhor
Renuncio a minha vontade; entrego a Ti a minha vida.

Algumas vezes a minha vontade insiste em ter o controle
Luto para fazer as coisas a minha maneira, mas sempre acabo
percebendo
Que os Teus caminhos são melhores, a Tua visão para mim é
muito mais ampla,
E Tu simplesmente desejas o que é melhor para mim.

Então, eu renuncio a minha vontade
Renuncio a minha vontade, Senhor
Renuncio a minha vontade; entrego a Ti a minha vida.

Quando as coisas ficam mais difíceis, a minha alma se
enfraquece
Meu coração se desanima e não consigo prosseguir sozinha...

Então, eu renuncio a minha vontade
Renuncio a minha vontade, Senhor
Renuncio a minha vontade; entrego a Ti a minha vida.

Capítulo 6: A fossa do Super Bowl

- Eric –
Looody! Looody! Eles gritavam, enquanto eu entrava no re­feitório, naquela trágica noite de janeiro. Parecia que todo o campus universitário sabia da minha humilhação.
- Looody! Looody!
O sarcasmo continuava, enquanto meu rosto ficava vermelho como a capa do Superman.
Eu havia depositado toda a minha fé no Denver Broncos *. Apostei o meu pescoço neles, e eles me deixaram na mão. Parecia que todos sabiam que eu era o torcedor mais fanático do Broncos, e todos queriam que eu reconhecesse o meu erro em ter colocado toda a minha fé no time. Eles não perderam apenas, eles foram mastigados e cuspidos. E eu, seu torcedor mais fiel, estava sendo tentado a dizer que nunca havia morado em Denver, Colorado, enquanto a multidão gritada:
- Looody! Looody!
Eu não era simplesmente um fã do Broncos, eu era um broncomaníaco! Eu sonhava em laranja e azul e, fielmente, ao final do quarto tempo de cada jogo, eu já havia perdido toda a minha voz. Pôsteres dos meus heróis cobriam as paredes do meu quarto, e até mesmo a colcha da minha cama não permitia que eu esque­cesse aquela minha devoção. Mas aquela terrível derrota havia jo­gado em mim um balde de água congelante. Fiquei deprimido. Era difícil enxergar um significado real para a vida. Afinal de contas, o Broncos perdia o seu quarto Super Bowl ** ! Será que existia uma luz no fim do túnel?
Foi bem aí que Deus conseguiu quebrar a barreira de som dos meus ouvidos. Ele sabia que eu era um garotinho magoado, desapontado com meus heróis, frustrado com meu time. Era como se Ele tivesse sentado ao meu lado e, carinhosamente, colocado o Seu braço sobre o meu ombro.
- Então, o seu time perdeu hoje, não é? Ele falou suavemente como se compreendesse o meu sofrimento.
- É... murmurei, enquanto olhava para o chão.
- Você realmente colocou toda a sua fé neles, não foi? Ele se compadecia.
- É, coloquei. Sussurrei, enquanto me segurava para não ras­gar todos os pôsteres.
- Bem. Eric, Ele falou docemente ao meu coração, você sa­bia que, mesmo continuando a depositar sua fé no Denver Bron­cos, você sempre se decepcionará?
Olhei para Ele com as minhas emoções despedaçadas, ima­ginando curiosamente o que Ele estava para me dizer.
- Mas Eric! Ele continuou. Se você depositar a sua fé em mim, eu nunca o decepcionarei - e sempre vencerei!
Há períodos em nossa caminhada com Deus nos quais Ele nos leva a uma encruzilhada. É nesse lugar onde percebemos que temos dedicado nossas afeições e fidelidade a pessoas erradas e que nos temos esquecido, até mesmo, do verdadeiro sentido da vida. Nessas horas preciosas, é como se Deus se tornasse claro em nossos corações. Reconhecemos que as nossas vidas verdadeira­mente pertencem a Ele. E, nessas horas, temos a oportunidade de fazer escolhas!
- Deus, repliquei, enquanto sentia meu coração sendo aper­tado por Ele, por que parece que o Senhor está sempre me pedin­do para eu dizer "não" a todas essas coisas em minha vida as quais todas as outras pessoas podem fazer sem problema algum?
Simplesmente, sabia que Ele queria mais de mim e eu com­preendi rapidamente que Ele desejava ter-me por completo. Des­sa vez, Ele estava batendo em uma porta do meu coração que dava em uma sala chamada "Orgulho Ludy". Era naquela sala onde eu havia aprendido a me vestir para impressionar, a falar para seduzir e a andar como um "machão". Todas as minhas máscaras haviam sido criadas naquela sala. A máscara "Tá tudo sob controle", a máscara "A sensação das gatas", a máscara "O corajoso irmão mais velho", e, até mesmo, a máscara "O cara legal" vinha daquele lugar.
- Mas, Deus. eu protestava, enquanto me via como um futuro morador do "Bobosville", se eu disser "não" a todas essas coisas, o que vai ser de mim? Quero dizer, eu já desisti do Denver Broncos por Sua causa. Qual será o meu futuro além de um otário sem uma vida?
Parecia que eu estava sempre brigando com Deus, quando Ele me levava àquelas encruzilhadas. Ele começou com isso em 1990. com a minha disposição de me identificar com o Seu nome. Depois, Ele começou a dar umas cutucadas na área de esportes, e de lá para cá Ele começou a mexer com o meu "Orgulho Ludy". O seu objetivo era (e continua sendo) moldar-me a Sua própria semelhança. Era como se Ele estivesse estendendo a Sua mão para mim, pedindo-me que eu entregasse a minha vida aos Seus cuidados. Pela Sua graça, eu poderia dar a Ele aquelas áreas da minha vida e logo descobrir uma nova liberdade e uma nova beleza na vida. Mas, de vez em quando. Deus ultrapassa os limites e pede alguma coisa que não é da Sua conta.
Quando Deus começou a bater na porta do meu coração que levava à sala denominada "Relacionamentos com o Sexo Opos­to", reagi em defesa:
-Nunca! NUNCA!!!
Por algum tempo sentia que Deus estava ultrapassando os limites. Quero dizer. Ele estava me pedindo coisas que eu nunca O vira pedindo a ninguém mais. Por alguma razão, quando Deus ba­teu naquela porta sagrada do meu coração, descobri que eu não estava a fim de discutir.
- Deus. esta é a minha área! Reagi passionalmente. Relacionamento é algo muito importante para que eu simplesmente passe para as Suas mãos!
Se eu entregasse a Deus aquela área, sabia que uma das duas coisas aconteceria. Ou eu seria condenado a viver sozinho, ou eu seria sentenciado a viver para sempre com '"A MONSTRA"! Eu ia à igreja e conhecia o tipo de gente que Deus achava atraente. Havia sempre umas pessoas esquisitas sentadas nos bancos.
Durante todo o tempo eu resisti a Deus. Eu não estava conseguindo ver uma coisa: Deus não queria me "pegar"', Ele queria me abençoar! Se, de alguma forma, eu tivesse conseguido ver o Seu coração de Pai amoroso, saberia que depositar completamente o meu coração em Suas mãos seria a coisa mais sensata a fazer.
♥ ♥ ♥
Todos nós nos apegamos a várias coisas em nossa vida, determinados a não abrir mão delas. Como pequenos "posseiros", abraçamos nossos brinquedinhos decididos a não permitir que o amoroso Pai os tire de nossas mãos para que Ele possa nos pre­sentear com coisas maiores e mais belas - e bem mais duradouras. Precisamos aprender a desejar esses momentos e a crer que Aquele que tira é também Aquele que renunciou a todas as coisas por nós. Não é para o Seu próprio benefício, mas para o nosso!
Será que estou disposto a renunciar alguma coisa a que estou apegado? Essa é a oração que muitos temem fazer. Temos medo de perder o controle da direção de nossas vidas. Mas. se realmente conhecêssemos o Seu caráter, desejaríamos fazer essa oração.
Enquanto estava na faculdade. Deus me levou a renunciar tudo em minha vida, desde o Denver Broncos a Cindy McFarlane.
Deus levou outras pessoas a renunciarem os Beatles e torta de abóbora. Cada um de nós luta. secretamente, para ter o contro­le de nossas vidas, e todos nós temos coisas diferentes a serem rendidas nas mãos graciosas do nosso Deus.
A maioria consegue renunciar facilmente a lição de casa por amor a Deus. mas qual de nós anseia por renunciar nossa populari­dade, nossos relacionamentos, nossa aparência - e que tal, a músi­ca? Renunciar é o cimento do nosso castelo. Quando Cristo, a Rocha Sólida, é o alicerce de todas as coisas em nossa vida. é aí que estamos seguros e inabaláveis.
Lembro-me do dia em que minha mãe interrompeu-me bem no meio de um jogo do Denver Broncos. Eu estava berrando, gri­tando e vaiando, e minha mãe simplesmente disse:
- Eric, se você fica tão entusiasmado com o futebol, imagine quanto você deveria ficar com Jesus!
Aquelas palavras se alojaram em minha memória e me perseguiram por anos. Só quando eu tive aquela conversa com Jesus sobre a minha mania de futebol é que eu percebi que estava dedi­cando minhas afeições e fidelidade a pessoas erradas. Existia uma Pessoa que nunca me decepcionaria, o Verdadeiro Herói, que ha­via entregado a Sua própria vida em meu lugar. Na minha vida ha­via uma coisa pela qual era realmente válido me entusiasmar, ou até mesmo morrer. Jesus era a Pessoa que havia dado tudo o que tinha por mim. O mínimo que eu poderia fazer era dar-Lhe tudo o que eu tinha
Renunciar por amor a Jesus é a coisa mais lógica a fazer. Ele nos criou e Ele sabe o que é melhor para nós. Na área de relacionamentos com o sexo oposto, podemos facilmente duvidar da Sua credibilidade. Nos esquecemos que Ele conhece cada pequeno detalhe de nossas vidas. Temos medo de que Ele não saiba aquilo que nos atrai, mas Ele é Aquele que nos deu o dom da atração.
O sucesso dos relacionamentos começa com Jesus no centro de ambas as vidas. Renunciar a área de relacionamentos para entregá-la a Jesus é bem assustador. Mas temos de nos lembrar de que Ele é a pessoa mais interessada nessa área.
Se desejamos construir um castelo de sonhos, devemos pri­meiro assentar o concreto. Devemos lidar de forma séria com Deus e permitir que Ele tome a direção de nossas vidas. Assim estare­mos prontos para começar a construir.
Devemos desafiar os nossos corações com três perguntas sérias:

1.    Se Deus assim desejar, estou disposto a permanecer sol­teiro, tendo apenas Jesus como meu cônjuge?
2.    Se Deus assim desejar, estou disposto a me casar e permi­tir que Ele faça o papel de "casamenteiro"?
3.    Se Deus assim desejar, estou disposto a me casar e permi­tir que Ele determine o tempo certo?

O Romance à Maneira de Deus começa com a renúncia completa da sua vida. O concreto nunca é bonito aos nossos olhos, é sempre cinza, mas o castelo que surgirá é formidavelmente lindo.
O restante dessa mensagem dependerá de como você reage a todas essas coisas neste momento. Se você estiver disposto a permitir que Deus ocupe o Seu legítimo lugar em sua vida. você descobrirá um romance que superará todos os seus sonhos. Ape­nas quando colocamos a caneta em Suas mãos é que Ele pode escrever para nós a nossa fantástica história de amor.



= = = = = = = = =

Entrega o teu caminho ao Senhor,
confia nele, e o mais ele fará.
Salmos 37:5
♥ ♥ ♥

Senhor, em meu coração, neste momento, eu construo um altar para Ti. Nele, coloco os meus sonhos, os meus desejos, as coisas a que tenho tanto me apegado. Estive com muito medo de deixar que Tu me controlasses. Mas agora entrego os direitos de minha vida a Ti. ¨Dou a minha vida por completo a Ti.
Tu podes realizar em minha vida o que achares melhor.
A partir de hoje, a minha vida está completamente nas Tuas mãos. Que seja feita a Tua vontade, não mais a minha. Renuncio tudo, Senhor Jesus. Perdoa-me por dirigir a minha vida com as minhas próprias forças.

= = = = = = = = =

Capítulo 7: Deus é um Velhote?

- Leslie –
Imagine você em frente do altar, no dia do seu casamento, enquanto o pastor lê os votos com uma profunda monoto­nia. Gotas de suor banham o seu rosto, enquanto você se conscientiza de que não haverá volta. Você viverá com aquela pessoa pelo resto da sua vida!
Você dá uma olhadela na pessoa que está ao seu lado e que logo se tornará o seu cônjuge. Sente uma alfinetada no coração e desvia o olhar. Você não sente a mínima atração pela sua persona­lidade fechada e menos ainda pelo seu bigodinho "Hi, Hitler" abai­xo do seu nariz vermelho batatudo. Você se sente desolada e sem esperança ao perceber que está prestes a se comprometer com ele para sempre. Ao olhar para trás, você lembra como tudo come­çou.
Eu me lembro! Tudo isso começou quando eu renunciei à área de relacionamentos da minha vida para entregá-la a Deus! Eu sabia que Ele ia acabar estragando tudo! Agora toda a minha vida está arruinada, e eu estou condenada a viver com 'O MONSTRO' - para sempre!
Lágrimas de decepção enchem os seus olhos, enquanto o pastor continua a cerimônia. O seu futuro marido sorri, supondo que aquelas lágrimas sejam de alegria. Você tenta retribuir o sorriso cheia de remorsos. O seu único consolo é saber que está tomando a decisão "espiritual" correta. Mas você não sabe se suportará vi­ver com alguém que tenha bafo de chucrute embolorado!
Por que não continuei namorando outros rapazes? Você pensa.
Você volta à realidade quando escuta o pastor dizendo as palavras:
- Alguém desaprova a união deste homem com esta mulher?
Finalmente, você não consegue suportar mais. Tudo aquilo já tinha passado dos limites.
- Sim, você fala, chocando todo o mundo, eu desaprovo!
Como Deus pôde fazer isso comigo! Ele acabou com a minha vida!!! Não importa se um dia eu renunciei minha vida e a entreguei a Deus, agora a quero de volta!
Você caminha pelo corredor, enquanto os convidados cochi­cham e sussurram com os olhos arregalados. A tia-avó Matilda fica tão pasmada que desmaia ali mesmo no banco da igreja. O orga­nista se atrapalha e começa a tocar o hino em ritmo superacelerado, e as damas de honra ficam tão nervosas que começam a jogar ar­roz umas nas outras. Seus pais apenas balançam a cabeça, muito humilhados para encará-la.
O pastor que estava realizando a cerimônia anuncia a deci­são de excomungá-la da igreja, enquanto os repórteres do jornal da cidade se apressam para conseguir uma imagem caótica, que vai para a primeira página do jornal no dia seguinte.
Você corre para os fundos da igreja e percebe que sua vida atingiu o fundo do poço. E tudo porque você um dia "renunciou' a área do romance para entregá-la a Deus.
♥ ♥ ♥
Você já teve esse pesadelo? Então, não é a única. Eu costumava ter esse pesadelo todas as vezes que começava a lutar contra esse assunto de renunciar os meus relacionamentos. Em mi­nha mente, eu sabia que renunciar era a coisa certa a fazer, mas eu tinha um sentimento negativo de que Deus acabaria comigo ao ar­ranjar um marido a quem eu não suportaria, mas que seria muito espiritual. Esse é um conceito errado muito comum sobre nosso Pai Celestial.
Ao darmos palestras para centenas de adolescentes, vemos como Satanás os têm enganado ao fazê-los acreditar em mentiras que nós mesmos já acreditamos sobre o que acontece quando renunciamos essa área e a entregamos a Deus.

Conceito errado # 1

O VELHO DEUS CARRASCO

Deus está sempre pronto para pegá-lo, não é? Neste exato momento, Ele está lá no Céu só esperando para agarrá-lo No momento em que você disser Senhor, eu renuncio, Ele esfregará as mãos com satisfação e dará perversas gargalhadas.
-Ah! Te peguei!
Depois, Ele estabelece as regras só para tornar a sua vida mais miserável.
- Bem, Susie, agora que você renunciou tudo, você precisa fazer exatamente o que eu disser ou enviarei dos Céus fogo e enxofre que a consumirão instantaneamente. É hora de fazer sérias mudan­ças na sua vida. De agora em diante você deverá usar apenas saias compridas e escuras que cheguem até o chão. Você deverá tran­car-se no quarto e sair apenas quando for extremamente necessá­rio.
- Esqueça-se de todos os seus amigos, chega de bagunça! As únicas pessoas que poderá ver serão as pessoas mais próximas da sua família.
- Você não colocará os olhos em nenhum rapaz. Não podemos, de forma alguma, permitir que você caia em tentação. Você poderá conhecer o seu futuro marido apenas no dia do seu casamento. E por falar nele, ele será alguém que você não suporta­rá, e o seu casamento será realizado apenas quando você tiver uns quarenta e cinco anos de idade.
As pessoas que pensam que Deus é dessa forma têm uma ENORME dificuldade em renunciar. Mas nós não as culpamos. Quem é que deseja renunciar a sua vida para entregá-la a um cientista maluco cujo único desejo é o de acabar com você?

Conceito errado #2

O DEUS ULTRAPASSADO

Deus simplesmente não entende! Quero dizer, é claro que Ele foi realmente brilhante ao ser capaz de criar todo o universo e todas as coisas, mas isso aconteceu há séculos! Hoje, todo o Seu vigor, de pelo menos 2000 anos, já se foi há muito tempo. Ele simplesmente está por fora da realidade.
Imagine só como seria ter de renunciar a sua vida e entregá-la a um Deus deste tipo:
Tomas: -Senhor, renuncio a área de relacionamentos e a entrego ao Senhor.
Deus: - Ãh? O quê? Fale um pouco mais alto, Jonas!
Tomas: - EU RENUNCIO!
Deus: - Ãh? Ah... renuncia, é? Isso é muito bom. Mas renuncia o quê?
Tomas: - Vou permitir que você escolha minha futura com­panheira.
Deus: - O quê? Você não está pra brincadeira? Mas por que você não está pra brincadeira?
Tomas: - Não! Minha COMPANHEIRA!!!
Deus: - Companheira, hum? Bem, Jonas eu costumava ser um grande casamenteiro quando era mais jovem. Dei-me muito bem nessa função! Adão e Eva, Isaque e Rebeca, Maria e José... Sim, senhor! Eu até que era um cara bem ocupado naquele tempo! Mas, sabe, Jonas, estou ficando velho. Não tenho mais a mesma energia. Além disso, a minha visão está um pouco fraca. Hoje, já não consigo distinguir muito bem uma loira de uma morena. Mas, Jonas, só porque você está me pedindo, vou fazer esse favorzinho. Agora, vejamos... O que atrai os rapazes hoje em dia? Ah, sim. aqueles calções largos e coques de cabelo de três andares! Bem. deixe-me pensar. Conheço uma senhorita chamada Atila que combinará com você. É claro que ela é uns vinte anos mais velha que você, mas você não se importará, não é mesmo? Mas você terá de ser paciente, não consigo mais ser tão rápido como era antigamen­te. Com muita sorte, poderei arranjar as coisas em, digamos, trinta anos ou mais.
Tomas: - Trinta anos?!!
Deus: - E agora, Jonas, preciso tirar uma sonequinha. Você sabe, não sou mais o mesmo de uns tempos atrás! Ai, minha coluna!
Quem deseja render-se a um Deus que não tem a mínima idéia dos seus desejos e necessidades?

Conceito errado #3

O DEUS "WORKAHOLIC" *

Deus está muito ocupado para se preocupar com a sua vida, não é? Quero dizer, olha quanta coisa no mundo da qual Ele tem de cuidar. Para Deus é até melhor que você mesmo escolha uma pessoa. E quando você encontrar a "Pessoa Certa", Ele colo­ca o Seu carimbo de aprovação do romance. A verdade é que Ele não se importa com quem você vai se casar, contanto que ele ou ela sejam pessoas com um bom padrão de moral. Dá até para imaginá-Lo respondendo as suas orações por um futuro cônjuge:
- O quê? Um momento, Katia, estou recebendo um fax da África do Sul. (Há uma pausa, enquanto toca uma música de espera com coro angelical durante sessenta segundos.)
- Pronto, acabei. Agora, o que é que está acontecendo? Seu futuro marido? Você quer que eu o escolha pra você? Sei, Katia. detesto ter de falar isso, mas creio que não terei como encaixar esse tipo de trabalho... Espere um momento, estou recebendo uma chamada urgente do Oriente Médio. Espere um pouco. (Outros trinta segundos passam e mais coro angelical...)
Sim. Katia. Agora escute. Eu gostaria muito de ajudá-la mas estou tentando contornar muitos problemas de uma só vez cinco guerras, aborto, violência de gangues. pobreza, fome e o desmatamento de florestas. Além disso, este ano é ano de eleição e estou com um grande problema na Casa Branca, o qual preciso resolver! Vamos fazer o seguinte. Entre em contato com minha secretária. Quem sabe ela não consiga encaixar um horário em minha agenda dentro de dez anos. Está bem assim?
Quem deseja renunciar a sua vida e entregá-la a um Deus que não tem tempo ou interesse na sua vida afetiva?
♥ ♥ ♥
Precisamos conhecer quem Deus realmente é antes de renunciarmos essa área de nossas vidas. Precisamos conhecer a Sua natureza e o Seu caráter. Grande parte do processo de renúncia está na CONFIANÇA. Confiar na pessoa de Deus. Confiar que Ele está no controle total, que Ele realmente se importa com essa área de nossas vidas e que os Seus planos para nós são MARAVILHOSOS! Deus ama romances! Ele não está querendo nos pegar. Ele não está ultrapassado. E, com certeza, ele não está ocupado para tomar o controle dessa área de nossas vidas.
Deus nos conhece melhor do que nós mesmos. Foi Ele quem nos criou! E isso significa que foi Ele quem criou nosso notável dom de atração. E Ele conhece cada sonho e desejo que temos! Adão e Eva se encaixaram perfeitamente um ao outro, em todos os deta­lhes, quando Deus os uniu. E Ele deseja realizar o mesmo com cada um de nós.
O Salmo 37:4 diz: "Agrada-te do Senhor, e ele satisfará aos desejos do teu coração." A verdade é que Ele adora dar bons presentes para os Seus filhos!
Quando Deus me uniu ao Eric, ficamos maravilhados com a forma como sentíamos o Seu coração de Pai alegrando-se com o nosso amor. Ele planejou um romance lindo e puro para nós - um romance muito mais emocionante do que qualquer coisa que pu­déssemos ter planejado para as nossas vidas.
♥ ♥ ♥
Ao olharmos para trás, percebemos que, durante todo o tempo em que estivemos namorando várias pessoas e buscando satisfação nessa área, Ele sempre esteve conosco, apenas esperando o momento de nos dar o presente do amor puro e santo. E quando nós, finalmente, renunciamos, é como se Ele dissesse:
- Apenas esperem para ver os planos maravilhosos que lenho guardado para vocês. Estou muito ansioso para escrever a sua história de amor! Farei com que todos os seus sonhos se realizem! Então nos afastamos e observamos com grande surpresa, enquanto Ele realizava tudo aquilo!
Alguns dizem:
- Isso aconteceu com vocês porque a vontade de Deus foi que vocês se casassem, mas e se o Seu plano para mim for o de nunca me casar? Como posso confiar Nele?
Lembre-se, Deus nos deseja apenas o melhor. Não importa qual seja o nosso chamado. Ele tem o melhor. Ele nos dará a graça e o desejo de enfrentar o Seu plano, mesmo que seja diferente daquilo que pensamos ser o melhor hoje. Seja o que for, se confiarmos Nele, poderemos, sem dúvida nenhuma, olhar para trás e dizer:
- Os caminhos de Deus são perfeitos.



= = = = = = = = =

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
Provérbios 3:5-6
♥ ♥ ♥

Senhor, perdoa-me por não confiar em Ti. Por não acreditar que Tu és bom e amoroso e Todo-Poderoso. Eu reconheço que Tu desejas apenas o que é bom para mim.
Os Teus caminhos não são os meus caminhos, mas os Teus caminhos SÃO os memores. Quando o caminho ficar um pouco difícil e eu tiver o desejo de decidir as coisas por mim mesma, ajuda-me a lembrar-me da Tua bondade e a continuar confiando em Ti. Nunca me deixes esquecer da Tua fidelidade sem fim.

= = = = = = = = =




Coloco minha vida em Tuas mãos
Leslie Ludy

Senhor, estou segurando tão forte
Necessito que venhas e me ajudes a ver
Toca em meus olhos para que eu possa ver quem és Tu
Ajuda-me a confiar completamente em Ti.
O que é minha vida a não ser uma brisa para que,
de alguma forma, Tu possas usá-la;
O que eu realmente mereço?
Tu não me deves cousa alguma,
Então, Senhor, deste dia em diante minha vida é Tua

Coloco a minha vida, coloco a minha vontade,
Coloco o meu coração nas Tuas mãos.
Tudo o que sou, todos os meus sonhos,
Tudo o que eu desejo ser, coloco agora aos Teus pés
Podes fazer de mim o que desejares:
Minha vida está nas Tuas mãos

Algumas vezes tenho uma idéia de quem Tu realmente és
E de quem sou eu às vistas de Tua luz
Senhor, cada respiração,
Cada batida do meu coração não é nada se comparada a Ti
O que é a minha vida a não ser uma brisa para que.
de alguma forma, Tu possas usá-la;
O que eu realmente mereço?
Tu não me deves cousa alguma,
Então, Senhor, deste dia em diante minha vida é Tua.

Coloco a minha vida, coloco a minha vontade,
Coloco o meu coração nas Tuas mãos.
Tudo o que sou, todos os meus sonhos,
Tudo o que eu desejo ser, coloco agora aos Teus pés
Podes fazer de mim o que desejares;
Minha vida está nas Tuas mãos.











O Seu Castelo de Sonhos

Bom trabalho! O cimento foi bem assentado! Qual será a próxima coisa a fazer agora? Bem, o que todo castelo tem ao seu redor para protegê-lo das invasões? Isso mesmo, um fosso!
Fosso é uma vala que você cava ao redor de todo o castelo e enche com água e jacarés para afastar qualquer visitante indesejável que tentar entrar. Você só abrirá os portões para que algumas pessoas bem-vindas entrem no castelo... Esperamos que você espere para abrir os portões de entrada apenas para o seu futuro cônjuge.
PASSO 2 na lista de trabalho: cavar o fosso. Traduzindo para relacionamentos, significa:
pureza interior.

Capítulo 8: Sem Garota Numa Sexta-Feira à Noite?

- Eric –
Gulp! O restante do meu sorvete desceu garganta abaixo.
Enquanto esfregava minha camiseta cheia dos restos da casquinha do sorvete, sentia meu ser sendo inundado por um senti­mento de frustração. "Se eu tomar mais um, vai me custar mais oitenta centavos ", calculei tristemente. Na faculdade, oitenta cen­tavos era muito dinheiro, o que era suficiente para deixarmos de lado qualquer desejo de comprar mais um sorvete, mesmo em uma sexta-feira à noite
Voltei minha atenção para a conversa ao redor da mesa ama­rela de plástico. Eu e meus colegas estávamos dando um tempo aos livros e relaxando no McDonald's. Falar sobre trabalho de escola seria um crime. Estávamos prontos para nos divertir! Ao engolirmos os últimos restos de nossa "recompensa semanal", a conversa se desenrolava entre comida, futebol, carros de corrida...e garotas.
"Garotas?!" Minha mente exclamou em satisfação. "Adoro falar sobre garotas!!!" Garotas eram o meu tema favorito desde os tempos de Cindy McFarlane, período em que enfrentei meus dilemas da puberdade.
Havia muitos risos, alguns suspiros e até lágrimas, quando alguém nos lembrou do fato de estarmos todos sem namoradas em uma sexta-feira à noite. Ao enxugar a lágrima dos olhos, minha mente se afastou da conversa ao redor da mesa e voltou à conversa que eu tivera com Deus alguns meses antes.
"Espere um pouco, Eric!" Repreendi a mim mesmo. "Você entregou a área de relacionamentos a Deus, lembra-se? " Uma parte de mim se lembrava, mas a outra se recusava a ser saudosista e a se entregar às memórias daquela noite.
O Cirurgião Deus havia realizado um trabalho profundo em minha vida desde que concluíra a amputação na área de relacionamentos. Eu havia rendido o meu controle, correndo o ris­co de permitir que Ele fizesse o que desejasse nessa preciosa parte de minha existência. Mas, em vez de Deus estar dando gargalhadas de júbilo e dizendo Agora eu te peguei, parecia que Ele estava me assegurando suavemente que iria abençoar-me muito além do que eu imaginava, se eu continuasse a confiar Nele.
"Espere aí, Eric!" Parte de mim se manifestou. "Você não se lembra de que Deus prometeu que Ele tinha uma pessoa muito especial pra você? " Aquilo parecia acordar a outra parte de mim que ainda estava lutando com aquela coisa de "confiar em Deus". Deus havia me prometido uma princesa!
Meus amigos podiam estar falando sobre pizza de bacon, mas eu não conseguia acompanhar a conversa. Eu estava na "Terra do Nunca" refletindo no fato de que, se era verdade que Deus estava separando uma linda garota para mim, "provavelmente, ela deve estar por aí neste exato momento!" Nunca havia considerado aquilo. A menos que ela fosse vinte anos mais nova do que eu, ela deveria estar caminhando em algum lugar da terra naquele exato minuto. Minha mente não conseguia aquietar-se.
"Bom, se ela estiver viva agora, gostaria de saber onde ela se encontra em nossa esfera global. Estaria em um barco no Lago Michigan? Em uma padaria em Jerusalém? Andando de elefante no Zaire? Ou estaria engatinhando de fraldas em Newark, Nova Jersey?"
Eu não sabia qual era a cor de seus cabelos, o tom de sua voz, a cor de seus olhos - ou mesmo a data de seu nascimento Mas, pela primeira vez em minha vida, eu estava percebendo o fato de que ela deveria estar provavelmente "por aí, em algum lugar"
"Ela deve estar por aí, em algum lugar!" Minha mente gritava jubilosamente. Então, tive um pensamento assustador. "Que será que ela deve estar fazendo agora?" Um raio luminoso de pânico me atingiu, enquanto eu pensava nos possíveis lugares em que ela poderia estar naquele exato momento. Espera aí! Disse comigo mesmo. "Hoje é uma sexta-feira E se... Não! NÃO! Não pode ser verdade!" Minha mente berrava. "É melhor que ela não esteja... com... um RAPAZ!"
Não conseguia pensar em outra coisa a não ser que era uma sexta-feira de lua cheia e, se eu pudesse escolher, certamente escolheria estar com uma garota. Depois de me recompor do horrível choque causado por aquele pensamento, outro ainda pior surgiu em minha mente como gelo escorrendo pelas costas.
Não! Não!! NUNCA! Eu bufava dentro das paredes reverberantes de meu crânio. Tudo o que a minha torpe imaginação enxergava era um otário com o braço no ombro de minha futura esposa, enrolando-se nela como uma cobra, o suor de colônia pingando de seus poros, movendo seus enormes lábios descontrolados e chwmak! Beijando-a!
Meu rosto ficou vermelho como um tomate. Meus olhos faiscavam como crateras borbulhantes. Soquei meu punho na outra mão aberta, jurando fazer com aquele cara o mesmo que havia feito com o resto da casquinha de sorvete. Eu estava furioso! Aquele bandido sem escrúpulos estava beijando a MINHA esposa!!
Com a brandura de uma pomba, era como se Deus tivesse descido até mim. Em meio ao meu delírio alucinado, de alguma forma, Ele falou ao meu coração:
- Eric, você deseja que sua esposa seja pura, não é?
- Pode crer, Deus! Ela tem de ser pura! Gritei em minha mente.
- Será que o Senhor não pode me dar o endereço desse cara? Quero lhe apresentar seu túmulo novinho em folha.
Doce e calmamente, Ele me respondeu:
- Eric, é muito bom que você deseje a pureza. Mas, se você deseja que ela seja pura, será que ela não deseja o mesmo de VOCÊ? Pense nisso.
Nunca me esquecerei daquela sexta-feira. Não sei o que meus amigos pensaram sobre o meu silêncio, mas não me importava. Meu coração e minha mente estavam sendo consumidos por aque­la conversa sobre pureza.
Durante a adolescência, pureza significava não me envolver sexualmente antes do casamento. Achava que, ao me casar virgem, eu seria deveras puro. Até aquela sexta-feira, aquele era o meu conceito de pureza.
Quando pensamos em nos casar, existe algo - um tipo de compromisso invisível e não mencionado - na mente de cada jovem cristão. Eu o chamo de "contrato de pureza". O contrato de pureza é um acordo não verbal entre duas pessoas que nunca se conheceram. É mais ou menos assim: Você deve se guardar pura para mim, e eu vou me guardar mais ou menos puro para você. Sempre imaginei se a minha esposa manteria a parte dela no "contrato de pureza", mas admito que nunca me esforcei muito para considerar se eu estava mantendo a minha parte. Eu queria que a minha esposa jamais colocasse os olhos em um rapaz, porém eu queria "me preparar" para o casamento por meio de uma saudável "interação" com dezenas de garotas. Foi durante aquela conversa ao redor da mesa no McDonald's que eu percebi que a minha par­te do "contrato de pureza" precisava ser restabelecida. Ela deveria ser reescrita para favorecer a minha esposa, em vez de favorecer a mim mesmo. Essa é a maneira de Deus.
Desenvolvi um teste de pureza para mim mesmo. Imaginei que a minha futura esposa estivesse me observando. Comecei a me perguntar "Se ela pudesse me ver agora com esta garota, o que ela sentiria? " Percebi que, se ela se sentisse magoada, enciumada ou mesmo desapontada, então, alguma coisa estaria errada na maneira como eu me "relacionava".
Percebi a verdade mais extraordinária: eu tinha uma VIDA AMOROSA com minha futura esposa - mesmo antes de conhecê-la. No meu dia-a-dia eu precisava escolher entre amá-la ou amar a mim mesmo. Se ela realmente estivesse me observando, eu desejaria que ela se sentisse apreciada e amada com a minha maneira de viver. Mas se essa maneira não lhe demonstrasse amor, então eu não estaria conseguindo manter a minha parte do contrato de pure­za.

Preciso me manter puro para ela, independente do que ela esteja fazendo por mim, assim estarei me modelando no amor maravilhoso e incondicional de Jesus Cristo.
♥ ♥ ♥
Ouço muita conversa sobre a abstinência. Acho isso maravilhoso! Mas, como cristãos, precisamos compreender que não é a nossa pureza externa que impressiona Jesus. Ele está inte­ressado naquilo que está acontecendo dentro de nós. Nunca con­sideramos que, se nossos pensamentos pudessem ser filmados para que nosso futuro cônjuge os visse, ele ficaria chocado, horrorizado, insultado e ofendido com as primeiras cenas.
Pureza envolve todo o nosso ser - mente, coração e corpo. Quando consideramos apenas a nossa virgindade física, esquece­mos que o tesouro da pureza que Deus nos tem dado são mantidos polidos e protegidos pelas decisões que tomamos e que ninguém, além de Deus, pode ver. Jesus disse durante o Seu sermão na mon­tanha:

Ouvistes que foi dito: Não adulterar ás. Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.
(Mateus 5:27-28)

A pureza é um assunto muito sério para Deus. Quando Ele estava aqui na terra, as pessoas que desejavam a sua morte eram as que valorizavam mais a pureza externa e, dessa forma, esqueciam-se da pureza do coração e da mente. Na verdade, pode-se dizer que Jesus poderia ter ficado impressionado com os fariseus se Ele estivesse interessado naquilo que nós, humanos, fazemos no exteri­or. Os fariseus eram imaculadamente puros no exterior, mas Jesus os chamava de "sepulcros caiados!" Em outras palavras, eles esta­vam mortos por dentro. Deus está interessado na pureza das áreas mais íntimas de nossa vida.
Ao escolhermos guardar cada um de nossos pensamentos e manter nossas emoções de paixão apenas para "aquela pessoa especial" que Deus escolheu para cada um de nós, estamos, de certa forma, amando-a neste exato momento. Estamos colocando-a acima de nós mesmos. Estamos modelando o amor de Cristo por ela ao renunciarmos nossos desejos pessoais para privilegiá-la
♥ ♥ ♥
Se você deseja construir um castelo de sonhos, você precisa cavar o fosso. O fosso é uma daquelas enormes valas com água escura e jacarés ao redor do castelo. É útil para impedir a entrada dos invasores no castelo para que permaneça sob um reinado de justiça. O mesmo acontece quando nos mantemos puros. Ao rejei­tarmos as tentações, que podem tão facilmente desgastar nosso alicerce, guardamos o tesouro que Deus nos tem dado.
Pureza é uma escolha! É uma decisão a ser tomada cada dia, o dia inteiro. Não é como tomar sorvete, e custa muito mais do que oitenta centavos. Não é fácil, e, definitivamente, não temos como nos manter puros com nossas próprias forças. Nossa única esperança está na própria Pureza em Pessoa - Jesus Cristo.
Se você é parecido comigo, você teria enviado tudo isso para o espaço. Pureza é coisa do passado, e a falta de esperança é um sentimento do presente. Mas lembre-se do que Aquele que é Puro fez por nós em nosso benefício. Não importa quão sujos ficamos, Ele está pronto para nos lavar completamente. Com a Sua morte, Ele pode nos dar esperança para um futuro cheio de pureza - da Sua pureza. As decisões passadas sempre nos acompanha­rão, mas Deus, na Sua graça, as transformará em nosso benefício, se escolhermos andar nos Seus caminhos a partir deste dia.
♥ ♥ ♥
Uma das coisas mais difíceis para mim foi contar a Leslie como entreguei minha mente, meu coração e meu corpo a Cindy McFarlane. Em meu diário, eu chamei de "A noite em que eu pen­durei minha cueca para secar". Pensei que Leslie iria me odiar por ter entregado a outra pessoa algo que deveria ter guardado para ela. Mas nunca me esquecerei de sua linda resposta:
- Eric, eu o perdôo, ela disse suave e docemente, enquanto lágrimas de compaixão rolavam pela sua face.
Ela me perdoara. Eu a havia magoado, mas ela me perdoara!
Algum tempo depois, antes de nosso casamento, Leslie compartilhou comigo um desejo de seu coração:
- Eric, gostaria que você não pensasse em outra mulher além de mim em toda a sua vida.
Por mais que eu tenha pensado que aquele desejo era um pouco ridículo, Deus me ensinou muito por meio dele.
Primeiro: eu estivera correto ao pensar que Leslie desejaria que eu fosse puro antes mesmo de conhecê-la. E segundo: se Leslie desejava tal fidelidade de pureza, meu gracioso Pai. que está nos Céus, desejava muito mais.
A pureza não pode ser medida pela tecnologia humana. Ela pode ser apenas medida por Deus. A escolha de buscar a pureza é uma decisão que você precisa fazer entre você e Deus. E impossível sem Ele, no entanto só pode ser natural com Ele.



= = = = = = = = =

Fiz aliança com meus olhos; como, pois,
os fixaria eu numa donzela?
Jó 31:1

♥ ♥ ♥

Limpa-me, Senhor. Eu permiti que minha mente fluísse em pensamentos lascivos com relação ao sexo oposto. Sei que, aos Teus olhos, isto é adultério. Perdoa-me, Senhor. Permiti que as minhas emoções e o meu coração fossem contaminados e entregues a relacionamentos que Tu nunca havias planejado. Troquei o meu tesouro de pureza em favor do meu próprio prazer temporário e da minha segurança. Sei que isto dói em Teu coração. Perdoa-me, Senhor.
A partir de hoje, ajuda-me a andar em pureza. Ajuda-me a aprender a guardar os meus pensamentos, minhas emoções e meu corpo para que eu honre a Ti e ao meu futuro cônjuge.
= = = = = = = = =







O Seu Castelo de Sonhos

Você já tem um bom alicerce! Você também tem um fosso cheio de jacarés ao redor do seu castelo. O que vem a seguir? É hora de trabalhar no terreno.
Seu castelo necessita de estar rodeado de árvores, monta­nhas, lagos e córregos. Você não quer construí-lo bem no meio de Nova Iorque, não é? É necessário um pouco de privacidade!
Comece a plantar as sementes para que cresça uma floresta ao redor do seu castelo. Quando aquela pessoa especial chegar em sua vida, ele ou ela verdadeiramente apreciará aquilo que você tem guardado apenas para ele ou para ela! Além disso, se o seu castelo estiver retirado, você não terá de se preocupar com os abelhudos que ficam ao redor, dando opiniões, enquanto você tenta construir. Ao se rodear com árvores, você não se distrairá com nada. Você poderá receber as instruções diretamente de seu Mestre Projetista. Então, comece a plantar!
PASSO 3 na lista de trabalho: construir o seu castelo em um lugar bem distante. Traduzindo para relacionamentos, significa:
esperar em Deus

Capítulo 9: A Visão do Túnel

- Leslie -
Você declara dramaticamente:
- Senhor, renuncio a área de relacionamentos da minha vida para entregá-la a Ti! Não vou mais procurar relacionamentos. Vou esperar pacientemente pelo Teu "perfeito tempo".
Você se sente muito bem com esse seu novo compromisso. Está confiante no "tempo perfeito" de Deus. Você se acomoda confortavelmente, pois tem certeza de que a teoria "esperar sem namorar" vai funcionar sem problema. Passam-se alguns minutos. Você suspira e sorri. Até que esse negócio de esperar não é tão difícil assim! Você pensa. Passam-se cinco minutos. Uau! Esse negócio não tem segredo! É realmente bem simples!
Após uns vinte minutos, você começa a ficar levemente inquieta. Vai até a janela e fica olhando para fora. É, você fala consigo mesma, é assim mesmo! Sente-se, relaxe e deixe Deus fazer todo o trabalho. Meu futuro marido poderá estar à porta da minha casa a qualquer minuto.
Depois de meia hora. você começa a andar de um lado para o outro.
- Hum... com licença, Deus, sou eu de novo. Só queria me certificar se Tu sabes que eu estou aqui ESPERANDO que faças alguma coisa em minha vida, na área de relacionamentos. Estás lembrado? Às seis horas desta tarde eu fiz um compromisso Con­tigo de esperar em Ti pelo meu futuro marido. E... ãh... não quero ser indiscreta ou coisa parecida, mas já faz meia hora que estou esperando. Estou pronta, está bem?
Mais cinco minutos e você fica realmente agitada. Tique. taque. tique. taque. tique. taque... Os ponteiros do relógio da parede con­tinuam correndo, mas os minutos passam vagarosamente. Você olha pela janela mais uma vez. Nenhum sinal do seu futuro marido. Você dá um daqueles suspiros profundos e olha no seu relógio. Você decide dar mais um minuto a Deus.
Espera o ponteiro grande do relógio mover-se mais uma vez ao redor do círculo. Quando o tempo termina, você cai em grande frustração.
- Deus, quanto tempo Tu queres que eu fique aqui sentada esperando pelo meu futuro marido? É que tenho pessoas para ver, lugares para ir. Não posso simplesmente ficar sentada aqui como um vegetal. Desculpe, Deus, mas esse negócio de esperar não funciona! Vou voltar a namorar. Não posso desperdiçar tempo esperando que Tu faças alguma coisa.
Está bem, está bem. Sei que você não é tão impaciente assim, mas você tem de reconhecer que são poucos os que possuem qualquer idéia do que signifique ESPERAR.
Em nossa cultura, esperar tornou-se para nós uma palavra ruim. Crescemos com comida, diversão e tecnologia imediata, por isso não sabemos esperar. É sério. Pense em todos os momentos em que você está morrendo de fome e corre para a cozinha, escancara a porta da geladeira, faz um prato com as sobras de comida do almoço e coloca-o no microondas. Assim que você aper­ta o botão start *, você começa a andar em círculos pela cozinha. "Quando é que essa velharia vai terminar de esquentar a co­mida?"
Na realidade, você está andando em círculos em frente de um aparelho que está esquentado a sua comida a uma supervelocidade. Que absurdo!
♥ ♥ ♥
Quando escutamos esperar em Deus pelo futuro cônjuge, entramos em pânico.
- Esperar? Por quanto tempo? E se Deus só trouxer alguém a minha vida quando eu tiver uma idade medonha do tipo (horror dos horrores) trinta anos? Não é justo. NÃO, não posso esperar tanto!
Ou podemos responder:
- Esperar em Deus? Mas o que a gente FAZ enquanto espera em Deus? A gente tem de ficar o dia inteiro sentado esperando que o nosso futuro cônjuge apareça à porta da nossa casa de forma mágica?
A renúncia já foi difícil... depois veio a fé... agora a ESPERA? Imaginamos que esperar em Deus pelo nosso futuro cônjuge seria como plantar uma semente: esperar a semente brotar, esperar com paciência a planta crescer, esperar uma flor surgir. Que tédio! Isso nos enlouqueceria.
Não é de surpreender que nos sentimos deprimidos quando escutamos a palavra espera. Nós nos vemos como "sacos de ba­tatas espirituais". Não fazemos nada. Só ficamos sentados obser­vando melancolicamente, com o olhar sem brilho, lendo a Bíblia (em vez de assistir à televisão), bebericando um chá gelado (em vez de uma cervejinha) e deixando crescer uma "barriguinha bíblica" não muito atraente (em vez de uma barriguinha de cerveja). De vez em quando, soltamos uns "aleluias" e "glória a Deus", mas nossas vidas parecem não ter uma perspectiva. Esperamos nessa condi­ção durante anos, até que Deus finalmente decida FAZER algu­ma coisa!
Não seja enganado pelas primeiras impressões. Esperar é tudo, menos tornar-se um "saco de batatas espiritual". Esperar é uma palavra de AÇÃO. Esperar em Deus significa uma expectativa energética. Você lembra como costumava ser nas vésperas de Natal? Você ficava tão ansioso que nem podia dormir direito. Você sentia sua espinha formigando e um friozinho no estômago quando pensava no que iria acontecer no dia seguinte... Natal! Presentes! Comida! Festa! E você perguntava aos seus pais:
- A que horas posso acordar?
- Você terá de esperar até umas seis horas, eles respondiam.
- Seis? É muito tarde! Não pode ser lá pelas três? Não vejo a hora de abrir os presentes!
Você ficava irrequieto e ansioso. Você tinha a certeza de que o dia seguinte seria maravilhoso. É claro que a espera era um pou­co difícil, mas, ao olhar para trás, você percebe que tudo fazia par­te da diversão.
A ESPERA em Deus é mais ou menos assim. Você simplesmente sabe que Ele tem um plano incrível. Você está desejoso e ansioso para saber qual é o plano Dele. Você compartilha essa ansiedade com Ele. Você escuta. Fica alerta e pronto para ver o que Ele vai fazer.

Algumas dicas chave para esperar

1. Espere com um OBJETIVO! Imagine isto: Um dia você decide que realmente gostaria de sair para algum lugar. O lugar não importa. Você veste sua jaqueta e começa a andar pela rua. Chega até uma placa em que está escrito "Ônibus". Você decide esperar um ônibus. É claro que você não tem a mínima idéia de onde vem o ônibus nem para onde ele vai. Mas você pensa que. se esperar um pouco, algum ônibus vai parar na sua frente. Depois de uma ou duas horas de espera, as pessoas começam a perguntar-lhe o que você está fazendo.
- Estou esperando o ônibus, você responde.
- Seu bobo. o ônibus só pára aqui às sextas-feiras! Hoje é segunda! Acorda!
Inconformado, você põe as mãos nos bolsos da jaqueta e começa a voltar para casa ao perceber que gastara uma boa parte do dia esperando algo que nunca iria chegar.
Está bem. sei que você não faria algo tão ridículo assim, mas apenas pense na analogia com relação a sua vida espiritual. Qual a razão de esperar pelo melhor de Deus quando você nem sabe PELO QUE está esperando?
A chave é nos agarrarmos às promessas de Deus. Ele tem um plano muito bonito para a sua vida! Você estará esperando pelo Você ficava irrequieto e ansioso. Você tinha a certeza de que o dia seguinte seria maravilhoso. É claro que a espera era um pou­co difícil, mas, ao olhar para trás, você percebe que tudo fazia par­te da diversão.
A ESPERA em Deus é mais ou menos assim. Você simplesmente sabe que Ele tem um plano incrível. Você está desejoso e ansioso para saber qual é o plano Dele. Você compartilha essa ansiedade com Ele. Você escuta. Fica alerta e pronto para ver o que Ele vai fazer.

Algumas dicas chave para esperar

1. Espere com um OBJETIVO! Imagine isto: Um dia você decide que realmente gostaria de sair para algum lugar. O lugar não importa. Você veste sua jaqueta e começa a andar pela rua. Chega até uma placa em que está escrito "Ônibus". Você decide esperar um ônibus. É claro que você não tem a mínima idéia de onde vem o ônibus nem para onde ele vai. Mas você pensa que. se esperar um pouco, algum ônibus vai parar na sua frente. Depois de uma ou duas horas de espera, as pessoas começam a perguntar-lhe o que você está fazendo.
- Estou esperando o ônibus, você responde.
- Seu bobo. o ônibus só pára aqui às sextas-feiras! Hoje é segunda! Acorda!
Inconformado, você põe as mãos nos bolsos da jaqueta e começa a voltar para casa ao perceber que gastara uma boa parte do dia esperando algo que nunca iria chegar.
Está bem. sei que você não faria algo tão ridículo assim, mas apenas pense na analogia com relação a sua vida espiritual. Qual a razão de esperar pelo melhor de Deus quando você nem sabe PELO QUE está esperando?
A chave é nos agarrarmos às promessas de Deus. Ele tem um plano muito bonito para a sua vida! Você estará esperando pelo melhor Dele. Ao decidir esperar em Deus, você está declarando "Não aceitarei nada que não seja a perfeita vontade de Deus para a minha vida. Mesmo que o mundo me ofereça muitas opções atraentes, só obterei a verdadeira satisfação esperando pelo melhor Dele". Se o plano de Deus para a sua vida for o casamento, o seu futuro cônjuge estará em algum lugar por aí. Quando Deus o trouxer para a sua vida, você poderá dizer: "Estive esperando toda a minha vida por este momento!"
Você já ouviu pelo rádio algumas dessas músicas de amor com letras sentimentais do tipo "Toda a minha vida esperei por alguém como você. eeh, eeh...." Mentiroso! O malandro que canta essa música provavelmente teve relacionamentos íntimos com pelo menos cinqüenta mulheres no ano passado. Você chama isso de esperar?! Corta essa!
A espera verdadeira envolve CONCENTRAÇÃO. Você sabe pelo que está esperando: pelo melhor de Deus. Não deixe que ninguém o distraia!
É como caminhar por um túnel e ter apenas uns relances dos raios luminosos do sol provenientes do final dele. O seu objetivo é alcançar o final, mas, por toda a beirada do túnel, há muitas pessoas gritando e tentando desconcentrá-lo. Elas estão tentando convencê-lo de que possuem opções ainda muito melhores do que a luz do sol.
- Ei, Dani, olhe aqui, um deles o chama, oferecendo um objeto para você. Esta é uma lanterna supermoderna. Ela facilitará muito a sua caminhada pelo túnel. Você não tropeçará mais nos seus próprios pés. Você não vai ter de ficar olhando para a frente para encontrar a saída deste horrível túnel. Tudo o que você precisa fazer é vir aqui e dar uma olhada nesta magnífica lanterna. É sério. É um ótimo negócio. Sem ela será impossível conseguir! É toda de plástico!
Você sabe que, se a sua cabeça se desviar um pouquinho, você perderá o relance do sol no final do túnel. O seu objetivo é chegar até a luz real. então você continua andando.
- Ei, você aí, outro grita, enquanto você continua andando. Tenho aqui algo pra você. Você vai me amar muito por isso. Salvará a sua vida, cara! É uma tocha elétrica genuína. Você nunca mais terá de olhar para a frente, em direção do sol, você também pode controlar a temperatura para um maior conforto, enquanto viaja neste terrível túnel gelado. Ei, cara, quem é que precisa chegar ao sol quando se tem algo tão bom quanto ele? Apenas dê uma chegadinha pra dar uma olhada, rapaz!
Você tem de continuar olhando para a frente. Precisa ficar concentrado. Se tirar os olhos do prêmio que Deus tem para você no final do túnel, você será atraído pelos "brinquedos" que o mundo lhe oferece. Se você sempre tem a impressão de que os relacionamentos temporários que o mundo lhe oferece AGORA superam a espera pelo "melhor de Deus", considere isto um conselho: você não está com o foco no final do túnel. Se pudéssemos ver como os planos de Deus para nós são maravilhosos, nunca buscaríamos os prazeres do mundo. O melhor de Deus sempre supera os prazeres temporários do momento. Fique concentrado! Mantenha os olhos no objetivo!

2. Não fique apenas sentado aí... ORE! Orar pelo quê? Pelo seu futuro cônjuge, é claro! Você se sente meio estranho ao orar por alguém que nem conhece? Por quê? Essa será a pessoa com quem estará vivendo pelo resto da sua vida. E, provavelmen­te, ele ou ela está por aí! Ore. ore. ore! Ore para que Deus proteja essa pessoa especial e que a ajude a esperar pelo melhor Dele (você) até que Ele os una. Ore para que Ele molde o seu futuro cônjuge exatamente como Ele deseja que ele ou ela seja.
Já ouvi várias histórias magníficas de casais que oraram um pelo outro por muito tempo antes de se conhecerem. Em uma dada situação, um grupo de pessoas em uma reunião de oração foram impelidos a orar por alguém que estava em perigo. Sentiram dirigi­dos a orar por dois homens que estavam em um pequeno avião que sobrevoava a área dos Grandes Lagos e que estava sem muito combustível e sem lugar para pousar. O grupo ergueu alguns pedidos de oração em favor deles. Um tempo depois, uma das jovens daquele grupo de oração conheceu seu futuro marido e descobriu que ele já havia estado em uma situação exatamente igual àquela que haviam intercedido - voando com outro homem pela neblina dos Grande Lagos e em perigo, pois não tinham onde pousar e estavam ficando sem combustível. No último minuto, uma área de pouso surgiu subitamente do nada, e o avião pousou com segurança. Ao compararem as datas, a jovem e seu futuro esposo descobriram que a aventura no avião acontecera aproximadamente no mesmo horário em que o grupo de oração estava intercedendo pelos homens do avião. Deus moveu o coração daquela jovem para orar pela proteção de seu marido muito antes de conhecê-lo! Não subestime o poder da oração!
Se você já leu a linda história de como Deus uniu Eric a mim, você se recordará de que tudo começou quando Eric estava deita­do de costas, em uma fria noite de dezembro, orando por sua futu­ra esposa. A imagem de uma jovem de cabelos castanhos apare­ceu em sua mente. Ele sentiu alguma coisa dizer ao seu coração Esta é a sua esposa! Ele nunca a vira antes e não acreditava real­mente que aquilo significasse alguma coisa. Mas. na noite seguinte, ele foi assistir a uma peça de natal e viu a mesma jovem entrando no palco e cantando. E assim começou a nossa linda história de amor. Mas tudo realmente começou com oração. Eric orou por mim durante mais de um ano. Por alguma razão, Deus começou a mo­ver-se naquela noite fria de dezembro, quando ele orou deitado de costas. Não desista! A oração transforma as coisas!

3. Espere FIELMENTE. Comprometa-se com o seu futu­ro cônjuge não apenas fisicamente, mas emocionalmente também.
Guarde seus pensamentos, especialmente com relação às pessoas do sexo oposto. Qual é o benefício de esperar por ele e desperdi­çar todo esse tempo com pensamentos lascivos e desejos errados por outros? Você está se guardando de todas as formas para essa pessoa. No dia do seu casamento, você deseja oferecer-lhe uma pureza absoluta do seu corpo, da sua mente e do seu coração.
Lembre-se sempre de que a fidelidade ao seu parceiro de casamento começa agora - não depois que vocês se casarem. Acre­dite, se você começar a praticar a fidelidade hoje, depois do casa­mento ela virá naturalmente.
Durante a nossa lua-de-mel, Eric me mostrou páginas e páginas de cartas e orações que ele escrevera para mim antes mes­mo de me conhecer. Nunca me esquecerei disso. Ele desenvolveu fidelidade para comigo durante anos antes de nos conhecermos, e hoje confio em seu compromisso para comigo! Eu SEI com que tipo de alicerce o nosso casamento foi construído.
Não há problema algum em ter amigos do sexo oposto durante esse período de espera. Mas vigie sempre a sua mente e o seu coração. Tenha Deus como o seu foco, e não deixe que qualquer outra coisa o distraia.
Algumas vezes, muitos jovens nos perguntam:
- Mas, se eu não gastar tempo com pessoas do sexo oposto, como Deus poderá mostrar-me se ele ou ela é a pessoa certa para mim? Não quero perder a pessoa pelo fato de não a estar vendo.
Não se preocupe. Você não poderá errar se estiver concentrado em Deus e se tiver decidido a NÃO ser distraído por outras pessoas. Quando Deus quiser chamar a sua atenção, Ele encontrará uma maneira de fazê-lo. Se Ele tiver de fazer alguma coisa para que você veja a Sua vontade, pode ter certeza de que Ele o alcançará e lhe apontará a direção certa a seguir.
É muito mais seguro tratar TODOS os seus amigos como se não existisse possibilidade nenhuma de um desenvolvimento no relacionamento. Se Deus quiser mudar isso. permita que Ele o faça. Mas. se você deixar em aberto algumas possibilidades, será fácil desenvolver um relacionamento que não foi planejado por Deus - relacionamentos que poderão distraí-lo de continuar buscando o Seu MELHOR para a sua vida.
É muito engraçado lembrar a minha amizade com Eric. Fo­mos tão cuidadosos em não desenvolver um relacionamento que não fosse mais do que um de irmã-irmão que levamos algum tempo para reconhecermos quando Deus começou a atuar de verdade. Lembro-me de quando estávamos retornando de New Orleans para casa naquela memorável minivan. Sabíamos que Deus estava fa­zendo alguma coisa diferente em nosso relacionamento, mas não estávamos certos do quê.
- Eu, realmente, quero ser cauteloso em nosso relaciona­mento, Eric me disse. Se o seu futuro marido aparecesse em sua vida neste momento, não gostaria de prejudicar o seu relaciona­mento com ele pelo fato de estarmos gastando tanto tempo juntos. Da mesma forma, quero honrar e respeitar minha futura esposa. Se ela aparecesse em minha vida neste momento, não gostaria que ela se sentisse enciumada por eu estar gastando tanto tempo com você.
Eu e Eric conversamos sobre essas "outras pessoas" - nos­sos futuros cônjuges - embora percebêssemos em nossas mentes que, enquanto nos olhávamos, poderíamos estar bem na frente de nosso futuro cônjuge. Porém, até que estivéssemos certos disso, não iríamos investir naquela possibilidade. E se você já conhece a nossa história, sabe que Deus realmente usou de Seus caminhos para nos chamar a atenção quando Ele desejou que soubéssemos. Espere em absoluta fidelidade. Ofereça ao seu futuro cônjuge muito mais do que alguns anos "sem namorar". Ofereça o presente que contém todo o seu ser - corpo, mente e coração. É um presente que vale a pena esperar para oferecer!

= = = = = = = = =

Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.
Salmo 40:1
♥ ♥ ♥
Perdoa-me por ter-me desconcentrado e ficado impaci­ente. Senhor, eu sei que Tu sabes o melhor momento para que eu me envolva em um relacionamento. Ajuda-me a esperar com uma atitude de alegria e expectativa. Aju­da-me a ser fiel na oração pelo meu cônjuge, enquanto me preparo para esse relacionamento. Ensina-me a ser paci­ente, Senhor.
= = = = = = = = =













O Seu Castelo de Sonhos

O que você já tem até agora? Um bom alicerce, um lindo fosso, uma floresta para esconder a visão do seu castelo. Você não acha que já é hora de, finalmente, começar a construir? É hora de carregar aqueles enormes blocos de pedras e colocá-los um em cima do outro até que o seu castelo esteja terminado. É hora de você arregaçar as mangas.
PASSO 4 na lista de trabalho: colocar os blocos de pedra. Traduzindo para relacionamentos, significa:
amor de aliança

Capítulo 10: Amor: Passageiro ou Eterno?

- Leslie -
Ah, eu AMEI! Você exclama, enquanto desembrulha o seu pre­sente de aniversário. Você dá um sorriso de vitória para os seus pais, que sabiam exatamente qual era o presente número 1 da sua lista de pedidos. Você fica radiante e entusiasmado com seu novo equipamento de esqui, ou com a bicicleta, ou com a chave do seu próprio carro, ou com qualquer presente que eles tenham dado. É claro que todo esse entusiasmo se evapora assim que você abre o presente de sua tia-avó Berta. Ela se esqueceu de quantos anos você faria este ano, mas tinha a certeza de que você ainda era cri­ança o suficiente para adorar uma blusa com o lindo bordado "Fred e Barney" em ponto de cruz na frente. Bem, você tem de AMÁ-la, ela é sua tia-avó.
No dia seguinte, você vai à casa de um amigo, e ambos decidem pedir uma pizza. Seu amigo está ao telefone fazendo o pedido, enquanto o homem que o atende espera pacientemente que vocês decidam o tipo de pizza que desejam.
- Que tal pizza de anchovas pra variar um pouco? seu amigo sugere.
- De jeito nenhum! Peça de calabresa! Eu AMO calabresa! Você responde enfaticamente.
Finalmente, depois de mais ou menos uns cinco minutos, vocês entram em acordo e pedem metade de anchovas e metade de calabresa. O homem da pizzaria fica aliviado de livrar-se de vocês dois.
Depois de uma noite divertida com seu amigo e com sua deliciosa pizza de calabresa, você volta para casa e tem uma conversa rápida com seus pais, que estão sentados à mesa da co­zinha, tentando planejar as férias. Enquanto você dá uma olhada nos folhetos de viagem para a Flórida e Caribe, seus olhos come­çam a fechar. Você decide dormir. Enquanto vai para o quarto, você dá um "Boa noite, mãe e pai. AMO vocês!" Ao se preparar para dormir, você pensa Que bom que amanhã é sábado e pode­rei dormir até cansar. Eu AMO dormir!
AMOR... Qual o verdadeiro significado dessa palavra? Em nossa cultura, a palavra amor é uma das palavras mais usadas. Apenas pense que nas últimas vinte e quatro horas você a utilizou para descrever pelo menos uma dúzia de coisas diferentes - dos seus presentes de aniversário, passando pela pizza de calabresa, pela sua mãe e seu pai, até dormir. E aí, é claro, essa mesma palavra é usada para construir o seu relacionamento com o seu futuro cônjuge. Não é de admirar que todo o mundo fique confuso!
Se for para a nossa vida amorosa ser realmente construída por Deus. precisamos compreender qual é o significado de amor para Ele. Você sabia que existem três tipos diferentes de amor descritos na Bíblia? Achei que seria legal se conhecêssemos cada um deles.

Amor Ágape

Amor ágape. O amor ágape é um amor baseado no compromisso e não no sentimento; um amor que se sacrifica pelo benefício do próximo; o mesmo amor que Cristo teve por nós quando morreu na cruz em nosso lugar. Certa vez, ouvi a história de um cristão que havia sofrido torturas em um campo de concentração por causa de sua fé. Seu carrasco era um guarda cruel da prisão que o maltratava sem misericórdia.
- Ah! Ah! O guarda dizia sarcasticamente, sou mais poderoso do que o Deus a quem você serve! Tenho sua vida em minhas mãos! Posso determinar o seu futuro! Tenho todo o poder!
- Não é verdade, disse o homem torturado. Você pode me bater, me torturar, rir de mim, e até me matar, mas eu ainda tenho um poder que você não possui. Posso te amar. E nada do que você me faça, mesmo tirando minha vida, poderá impedir que eu deixe de te amar.
Espere um pouco! Será que você leu isso mesmo? Será que aquele homem que estava sendo torturado disse, de fato, que amava aquele guarda que estava pronto para matá-lo? Como isso é possível?
O amor ágape! Ele não está baseado em um sentimento, mas na decisão - um tipo de amor que decide ver sempre o melhor da outra pessoa, acima de todos os nossos desejos. É o tipo de amor que Jesus teve ao morrer na cruz por todos nós. É o tipo de amor que deveríamos ter por todo ser humano. É o tipo de amor forte e sólido. É uma ação da vontade.

Amor Filéo

Amor filéo. O amor filéo é um sentimento profundo e de irmandade pelas pessoas que nos são queridas... nossos pais, ou amigos íntimos; é o tipo de amor que tem um interesse especial em ver o sucesso e o bem do outro. É um tipo de amor que se alegra com o laço de amizade entre duas pessoas. O amor filéo só pode ser alcançado depois que duas pessoas se conheçam muito bem.
Quando meu irmão, John. tinha doze anos, ele começou a expressar verbalmente o amor filéo a cada pessoa da família. Toda vez que ia sair de casa, ele dizia para quem estivesse por perto "Tchau. mãe... te amo!" ou "Tchau. Leslie... te amo!" Após alguns meses, aquilo tornou-se um hábito.
Um dia, ele estava no treino de Tae Kwon Do, esforçando-se bastante para conseguir a faixa preta. Seu treinador, o Sr Oberlander. era muito rigoroso, severo e frio para com todos os seus alunos. Mas. antes que surja qualquer pensamento crítico, devo acrescentar que o Tae Kwon Do é um esporte muito "sério" - cheio de uma etiqueta própria, de maneiras de reverência, de regras rigorosas. Não é preciso dizer que John nunca desenvolvera um relacionamento muito profundo com o Sr. Oberlander. Mas, um dia, ao abrir a porta para ir embora, John deixou escapar um:
- Tchau, Sr. Oberlander.. te amo!
Assim que as palavras saíram de seus lábios, seu coração parou e seu rosto tornou-se vermelho como pimenta. Sem olhar para trás, ele correu para o carro. onde eu o estava esperando.
- Não acredito que fiz aquilo! Ele desabafou.
Durante todo o caminho de volta, ele ralhou e protestou consigo mesmo.
- De todas as coisas que eu poderia ter dito como... até logo, tenha um bom dia, até semana que vem... eu tinha que dizer TE AMO! Estou superenvergonhado!
John, com certeza, conseguiu entreter-me durante a volta para casa. Ri tanto que quase não consegui dirigir. Daquele dia em diante, a "história do Sr. Oberlander" tornou-se a favorita de toda a família
O amor filéo NÃO é um sentimento que temos por qualquer pessoa. Por que o fato de ele ter dito "te amo" ao Sr. Oberlander foi tão constrangedor e engraçado? Porque John não tinha um sentimento profundo de amizade ou afeição por aquele homem. Aquilo era apenas demonstrado às pessoas que eram bem próximas a ele.

Amor Eros

Amor eros. O amor eros é o amor romântico, emocional e sensual compartilhado entre um homem e uma mulher. É aquele tipo de amor que transforma até mesmo o cara mais durão e mais confiante em um bobalhão. O amor Eros é aquele sentimento de vibração que você tem quando dá a mão à pessoa que o atrai, ou o sentimento "viajante" de sonhar acordado quando pensa em alguém que não pode esperar para encontrar.
Eric sempre foi uma pessoa muito organizada, meticulosa e responsável, mas, quando o amor eros influenciava o nosso rela­cionamento, tudo isso desaparecia temporariamente. Uma noite, após passearmos juntos, voltamos para casa, mas Eric estava tão alterado por ter estado comigo que estacionou o carro em uma posição superestranha - entre a calçada e o acostamento. Esqueceu os faróis ligados, acabando com a bateria, e deixou a porta do carro semi-aberta por toda a noite. Isso é o que o amor eros pode fazer, portanto, fique atento!
Agora, olhe para o mundo ao seu redor. Desses três tipos de amor, com qual deles você acha que a maioria dos casais inicia seus relacionamentos? É bem óbvio, não é? É o amor eros, aquele sentimento arrebatador que você tem por uma pessoa por quem está atraído. A maioria dos relacionamentos começa devido ao amor eros. O único problema é que o amor eros é muito instável. É como o vento forte que causa torrentes um dia e desaparece por completo no outro. Pode estar aqui hoje e sumir amanhã. Eros é um tipo de amor maravilhoso, mas NÃO é um bom alicerce para um relacionamento cujo objetivo é durar a vida toda.
Então, que tipo de amor seria um bom alicerce para construir um relacionamento? É isso mesmo - o amor ágape! O amor ágape está baseado no compromisso, não no sentimento. Ele não aparece um dia e desaparece no outro; é uma decisão! uma ação da vontade. Os relacionamentos que forem construídos com o amor ágape subsistirão pelo resto da vida, porque é o mesmo amor que Deus tem por nós - forte, fiel e imutável. Quando Deus começa a unir o coração de alguém ao de uma outra pessoa, o amor filéo surge, sendo seguido pelo amor eros para intensificar e aprofundar o relacionamento. Mas somente o amor ágape é forte o suficiente para durar para sempre.
A maioria de nós não cresce desejando se casar e se divorciar. Entretanto, o divórcio é uma epidemia que se prolifera no meio de nossa cultura cristã. Será que podemos fazer alguma coisa para evitar que o divórcio afete nossas vidas? Podemos fazer muito mais do que muitas pessoas imaginam para evitar o divórcio. O meu desejo é que possamos começar a construir nossos relacionamen­tos sobre o amor ágape e não sobre os sentimentos. É claro que os sentimentos devem fazer parte de qualquer relacionamento amoro­so - e esta é a parte que nos dá prazer, mas primeiro é necessário estabelecer uma base sólida.
Você já percebeu que pode começar a demonstrar o amor ágape pelo seu futuro cônjuge neste momento? Não importa se você ainda não o conheça. Você pode começar a empilhar os blocos para a construção do seu relacionamento com ele ou ela neste momento! Você já possui uma vida amorosa! Como? Ao tomar decisões, a cada dia, para honrar o seu futuro cônjuge e fazer o que for melhor para ele ou ela. Pense sobre esse relacionamento e aprenda a investir nele hoje, para que, quando essa pessoa aparecer, você já tenha uma estrutura capaz de sustentar um casamento que possa durar toda a vida.

Amor de Aliança

Amor de aliança. O amor de aliança é amar o seu futuro cônjuge com o amor ágape.
Ali está você, no dia do seu casamento, ouvindo o pastor fazer aquela pergunta tão esperada:
- Você, Miguel, promete amar, honrar e conservar Diana, e sempre ser fiel a ela - na fartura e na escassez, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, enquanto ambos viverem?
Espere, aí. Você interrompe. Ei, Pastor Smith, o senhor está lendo tudo errado! Lembra-se? Meu advogado já mudou todo o contrato de casamento para: "Você, Miguel, promete amar, honrar e conservar Diana, e ser sempre fiel a ela - enquanto ela fizer a sua carne no ponto, nunca ter mais de sete rugas no rosto ou mais de vinte cabelos brancos, e sempre lhe dar o direito de ter o controle remoto da televisão." Entendeu agora? Não posso dizer "prometo" a nada que seja muito irreal.
Que sinopse mais maluca! Mas, infelizmente, as pessoas em geral enxergam o acordo de casamento exatamente dessa forma. Muitos casais no dia do casamento dizem "prometo ser fiel independente do que acontecer", mas, lá dentro de seus corações, eles estão, na verdade, dizendo: "Vou amá-la enquanto você estiver me fazendo feliz. Quando ela parar de me fazer feliz, então, poderemos pensar seriamente em optarmos pelo divórcio."
O casamento deve ser uma aliança e não um contrato. É um relacionamento projetado para durar toda a vida, não apenas alguns anos.
Se basearmos o nosso relacionamento com nosso cônjuge no amor de aliança, em vez do amor temporário do mundo, não teremos de nos preocupar com o divórcio. O divórcio não se torna mais uma opção.
Lembra-se de quando falei sobre a nossa lua-de-mel e Eric leu todas aquelas cartas e poemas que havia escrito para mim bem antes de nos conhecermos? Diziam coisas do tipo: "Estou esperan­do por você. Gostaria que estivesse aqui comigo. Não vejo a hora em que Deus a trará a minha vida." Percebi que, mesmo durante a cerimônia de nosso casamento, eu e Eric já havíamos estabelecido uma aliança para toda a vida. O seu amor de aliança para comigo, na realidade, começou alguns anos antes. Ele fora fiel a mim, ao sacrificar e evitar os prazeres temporários, para que pudesse inves­tir em nosso relacionamento. Tudo isso me provou que ele continu­aria a ser-me fiel para o resto de nossas vidas.
♥ ♥ ♥
Como podemos distinguir a diferença entre um relaciona­mento baseado no amor de aliança e um relacionamento baseado na versão de amor do mundo? Há uma enorme diferença entre os dois. Vamos dar uma olhada em alguns sinais indicadores:

1. O amor do mundo diz "APRESSE ", enquanto o amor de aliança está disposto a ESPERAR pelo MELHOR de Deus.
Você conhece a história. Vê em uma festa alguém interessante do outro lado do salão. Ela repara em você. Uau! Você fica instantaneamente atraído por ela. Enquanto ela anda em sua direção, o seu coração começa a bater mais rápido. Você sabe que aquilo é amor à primeira vista. Assim que começam a conversar, vocês perdem a noção do tempo.
Ao voltar para casa, tudo o que você consegue pensar é em estar com ela outra vez. A última coisa que passa pela sua cabeça é esperar. A última coisa que você deseja fazer é orar pela situação, refletir ou falar com seus pais. Você apenas deseja começar a namorar essa pessoa. Por que esperar? Você gosta dela, ela gosta de você. Então, por que esperar?
Uma vez escutei alguém dizer que "O pior inimigo do MELHOR é o BOM". Que verdade! Ficamos tão entusiasmados com as coisas BOAS que desejamos agir rápido, por isso perde­mos as MELHORES coisas que poderiam ter surgido em nossas vidas se tivéssemos apenas esperado um pouco mais.
No livro Piligrim's in Progress há uma breve estória sobre duas crianças no berçário. Seus nomes eram Paixão e Paciência (esta é a versão Ludy da estória). Os dois foram levados ao berçário para se entreterem com os brinquedos. Paixão, fazendo jus ao nome, começou a debater-se e a gritar em um irritante acesso de cólera.
- Quero meus brinquedos agora. Buuáááá! Ele berrava com toda a sua força.
Quanto tempo você agüentaria esse tipo de berreiro irritante?
Bem, as babás não estavam agüentando mais, então arran­jaram para ele alguns brinquedos só para fazê-lo parar de chorar. É claro que aqueles não eram os MELHORES brinquedos, por isso, depois de algum tempo, começaram a quebrar-se. E Paixão pediu mais brinquedos, só que ele já os havia recebido.
Por outro lado, Paciência esperava em silêncio (por um período que parecia uma eternidade) até que, finalmente, ganhou seus brinquedos. Diferente da situação de Paixão, os brinquedos de Paciência eram os MELHORES brinquedos que havia. Eles eram inquebráveis. Paciência esteve disposto a esperar pelo MELHOR, e, no final, ele foi muito mais beneficiado. Um relacionamento construído sobre o amor de aliança espera pelo melhor de Deus!

2. A versão de amor do mundo valoriza apenas o EXTERIOR, enquanto o amor de aliança valoriza muito mais o INTERIOR.
O amor de aliança NÃO se baseia no exterior. O amor de aliança consegue ver que, na verdade, o que subsistirá para sempre será o interior da pessoa.
Eu dou aula de canto para algumas meninas em Denver. Geralmente fazemos visitas a asilos para animar e entreter um pouco seus moradores. É incrível o que acontece quando você envelhece. Ao observar aqueles idosos, notei claramente como a beleza é temporária. Ela simplesmente não dura para sempre. Quero dizer, quantas vezes você já ouviu um rapaz exclamar um "Uau! Que gata!" para uma senhora de oitenta anos que passa na sua frente? Isso não acontece. Por isso é realmente perigoso basear o nosso amor por alguém em algo que dura apenas alguns anos. É o que está no interior que você leva para a eternidade, independente de ser bom ou ruim.
Um dia, ao visitar um asilo, parei no quarto de uma senhora de mais ou menos oitenta e cinco anos. Ela havia sido uma modelo no passado e em sua cômoda havia uma fotografia dela - de quan­do era jovem e bonita. Mas, no presente, ela era igual a todas as senhoras idosas do asilo. Estava debilitada, enrugada, tinha cabe­los brancos e estava em uma cadeira de rodas. Após alguns minu­tos de conversa, tornou-se evidente para mim que ela crescera de­positando todo o seu valor na aparência externa. Toda a sua beleza se fora com o tempo, e agora o seu verdadeiro caráter estava sen­do desvendado. Ela se preocupava, queixava-se e reclamava de tudo. Ficava brava por causa disso e daquilo. Era quase impossível escutar alguma coisa agradável dela! E eu não via a hora de sair de lá.
A próxima senhora que visitei era exatamente o oposto. Era tão idosa como a ex-modelo, mas era evidente que durante a sua vida ela havia valorizado mais o seu interior. Ela era doce, agradável e divertida de conversar. Eu poderia ter ficado com ela durante toda a tarde.
Decidi, então, que eu queria viver a minha vida valorizando mais o meu caráter interior do que a beleza externa. Desejei mostrar mais do que uma linda fotografia na cômoda quando ficasse mais velha. Desejei ter um coração puro.
O amor de aliança penetra a superfície e se aprofunda bem mais. Seu futuro cônjuge não será sempre tão atraente como no dia do seu casamento. Mas quem é que se importa? Se o seu relacionamento estiver baseado no amor de aliança, vocês vão se amar por aquilo que está no INTERIOR, que poderá ficar cada vez mais bonito com o passar do tempo em que viverem juntos!

3. A versão de amor do mundo é EGOÍSTA. Está sempre perguntando "O que é melhor para MIM?" Enquanto o amor de aliança pergunta "Como posso servir o outro?"
Garotas, imaginem-se nesta situação. Um terrorista acaba de arrombar a sua casa e ameaça matar a todos com sua metralhadora. Seu marido berra aterrorizado, esconde-se atrás de você. a empurra e grita:
- Ela primeiro! Mate ela primeiro!
Quantas de vocês desejam viver com um homem desses? Embora não desejássemos que nosso cônjuge tivesse esse tipo de caráter, essa é a atitude mais comum na maioria dos relacionamentos. O que é que EU ganho? Quando eles iniciam um relacionamento de namoro é porque querem satisfazer o desejo de ter uma companheira. Quando terminam um relacionamento de namoro é porque a outra pessoa não está mais satisfazendo as necessidades. Você NÃO pode levar esse tipo de atitude para dentro do seu casamento e esperar que ele dure. A única forma de um casamento durar é quando as duas pessoas decidem desejar o melhor para o outro, em vez daquilo que é melhor para si mesmas.
Quando Cristo morreu por nós, Ele não pensou no que seria melhor para Ele. Ao contrário, Ele sacrificou tudo porque aquilo era o melhor para nós. Esta é a única atitude correta para um relacionamento duradouro. A mesma atitude de Cristo.
Temos uma amiga muito querida em Michigan chamada Karen. Após dez anos de casamento, seu marido sofreu um terrível acidente de carro, afetando gravemente seu cérebro. Daquele mo­mento em diante, ele precisou ser cuidado como uma criança. Não podia mais comunicar-se como um adulto. Não podia mais satisfa­zer as necessidades de sua esposa.
Talvez, se Karen tivesse decidido abandonar seu marido, colocá-lo em uma casa de recuperação e começar uma vida nova, muitos nem a condenassem. Mas ela não fez isso! Ela sabia que havia estabelecido um compromisso com ele para o resto de sua vida. Ela tem permanecido fiel ao seu lado há anos, enquanto ele continua nessa condição inválida - não porque isso seja o melhor para ela, mas porque ela ama seu marido com um amor altruísta, o amor de aliança.

4. O mundo considera o amor algo TEMPORÁRIO; o amor de aliança é PERPÉTUO.
Quando vivi no mundo do namoro, muitas pessoas me dis­seram:
- O namoro é a melhor forma de se preparar para o casamento.
Acreditei nessa afirmação por algum tempo, mas logo comecei a refletir mais.
Como o namoro pode me preparar para o casamento? Sempre está baseado em relacionamentos temporários. Vejo uma pessoa de quem gosto, começo um relacionamento, fico cansada do cara, conheço outro cara, termino o primeiro relacionamento e começo outro. No mundo do namoro, eu ia de um relacionamento temporário para o outro. Se o relacionamento não funcionasse, havia sempre uma solução muito fácil: terminar e encontrar uma nova pessoa.
Finalmente, cheguei à conclusão de que namorar não estava, na realidade, me preparando para o casamento, mas para o DI­VÓRCIO. Estava me ensinando a pular casualmente para um rela­cionamento e terminá-lo logo que eu desejasse. Se você espera ter um casamento que dure toda a vida, não é esse tipo de pensamento que você deve carregar consigo.
Deus criou os casamentos para prevalecerem ao teste do tempo. Você deseja uma história de amor e viver um final feliz? Você pode ter uma! Comece hoje, ao amar o seu futuro cônjuge com um amor de ALIANÇA: o amor de Deus. Comece a trabalhar. Você já possui uma VIDA AMOROSA!




= = = = = = = = =
O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconveni­entemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas havendo profecias, desaparecerão; havendo ciência passará.
I Coríntios 13:4-8
♥ ♥ ♥
Senhor, decido amar meu futuro cônjuge com o amor de aliança em vez do amor superficial ao mundo. Ajuda-me, a partir de hoje, a ver o casamento como um compromisso que dura toda a vida. Ajuda-me a permanecer fiel ao meu futuro cônjuge para que eu possa estabelecer hoje uma base de fidelidade para o nosso casamento. Ajuda-me a valorizar aquilo que Tu valorizas em um relacionamento - as coisas eternas. Limpa a minha mente dos pensamentos do mundo. Ensina-me a amar com o amor ágape. Ensina-me a pensar mais em meu futuro cônjuge do que em mim mesmo. Ensina-me o significado verdadeiro do amor de aliança.
= = = = = = = = =



Pão partido e vinho derramado

Eric e Leslie Ludy

Nada mais é do que a sombra da Sua graça,
nada mais é do que uma amostra do Seu amor;
A união em aliança de duas vidas devotadas -
um noivo e sua noiva.
É uma vida de serventia, desprovida de amor
para demonstrar-lhes o bem.
Dedicação humilde é o lavar de seus pés:
Esse é o verdadeiro significado da aliança.

Tudo o que tenho e tudo o que sou; dou a minha vida.
Sem reter, mas compartilhando tudo;
Pão partido e vinho derramado.

Lembre-se de Cristo, nosso Rei, de sua oferta eterna
Ele mostrou o seu coração de amor e graça,
Sangue escorrendo em sua face açoitada.
Ele propôs uma aliança com Sua noiva amada,
Por meio de seu próprio sangue, de Sua própria vida...

Tudo o que tenho e tudo o que sou; dou a minha vida.
Sem reter, mas compartilhando tudo;
Pão partido e vinho derramado.











O Seu Castelo de Sonhos

Seu castelo está ficando magnífico! Realmente desejamos parabenizá-lo pelo esforço depositado. Você deve estar bem entu­siasmado para poder se mudar de vez. Há apenas um problema -você ainda não tem o teto! Se você se mudar para o castelo sem uma cobertura, poderá acontecer coisas horríveis... como ser pego de surpresa no meio da noite por uma tempestade ou até mesmo ser "presenteado" com a sujeira de algum passarinho que estiver voando sobre a sua cabeça - bem no seu rosto! Uiii! E melhor buscar o martelo e os pregos.
PASSO 5 na lista de trabalho: colocar o teto. Traduzindo para relacionamentos, significa:
envolvimento da família.

Capítulo 11: A Chave Secreta do Romance

- Leslie -
Imagine a cena! Lá está você e sua futura esposa cami­nhando pela praia. O cenário é perfeito! Uma brisa morna acaricia suas faces, as ondas vão harmoniosamente ao encontro das rochas, uma gaivota voa sobre suas cabeças e crianças brin­cam à distância. Vocês dois param e sentam-se em um banco para contemplar o lindo pôr-do-sol, que ilumina o céu sobre o oceano. Você sorri e olha nos olhos dela. Não há nada que possa atrapalhar o momento. Respira fundo e começa a fazer a pergunta que espera fazer há tanto tempo:
- Susana... queria te perguntar uma coisa, você começa a falar hesitante.
- O quê? Ela olha para você com expectativa.
Com as mãos trêmulas, você mostra uma caixinha branca. O momento que você tanto esperava finalmente chega. O romance está no ar! Tudo é bonito! Você sabe que aquele será o pedido de casamento mais perfeito. Quando está pronto para falar, de repente, você ouve uma voz que vem de algum lugar, atrás de você.
- Ei, vocês dois, seus pombinhos, ressoa a voz da sua mãe, não é um lindo pôr-do-sol? Olhem para essas cores! Julinho?! Isso aí é uma aliança? Que romântico!
Logo o seu pai aparece também:
- Ei, será que alguém quer pipoca?
- Não podíamos perder esse grande momento, sua mãe interrompe, enquanto tira a câmera fotográfica da bolsa queríamos estar aqui para fotografar o momento em que Susana aceitasse o pedido de casamento! Isso é tão emocionante!
Você não acredita no que está acontecendo. O sonho romântico tornou-se um pesadelo! Seus pais estão perseguindo-os aonde quer que vão! Sua boca seca e você sente seu estômago revirar.
- Ei, Julinho, o que é que está esperando? Ressoa a mesma voz familiar. Faça a pergunta! Cada segundo está sendo filmada em vídeo! Nossa, seu rosto está bem vermelho, hem! Você usou outra vez aquela colônia que te dá alergia? Aquilo realmente fede!
Vagarosamente, você vira para a câmera de vídeo e vê um baixinho filmando tudo. Seu irmãozinho! Aahhh! Nãaooo!!!
Você dá um pulo e começa a correr o mais rápido que pode. Você precisa se livrar de sua família! Eles estão estragando tudo! Você continua correndo, sem olhar para trás! Ouve vozes à distância:
- Júlio! Aonde você está indo? pergunta Susana. Não me deixe aqui sozinha com esses malucos!
- Ei. Julinho. grita seu irmão, qual o problema? Você tá precisando ir ao banheiro?
- Júlio Schimit, berra sua mãe indignada, venha já aqui. mocinho, venha pedir a mão da Susana!
Sua vida já era. Nunca mais será a mesma! Romance é coisa do passado e tudo isso é culpa do seminário do Eric e da Leslie Ludy. do qual você participou. Eles o aconselharam a permi­tir que sua família se envolvesse mais no seu relacionamento com sua futura esposa. Eles destruíram sua vida! Você nunca se casará e Susana nunca mais vai olhar na sua cara. Tudo é um desastre. Você está destinado a ser um ermitão para sempre. Tudo por culpa deles!
Está bem, está bem, está bem. É apenas imaginação, não é a realidade! Uf! Esse cenário daria para ser o de um filme de terror!
♥ ♥ ♥
Visões dessa horrível situação começam a dançar em nossas mentes quando ouvimos pela primeira vez frases como "envolver a sua família". Permitir que a nossa família se envolva nesta sagrada área de nossa vida, a dos relacionamentos, soa a coisa mais terrível que nos possa acontecer. Quero dizer, deixar Deus no controle de tudo já foi ruim o suficiente! Agora, deixar a minha família fazer parte disso? DE JEITO NENHUM!
Simplesmente, temos a certeza de que eles vão estragar tudo e destruir o romance. E o envolvimento deles, seja qual for, transformará todo o relacionamento em um grande pesadelo.
Bem, nós dois queremos dizer que SABEMOS exatamente como você se sente. Eu e Eric amamos muito nossas famílias, mas o pensamento de que todos se envolvessem de forma íntima em nosso futuro relacionamento nos incomodava muito. Mas. acidentalmente, descobrimos que o envolvimento de nossas famílias era um segredo do romance em nosso relacionamento. Sim, você acabou de ler isto mesmo: romance!
Não nos arrependemos nem um pouco de nossas famílias terem participado diretamente em nosso relacionamento. Quando olhamos para trás e vemos que realizamos as coisas à maneira de Deus, vemos também que eles fizeram GRANDE parte da beleza do romance que experimentamos.
Eric e eu sempre sonhamos em nos apaixonar e nos casar com nossos melhores amigos. Sempre achamos que seria muito romântico ter um lindo relacionamento com alguém e, então, per­ceber que estávamos apaixonados um pelo outro.
Ao crescer e entrar no mundo do namoro, cheguei à conclusão de que aquele sonho, provavelmente, não era muito realista. Quero dizer, como é que uma pessoa pode se tornar o "melhor amigo" de alguém do sexo oposto se eles estão sempre tentando impressionar um ao outro?
Eu conhecia um cara bonito na escola ou na festa. Trocávamos olhares por algum tempo. Logo, estávamos conver­sando e paquerando e depois já estávamos namorando. Desde o começo, nosso relacionamento era baseado apenas na atração. Eu nunca consegui realmente conhecer um cara, depois de paquerar e impressionar, para considerá-lo um amigo verdadeiro. O namoro sempre me impediu de desenvolver amizades verdadeiras.
Conheci Eric durante um período de minha vida em que eu havia decidido renunciar meus relacionamentos de namoro e con­centrar-me em Deus até que Ele trouxesse meu futuro marido a minha vida. Eric é cinco anos mais velho que eu, e, naquele tempo, eu o considerava um irmão mais velho no Senhor.
Logo que começamos a nos conhecer, o tempo que gasta­mos juntos foi, na maioria das vezes, com nossas famílias. Tínha­mos reuniões de oração em nossas casas, fazíamos piquenique e churrascos e compartilhávamos muitos outros momentos de comu­nhão. Nossas famílias até viajaram juntas em trabalhos missionári­os.
Creio que Eric foi o primeiro jovem a me conhecer como eu realmente era. Por quê? Porque a nossa amizade cresceu enquanto estávamos com nossas famílias. Era impossível para mim vestir uma máscara para impressioná-lo. Principalmente com DOIS irmãos mais novos ao meu redor para manter-me bem humilde! Irmãos, irmãs e pais não permitem que você saia da linha.
Pode parecer algo muito incômodo conhecer alguém dessa forma, mas foi a melhor coisa que fizemos. Depois de alguns me­ses, quando permitimos que conhecêssemos um ao outro, perce­bemos que nos tornamos rapidamente verdadeiros amigos.
Quando Deus começou a nos mostrar que o Seu plano era que fôssemos "mais do que amigos", nossas famílias puderam se envolver integralmente no novo relacionamento e apoiá-lo pelo fato de todos terem testemunhado o seu crescimento e desenvolvimen­to. Nossos pais vibraram com o que Deus havia realizado em nos­so meio e nos abençoaram para que aprofundássemos nosso rela­cionamento. Eles confiaram em nós! Eles puderam nos liberar para que o nosso relacionamento fosse dirigido por Deus pelo fato de terem testemunhado a forma como Deus nos havia unido.

Pensamentos de Eric sobre a família

Durante o meu período de crescimento, as palavras famí­lia e romance nunca foram sinônimas para mim. Família estava associada a coisas como mesa de jantar, disciplina, igreja e quarto arrumado. Romance estava sempre associado a sonhar acordado, sussurros, beijos roubados e cinemas drive-in *. Pronunciar as duas palavras juntas na mesma frase seria como jogar sal em cima de um delicioso sorvete com cobertura de chocolate quente. Tudo isso até eu começar a conscientizar-me da maneira de Deus realizar as coisas.
Eu, praticamente, deparei-me com esse antagonismo aparente. Foi em um domingo à tarde, no verão de 1992. Saí para almoçar com um senhor chamado Richard R. Runkles... nada mais, nada menos do que o pai de Leslie!
- Hum, Rich? balbuciei, enquanto secava as palmas de minhas úmidas mãos com o guardanapo. Acho que Deus tem me mostrado que um dia Leslie será minha esposa!
Se fosse para classificar as frases mais constrangedoras que eu já pronunciei em toda a minha vida, essa, provavelmente, seria classificada como a segunda mais abominável. A primeira foi quando meu irmão tinha quatro anos e tive de contar a ele sobre sua marca de nascença no bumbum. (Brincadeirinha, Mark!) É constrangedor e anormal quando se diz algo desse tipo a um pai. É como se você estivesse dando uma palestra importante com o zíper da calça aberto. Não importa quão digno de confiança você aparente ser, os pais têm a capacidade de perfurar a nossa alma.
Quando eu, finalmente, murmurei aquelas palavras fatais, Rich fez a declaração mais extraordinária que eu já ouvira em toda a minha vida.
- Eric, disse, eu e Janete temos orado pelo futuro marido de Leslie por quatorze anos (quando tornaram-se cristãos) e sabe­mos já há algum tempo que você é esta pessoa.
Agora, é importante que você saiba que essa não foi a nossa primeira conversa. Eu já havia pedido conselhos a Rich. Queria saber como deveria distanciar-me de Leslie, sem magoá-la, para não nos desviarmos dos propósitos de Deus para as nossas vidas. Rich abençoou-me e aconselhou-me a prosseguir o relacionamento com Leslie e a deixar que Deus me dirigisse.
Eu não havia percebido o significado daquela declaração, mas, no decorrer das semanas, Deus começou a falar comigo. Mos­trou-me que era realmente Ele quem estava harmonizando o meu, relacionamento com Leslie e que, de fato, havia destinado que nos­sas vidas se unissem. Em vez de ter ido diretamente a Leslie e falar sobre aquelas novidades emocionantes, aprendi uma abordagem diferente.
Deus permitiu que meus olhos vissem que Leslie estava protegida por uma "bolha"- ninguém poderia abrir a porta da "bo­lha" sem ter a chave. E havia apenas um homem que possuía a "chave da bolha" que protegia aquela jovem, Rick Runkles, seu pai, o homem que a conhecia melhor do que qualquer outro homem na face da terra. Então, fui primeiro até ele. E naquela manhã ines­quecível, enquanto eu suava na sua frente, ele me deu a chave!
Mesmo depois de eu ter a "chave", não corri para contar a Leslie sobre o acontecido. Ao contrário, marquei um encontro com o pai dela e o meu pai para que pudéssemos conversar. Eu queria fazer as coisas da forma certa e sabia que o jeito mais seguro de fazer isso seria por meio da oração e do conselho dos "meus dois pais".
Rich e meu pai oraram por mim e abençoaram o relacionamento que estava para iniciar. Então, Rich proferiu as palavras que eu nunca mais esqueceria:
- Eric, eu o abençôo para ganhar o coração de minha filha.
Naquele momento essa verdade tornou-se vivamente clara para mim. "Com a bênção do pai. vem a bênção do Céu." Leslie era o tesouro precioso de Rich. Ele tinha a responsabilidade de guardá-la e protegê-la até que o seu marido tomasse essa responsabilidade. Deus me honrou. Nosso relacionamento foi concebido na ordem correta e apropriada, e, desde então, estáva­mos colhendo os benefícios.
Com o passar dos meses, comecei a encontrar-me com Rich regularmente. Como ele conhecia Leslie melhor do que ninguém, ele começou a me mostrar quem ela era e quais eram as suas ne­cessidades. Aprendi a ser muito mais sensível com Leslie por meio daquelas conversas com Rich do que se tivesse desenvolvido essa responsabilidade apenas no relacionamento com ela.

Agora, de volta a Leslie...

Ao descobrir que os meus pais e os pais de Eric sentiam que ele era o homem certo para mim, eu tive a confirmação exata de que precisava para compreender a vontade de Deus. Eu sentia que Eric era o homem da minha vida, mas desejava que Deus me mostrasse isso por meio de uma outra pessoa. E Ele escolheu os nossos pais.
Quando Eric começou a se encontrar com meu pai. eu me senti tão honrada! Ali estavam dois homens - os dois homens mais importantes da minha vida - encontrando-se com o único propósito de falar sobre A MINHA VIDA. Eles discutiam a melhor maneira de me tratar, minhas necessidades e desejos. Que garota não se sentiria como uma princesa nessas circunstâncias?
Pouco tempo depois da segunda conversa entre Eric e meu pai, nossas famílias se reuniram - éramos dez pessoas - para falarmos sobre o que Deus estava fazendo. Estávamos todos na sala e cada pessoa das duas famílias - nossos irmãos e pais - falavam da felicidade que sentiam ao saberem como Deus nos havia revelado pessoalmente que o nosso relacionamento era uma direção Dele. Que noite emocionante!
Naquele dia, nossas famílias se uniram em uma comunhão muito íntima. Éramos, até então, os melhores amigos. Nossas famílias puderam ver nosso relacionamento crescer e desabrochar como Deus desejava que acontecesse. É claro que não somos perfeitos. Todos cometemos erros. Mas Deus continuou a manter o nosso amor. Por meio do nosso relacionamento, eu e Eric tivemos a bênção e o apoio total de cada pessoa de nossas famílias. Certamente, esse foi o plano de Deus para as nossas vidas.
Nem todos têm pais ou membros da família que sejam firmes com Deus como os nossos. Nem todos serão abençoados por suas famílias como nós somos abençoados por nossas famílias. Mas acre­ditamos que, mesmo assim, Deus tem um plano extraordinário para a área de relacionamentos na vida de cada pessoa. Se você fizer o que for possível para honrar seus pais, seus irmãos e suas irmãs, você pode ter a certeza de que Deus lhes dará uma bênção excep­cional. Um dos momentos inesquecíveis de minha vida aconteceu logo após a cerimônia do nosso casamento. Eu, Eric e nossas fa­mílias nos reunimos em um salão, no fundo da igreja. Todos se abraçavam, choravam e riam - todos ao mesmo tempo! Foi lindo! Toda a nossa família sentiu-se tão parte da celebração como nós sentíamos! Começar uma nova vida com o apoio, a bênção e o entusiasmo de nossa família foi inacreditavelmente arrebatador e libertador! Pudemos olhar para o nosso futuro com entusiasmo e para o nosso passado sem arrependimentos.


= = = = = = = = =

 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
Efésios 6:2-3
♥ ♥ ♥

Senhor, obrigado pela família que me tens dado. Ajuda-me sempre a lembrar que eles nunca serão perfeitos - que eles poderão decepcionar-me porque são humanos, assim como eu sou. Ajuda-me a ter a graça e a força para perdoar minha família quando eles me magoarem. Quero deixar o orgulho e as mágoas que sinto com relação a eles e começar a tratá-los com o amor e o respeito que Tu desejas.
Quero conhecer o plano que Tu tens para a minha família. Por favor, dá-me a coragem para permitir que eles se envolvam e façam parte da minha vida. Dá-me a humildade para escutá-los e a sabedoria para considerar seriamente tudo o que falarem.
Quebra todas as paredes que nos separam. Ajuda-me a amá-los incondicionalmente!
= = = = = = = = =









O Seu Castelo de Sonhos

Que bom, você conseguiu colocar o telhado - agora você pode se mudar! É! Mas espere um minuto, será que não está faltando nada?
Faça uma supervisão no seu castelo. Você já assentou o concreto, os blocos de pedra. Você já tem, até mesmo, um teto à prova de água e de "sujeira" de passarinho. Mas quanto tempo você conseguirá ficar em um lugar onde não há carpete nem móveis - sem falar da lareira?
O seu castelo precisa daquilo que alguns chamariam de "um toque feminino". Mas também pode ser "um toque masculino". Na realidade, é sobre isso que falaremos neste próximo capítulo. Por isso, rapazes.... estejam atentos e peguem as revistas de decora­ção!
PASSO 6 na lista de trabalho: completar com o carpete, com os móveis e com o fogo da lareira. Traduzindo para relaciona­mentos, significa:
ternura.

Capítulo 12: Mais do que Flores

- Eric –
Se parássemos para dar uma olhada na construção do seu castelo, veríamos um magnífico alicerce capaz de durar centenas ou até milhares de anos. Seu castelo daria de dez a zero contra qualquer tempestade e escarneceria das marés. Mas, em­bora se mantivesse firme e com uma determinação de ferro, não seria muito confortável morar nele. Seria nada mais do que uma enorme estrutura com paredes de concreto, corredores sem cor e pisos frios. São necessários um temperinho, uma corzinha e, até mesmo, uma musica ambiente. Com o simples acréscimo do carpete, dos móveis e da lareira no centro, toda a atmosfera muda.
Qual seria esse acréscimo dentro do relacionamento? Ei! Todos os jovens solteiros aí, prestem atenção! Gostaria de lhes revelar um segredinho para conquistarem o coração de uma mulher.
Todos nós sabemos que a mulher é fascinada por casacos de pele, anéis de diamante, músculos protuberantes e, é claro, pei­to cabeludo. Bom, se isso fosse verdade, eu ainda estaria solteiro! Agora, não estou aqui para dizer que essas qualidades não ganha­riam o coração de uma mulher. Estou aqui para dizer que há um outro tipo de qualidade em um homem que supera uma dúzia de rosas ou enormes bíceps.
Tratar uma mulher com ternura é o maior de todos os segredos do romance. É exatamente a ternura que acrescenta o carpete, os móveis e a lareira em seu castelo de sonhos.
Rapazes, não sei se vocês já perceberam isso, mas a ternura não é a qualidade mais natural de nós, homens. Se a ternura fosse comparada a um colchão macio, a maioria de nós seria um colchão de pregos. Em nossa cultura, a suavidade e a sensibilidade não são tão valorizadas como o espírito machista e um corpo musculoso. Aprendemos que devemos ser durões e que não devemos expor os nossos sentimentos. Temos de ser fortes e não podemos chorar diante das mulheres. Porém, se verdadeiramente desejamos ser como Cristo, precisamos aprender a ser gentis, sensíveis e ternos.
A ternura está no ar! Ela requer que nos esqueçamos de nós mesmos e que pensemos nas necessidades de outra pessoa. Estamos tão condicionados a pensar somente em nós mesmos! Como resultado, geralmente perdemos os lindos frutos que a ternura dá. Imagine Leslie derramando. acidentalmente, mostarda em minha camiseta predileta. Quando percebe, fica apavorada só de pensar em me contar. Quando confessa o terrível acidente, tenho duas opções: agir de forma egoísta ou terna.
A reação egoísta seria o mesmo que pensar como seria a vida sem a minha adorada camiseta do meu time preferido. A reação terna envolve a simples atitude de enxergar a situação pela perspectiva dela. Ela fez aquilo de propósito? É claro que não! Como é que devo reagir? Ela precisa que eu coloque meu braço sobre o seu ombro, que a beije na face e que diga:
- Les, não tem problema! Eu te amo!
A ternura é a arte de reconhecer o que a outra pessoa necessita e agir de acordo com essa necessidade. Quando eu a trato com ternura. Leslie me trata com ternura. O oposto também é verdade. Se a trato com egoísmo, esta atitude geralmente estimula uma reação egoísta.
Se eu sei que Leslie precisa apenas de um abraço, a ternura não procura questionar o porquê de ela precisar ser abraçada. Ela simplesmente vê a necessidade e age. Se eu percebo que Leslie está cansada devido aos afazeres domésticos, em vez de ficar argumentando que já fomos ao restaurante no mês passado, a ternura vê a necessidade e tenta supri-la de forma criativa e persistente.
Há horas durante o dia em que Leslie precisa apenas saber que estou pensando nela. A ternura descobre meios de expressar o amor de forma criativa. Um botão de rosa. um cartão, um jantar -são atitudes que podem mostrar ternura e expressar o amor de forma criativa, significativa e surpreendente.
Tudo bem, Eric, mas eu não sou casado! Na verdade.
não tenho a mínima idéia de com quem vou me casar! Como é que posso ser terno sem uma companheira?
Essa é uma boa pergunta! Veja bem, a ternura não é algo que expressamos somente ao nosso cônjuge quando nos casamos, é um atributo de Cristo que devemos aprender a expressar às pes­soas ao nosso redor.
Não lhe recomendo dar um buquê de rosas ao mecânico da esquina quando perceber que ele está tendo um dia péssimo. Não, você precisa descobrir alguma coisa que seria especial para ele. Talvez ele precise de um cartão de agradecimento que expresse a sua gratidão por ter encontrado um mecânico tão competente e barateiro como ele.
Abraçar a secretária do seu pai, sussurrar no ouvido de seu vizinho e levar a professora da terceira série para um jantar romântico não são formas aconselhadas de praticar a arte da ternura. Mas tente dizer a sua mãe quanto você a ama e admira a sua comida. Diga a sua irmã como ela é uma boa dançarina e como você se orgulha de fazer parte da mesma família dela. Dê um abração no seu irmão e certifique-se de que ele saiba que é o melhor irmão que você poderia ter. Você poderia, até mesmo, dar um pulo a uma loja para comprar uma dessas camisetas "Papai é o n° 1" para surpreendê-lo com a lembrança. Está bem. eu não falei que apren­der a ser terno seria fácil!
A ternura não é algo que você só começa a desenvolver quando se casa. É uma característica que precisa ser cultivada enquanto você ainda é novo. Pelo menos, é muito mais fácil ser disciplinado e aprender nessa fase. Pode ser que pareça muito fácil expressar ternura ao seu futuro cônjuge. Na realidade, parece muito mais simples expressar ternura a alguém que será muito especial no futuro do que a sua família biológica hoje.
Um dia minha mãe me disse:
- Eric. a maneira como você me trata é exatamente como você tratará a sua esposa.
Não acreditei naquilo. Mas ela estava certa como todas as mães. Se eu fosse indelicado com minha mãe e insensível aos sentimentos dela, eu. certamente, agiria da mesma forma com a pessoa a quem eu prometeria o meu amor e cuidado.
Deus me deu a oportunidade de restaurar os relacionamentos com minha família antes de me casar. Durante um período de três anos. pude desenvolver atos de ternura com minha mãe e minha irmã. Não, não foi tão emocionante como foi com Leslie. mas gerou a mesma satisfação. A ternura é um ótimo bálsamo para os corações feridos. Ela acrescenta um brilho e uma cor à vida. fazendo qualquer cara feia dissipar-se.
♥ ♥ ♥
Isso poderá parecer uma traição para os homens, mas houve ocasiões em minha vida nas quais eu apenas precisava ser abraçado e ter alguém para me acariciar. Quando eu tinha vinte e três anos. minha mãe me envolveu em seu colo. como se eu fosse um garotinho. e eu chorei em seus braços. Foi necessário que houvesse cura entre nós dois e aquela expressão de ternura quebrou anos de dor e orgulho.
Houve algumas ocasiões em nosso casamento nas quais eu precisei apenas que Les me abraçasse e me confortasse. Em outras palavras, garotas, os homens precisam ser tratados com ternura também.
As palavras de Leslie influenciam tremendamente a minha vida. Ela me conhece tão bem que poderia me destruir com as suas palavras. Mas Leslie tem escolhido expressar palavras que me enaltecem, me encorajam e fazem com que eu me sinta um prínci­pe. Ela conhece cada fraqueza minha, mas sempre me encoraja, em vez de me criticar. Então, se você me vir andando com o peito estufado e com um brilho de confiança nos olhos, é porque Leslie me tratou com ternura.
O contrário também é verdade. Leslie é muito sensível às minhas palavras. Tenho em minhas palavras o poder de tanto des­truí-la como moldá-la em uma radiante princesa. A ternura não é apenas um bom instrumento para o seu futuro casamento, ela é essencial. Essa é a diferença entre as paredes de concreto e os corredores coloridos.
Comecem agora! Rapazes, procurem suas mães e digam-lhes como são bonitas. Garotas, procurem seus pais e digam-lhes como são charmosos e fortes. Esperem só para ver o que acontece!

= = = = = = = = =
Nada façais por partidarismo, ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.
Filipenses 2:3-4

♥ ♥ ♥
Senhor, perdoa-me por não ser terno. Perdoa-me por viver de forma egoísta e por considerar apenas as minhas próprias necessidades superiores às aos outros. Ajuda-me a preparar-me para meu futuro cônjuge ao expressar ternura a minha família e àqueles em minha comunidade. Ensina-me maneiras criativas para que eu possa sair do meu próprio mundo e amar outras pessoas. Desejo ser como o Senhor. Quebranta-me. Amolece o meu coração.
= = = = = = = = =




Mais do que flores
Eric Ludy

Com uma rosa doce e suave e com suas pétalas delicadas,
A sua linda face concebe um brilho tenro e radiante.
Com flores eu poderia revelar o meu coração, meu amor tão profundo
Mas muito mais importante é...

Que você me veja expressar o meu amor por você diariamente,
Que você me escute adornando-a com cada palavra de meus lábios,
Que você me pegue servindo-a em maneiras que você não deveria ver.
Então você saberá... o que muito mais do que flores poderia mostrar.

Com um diamante tão bem cortado, adornado em ouro para embelezar o seu ouvido,
Eu poderia encantar o seu precioso coração, e ganhar de seus olhos uma lágrima.
Com presentes e pedras caríssimas, poderia ganhar o seu coração
Mas muito mais importante é...

Que você me veja expressar o meu amor por você diariamente,
Que você me escute adornando-a com cada palavra de meus lábios,
Que você me pegue servindo-a em maneiras que você não deveria ver.
Então você saberá... o que muito mais do que flores poderia mostrar.

O mundo não se orgulha de homens sensíveis,
Mas eu escolho viver a minha vida para ser reconhecido no Céu.

Capítulo 13: Os Cavaleiros de Armadura Brilhante Realmente Existem?

-Leslie -
Para as garotas
Garotas. aqui está um capítulo escrito especialmente para vocês. (Rapazes, não tentem me enganar! Sei que vocês também devem estar xeretando este capítulo, mas deixe-me pre­veni-los: se vocês lerem este capítulo, vocês assumirão as con­seqüências! Estamos prontas para embarcar em uma séria "con­versa de garotas". Se vocês se consideram homens o suficiente para lidar com isso,tudo bem. vão em frente!) Agora, onde eu estava? Ah sim. de volta às garotas...
Lá está ela com seus cachos dourados flutuando sobre os ombros, seu vestido branco, alvo como a neve. tremulando com a brisa. Ela olha para baixo, para a parede de pedras do vale. Olha ansiosamente. Em algumas horas o terrível Conde Hawkings sen­tenciará a sua morte, a menos que...
Ela não ousa ter esperanças de que alguém a salve. Isso seria praticamente impossível! Não há quem seja sábio e corajoso o suficiente para vencer o Conde.
Espere! Que barulho distante é esse? Ela levanta os olhos e procura ver. Fica ofegante com a surpresa.
Ali, vindo em direção da fortaleza, em cima de um cavalo branco, está o cavaleiro mais corajoso e atraente que já vira em toda a sua vida! Ele galopa a toda a velocidade, aparentemente sem temor dos poderosos guardas do Conde que rodeiam a forta­leza.
Ela observa maravilhada, enquanto ele desarma todos os cinqüenta soldados com apenas um golpe de sua espada. Um se­gundo depois ele irrompe os portões do castelo, e ela pode escutar vozes alarmadas gritando lá embaixo. Depois de um breve tumulto, ela escuta passos subindo as escadas em direção do quarto onde está trancada. Uma voz a chama:
- Para trás, minha lady *, vou arrombar a porta!
E em pouco tempo, o nobre cavaleiro está em sua frente.
- Você me salvou! exclama a princesa.
- Não foi nada. responde humildemente, tomando-a em seus braços. Ele a carrega escada abaixo, passando pelos corpos dos homens que vencera sozinho. Ele a coloca em seu cavalo bran­co e os dois galopam em direção ao pôr-do-sol. E viveram felizes para sempre... é claro! Fim.
♥ ♥ ♥
Será que, depois de uma história como essa, ainda há algum rapaz por aí? Bem, só perguntei para ver quantos de vocês estão, de fato, prontos para ir até o fim do capítulo. Brincadeirinha! Contei essa história porque tenho uma razão MUITO importante.
Garotas, sei que vocês estão babando com o cavaleiro dessa história e que desejariam ser a donzela em perigo, certo? Está bem. talvez eu seja um pouco exagerada, mas tenho quase certeza de que cada garota possui o seu "cavaleiro de armadura brilhante", com quem sonha encontrar-se um dia. E uma coisa que toda garota neste mundo nasce desejando que aconteça, pois nunca conheci uma garota que não esperasse pelo Príncipe Encantado.
É hora de fazer aquela pergunta importante: Os cavaleiros de armadura brilhante realmente existem? Quero dizer, uma coisa é ler contos de fadas que narram histórias de príncipes encantados, mas e na vida real?
Neste livro, até agora, temos dito a você como se guardar completamente na área física e emocional para o homem com quem se casará um dia. Esperar pelo seu futuro marido é o MELHOR de Deus para você. Mas aposto que esta pergunta está correndo pela sua mente: Ele realmente existe? Não qualquer um, mas alguém que seja digno da sua espera! Será que ele existe?
É claro que existe, você me diz, li a história de vocês dois. Eric é, certamente, um "cavaleiro de armadura brilhante", mas, depois de viver dezoito anos e de ter conhecido mui­tos rapazes, posso dizer que ele é o único na face da terra. E já tem dona! Então, o que sobrou para mim?
Cresci sonhando com o meu cavaleiro de armadura brilhante. Um homem que fosse corajoso. Um homem que fosse forte, mas, acima de tudo, um homem que fosse doce. gentil, sensível. Um homem que me tratasse como uma princesa. Eu desejava e esperava um príncipe encantado e falava dele a minha família Quando assistia aos filmes na TV e o herói não se encaixava ao padrão do "príncipe encantado", eu sentia desgosto e perguntava-me como a heroína conseguia suportar alguém assim.
- Para ganhar o seu coração, esse homem terá de ser muito especial, meu pai comentava comigo com um sorriso.
E eu lhe respondia com um sorriso confiante. Sabia que ele estava em algum lugar por aí! Eu sempre sonhava acordada com esse homem, por quem eu estava apaixonada, enquanto uma música suave tocava ao fundo.
O tempo passou e continuei sonhando, sonhando e acreditando que, um dia, o cavaleiro viria bater à minha porta. Então... entrei no colegial. (A linda música é interrompida e trocada abruptamente pelo ronco do ônibus escolar!)
Dei uma boa olhada nos rapazes ao meu redor e todos os meus ideais cheios de sonhos caíram por terra. Não havia um sequer que se encaixasse ao meu padrão de "cavaleiro de armadura brilhante".
Corajoso? Que piada. Pude perceber logo no jeitão exibido e no vestuário que eles eram totalmente inseguros.
Cavalheiro? Corta essa! Nenhum deles tinha a mínima idéia de como tratar uma mulher. Zero de educação! Eles nos empurravam, davam cotoveladas, cuspiam em nossos sapatos, fa­ziam gozações de nós e contavam as piadas mais nojentas que po­diam.
Sensíveis? Digamos apenas que essa era uma palavra de um idioma totalmente desconhecido para eles. Estavam tão longe dessa realidade que nunca poderiam DEFINI-LA!
Numa tarde inesquecível, eu conversava com Johnny (aquele do capítulo dois) sobre várias coisas, quando ele sugeriu:
- Já sei! O Bob tá na casa do Davi esta noite. E se eu ligar pra eles pra termos uma conversa a três na mesma linha? Não vou falar que você estará escutando e aí você saberá o que é uma verdadeira "conversa de homens".
Aquilo parecia interessante. Então, concordei. Logo. esta­va escutando os três conversando. Nos primeiros cinco minutos, já estava tão enojada que. mesmo que quisesse falar alguma coisa, não conseguiria.
Aqueles garotos estavam falando das MINHAS amigas da maneira mais pervertida e depreciativa! Estavam descrevendo seus corpos como se fossem pedaços de carne! Aqueles três garotos não eram rebeldes, ou vagais, ou viciados, ou hippizinhos. Eles iam à igreja, tinham boas notas no boletim, eram atletas e faziam parte da turminha popular. Eles eram a "nata"', os melhores a serem escolhidos, e estavam TÃO LONGE do meu padrão de "cavaleiro de armadura brilhante". Fiquei furiosa!
Depois que a conversa terminou. Johnny me perguntou:
- E aí, gostou da conversa?
- É assim que vocês falam das GAROTAS? perguntei.
- E, o que é que tem de errado? ele quis saber.
"Deixa pra lá. seu bobão egocêntrico e insensível!" Pensei. Sabia que ele nunca me entenderia.
Não é preciso dizer que toda a minha esperança de encontrar um "cavaleiro de armadura brilhante"começou a minguar. Na verdade, enquanto os dias passavam, comecei a achar que seria muita sorte minha encontrar um homem que não me tratasse como um pedaço de carne. Por isso comecei a abaixar meus padrões.
Namorei garotos com quem nunca desejei me casar. E mesmo o desejo de "me guardar" para o meu futuro marido começou a de­saparecer, simplesmente porque eu pensava que, se ele fosse pare­cido com os rapazes ao meu redor, ele não seria digno de tanto sacrifício.
É óbvio que a história NÃO termina assim! Garotas, vocês já sabem que Deus. de fato, me trouxe um "cavaleiro de armadura brilhante". Mas como é que eu pude chegar ao ponto de desacreditar que Ele estava agindo para trazê-lo a minha vida?
Bem, Ele não permitiu que eu desistisse. Quando Deus co­meçou a trabalhar em meu coração e a ganhar o controle dessa área da minha vida, Ele me mostrou que eu não deveria abaixar os meus padrões relacionados aos homens e pular, desesperadamente, de um relacionamento para o outro para encontrar o "cavalei­ro". Ao contrário, eu deveria esperar que Ele trouxesse esse ho­mem a minha vida - crendo que Ele realmente iria trazer alguém por quem realmente valesse a pena esperar.
Percebi que eu não queria apenas um "príncipe encantado", queria um homem que tivesse o caráter de Jesus Cristo! Pense nisso! Por que os "cavaleiros de armadura brilhante" nos atraem tanto? Porque eles têm as mesmas características que Jesus tem -são amorosos, bondosos, cavalheiros, sensíveis, corajosos, nobres... e a lista não tem fim. E Jesus é o Perfeito Cavalheiro. Ele sabe, como ninguém, tratar uma mulher. Por isso, em vez de procurar por um "príncipe encantado", comecei a procurar alguém que tivesse o "caráter de Cristo".
♥ ♥ ♥
Será que você, assim como eu, já duvidou que esse tipo de homem realmente exista? Ou que exista um homem assim para você? Quando estamos rodeadas por rapazes que estão DISTANTES desse padrão, fica difícil manter a nossa firmeza. E Satanás deseja que deixemos de acreditar que essa pessoa exista. Ele quer que desistamos de nossos padrões. Ele não quer que tenhamos alguém digno de nossa espera. Por quê? Porque ele sabe que, quando Deus une duas pessoas que se guardaram em absoluta pureza, o resultado é um casamento belo e forte que resultará em uma família bela e forte que resultará em um povo que faça mudanças neste mundo em nome de Cristo.
Garotas, quero ser totalmente sincera com vocês. Satanás tem trabalhado como louco para fazer com que você jogue fora tanto o seu tesouro interior como o exterior. Ele fará o que puder para você abaixar os seus padrões e desistir de esperar pela pessoa "especial". É por isso que você precisa saber de que lado está.
Esta é a história de uma secretária e seu chefe. Um dia, no escritório, eles têm a seguinte conversa. É mais ou menos assim:
Chefe: Ei, boneca, você dormiria comigo por um milhão de dólares?
Secretária: Um milhão de dólares? Claro!
Chefe: Está bem, e por cinco dólares?
Secretária: Cinco dólares? Nunca! Que tipo de mulher você acha que eu sou?
Chefe: Isso nós já decidimos, agora estamos apenas negociando o preço.
Ai! Isso dói, especialmente se você é uma, entre muitas garotas, que responderia da mesma forma. Se pudéssemos descobrir o lindo plano de Deus para as nossa vidas na área do romance, precisaríamos primeiro compreender como o tesouro que Deus tem nos dado é valioso. Não há PREÇO que pague a perda dele.
O nosso compromisso com Jesus deve ser tão profundo para que a nossa resposta sempre seja:
- Eu pertenço a Jesus Cristo. Quero o Seu melhor para a minha vida. Nem um milhão de dólares poderia satisfazer-me como o Seu perfeito plano me satisfaz. Eu O amo, e entregar o meu coração a qualquer um faria o Seu coração em pedaços. Eu acredito que Ele tem um plano para mim; não posso abaixar meus padrões.
É uma luta constante! Você precisa saber de que lado está. Eu tinha apenas onze anos quando um garoto falou em ter uma relação sexual comigo pela primeira vez! Para outras pessoas isso acontece quando são bem mais novos. Felizmente, eu sabia de que lado estava e disse não. Mas a pressão dos garotos para entregarmos a eles o nosso tesouro, seja ele emocional ou físico, apenas piora com o passar do tempo.
Nossa sociedade chegou ao ponto de achar que o "barato" é "perder". Ter padrões altos não é nada moderno. Você tem a escolha. Você pode ceder, sacrificar um tesouro precioso e man­char o plano maravilho que Deus tem para você e para o seu "ca­valeiro". E claro que você vai estar "por cima da onda" e vai poder se divertir - pelo menos por um período. Ou você pode sacrificar os prazeres temporários de hoje e permitir que Deus escreva a história de amor mais romântica - a SUA!
Quando o seu cavaleiro de armadura brilhante finalmente aparecer para conquistá-la, você terá um tesouro puro e inestimável para oferecer a ele. E, acredite-me, vale muito mais a pena espe­rar!
Recentemente, uma garota contou-me o seu envolvimento com um certo rapaz: "O cara me convidou para sair. Fiquei muito entusiasmada porque gostava dele, mas não sentia que Deus desejava esse relacionamento. Então disse não. Algumas semanas mais tarde, ele começou a namorar uma amiga minha. Hoje estou muito frustrada, como se tivesse ignorado uma oportunidade ou perdido alguma coisa"
A minha reação diante disso foi: "Por que gastar tempo, energia e afeição com alguém que não a ama integral e completamente? A razão pela qual ele a convidou para sair foi porque ele queria uma namorada. Obviamente, você foi a primeira da lista, mas quando viu que não daria certo, ele correu para a sua amiga. Por que você desejaria envolver-se com alguém que está apenas à procura de uma namorada?"
Temos de encarar os fatos, meninas (e rapazes, para aqueles que ainda estiverem conosco). Muitos rapazes hoje em dia não são dignos de nosso sacrifício. Geralmente eles nos seduzem um pouco, se aproveitam de nosso tesouro (tanto físico como emocional) e o usam para o benefício próprio. Eles são egoístas. Não devemos entregar esse tesouro a ninguém que nos esteja usando. Nosso tesouro deve ser entregue apenas a alguém que nos ame e esteja comprometido conosco com todo o seu coração. Não para alguém que simplesmente deseja uma namorada!
É muito fácil esperar por algo inferior àquilo que Deus tem de melhor para você. Mesmo que ele não seja um "sem-vergonha", ele continua não sendo o melhor de Deus. Muitas garotas entregam-se ao primeiro rapaz que demonstra interesse por elas simplesmente porque, caso contrário, perderão a única oportunidade de ter um relacionamento. Satanás adoraria vê-la cometendo um erro desses. Lembre-se, o inimigo do MELHOR é o BOM! É claro que o cara que você tem paquerado pode ser bem legal. Pode até ser que ele seja cristão. Pode ser que vocês formem um casal perfeito e que ele possua o sobrenome que você adoraria ter, mas não se esqueça de fazer a pergunta chave: Ele é o MELHOR de Deus para a minha vida?
A segunda decisão mais importante que você pode tomar é com quem vai se casar. (É a segunda depois da sua decisão de seguir Jesus.) Não é uma decisão para ser tomada de qualquer maneira. Muitas mulheres nos falam: Como eu gostaria de ter feito as coisas de forma diferente! Minha vida poderia estar bem melhor!
Imagine a seguinte cena: Uma jovem, desesperada para envolver-se em um relacionamento, começa a namorar um homem bem atraente, mas não muito digno de confiança. Ela fica encanta­da por ele, pois fora seduzida e atraída. Seus pais vêem o perigo e a alertam, mas ela insiste em manter o relacionamento, pois está determinada a não perdê-lo. Ela sabe que ele tem alguns probleminhas de caráter, mas tem certeza de que ele mudará. Ela simplesmente não quer ficar sem o seu amor.
Logo, ficam noivos. Seus pais, e até mesmo seus amigos, a advertem a NÃO se casar com ele. Ela não escuta. Entretanto, um pouco antes do casamento, ela descobre, para o seu horror, que está para se casar com a pessoa errada. Mas, por causa do medo de nunca mais ter outra chance de se casar, ela prossegue com o casamento.
Alguns anos após o casamento, aquele "homem atraente" sai de casa para nunca mais voltar, levando consigo a maioria dos bens e deixando-a com três crianças pequenas para criar sozinha. Desde então, sua vida tem sido cheia de lutas e dificuldades.
A cena é muito triste, mas comum. Não cometa o mesmo erro. Nunca se contente com algo inferior ao MELHOR de Deus para a sua vida.
Também é muito importante saber que, mesmo que você tenha estragado tudo e mesmo que você não tenha mais o seu tesouro precioso. Deus pode restaurá-lo e transformá-lo em algo bonito novamente. Todos nós cometemos erros! O importante é que, ao percebermos que erramos, nos esforcemos ao máximo para corrigir os erros e voltar ao caminho certo. Deus AINDA tem um lindo plano para você. Ele tem o poder de retomar o que Satanás roubou e planejou para a sua destruição e usá-lo para a Sua glória! E ele pode fazer isso, se você simplesmente confiar Nele.
Quando percebi quanto havia abaixado meus padrões e quanto do meu tesouro havia entregado de forma tão irresponsável, fiquei chocada. Não conseguia ver como Deus poderia continuar a me abençoar com um "príncipe de armadura brilhante". Foi bem naquela época em que Deus colocou em minha vida três ou quatro rapazes diferentes de todos os outros com quem eu me relacionara antes. Eles não ficavam paquerando, não eram pervertidos ou cen­tralizados em si mesmos. Eles eram totalmente de Jesus! Ele era a pessoa mais importante de suas vidas. E me tornei amiga de todos eles.
Eles me surpreenderam. Pela primeira vez fui realmente capaz de desenvolver amizades puras e bonitas com rapazes. O tempo que gastávamos juntos era centralizado em Deus e naquilo que Ele estava fazendo em cada uma de nossas vidas. Eles eram como irmãos mais velhos para mim. Percebi que Deus os havia colocado em minha vida por uma razão muito especial. Não para que eu logo me apaixonasse e me casasse com um deles, mas para me mostrar que, de fato, Ele tinha um homem, parecido com aqueles jovens, para mim. Senti-me indigna.
Talvez vocês também se sintam indignas de tal presente. Mas não há nada de errado em sentir-se indigna, porque somos indignos. Podemos ter estragado tudo, mas Ele é tão misericordioso! E hora de nós nos tornarmos as mulheres que Deus nos chamou para sermos, de tomarmos uma posição e de confiarmos em Seu lindo plano para cada uma de nós.
Não importa em que situação você se encontra, não im­porta o que você já fez. não importa sua inteligência ou sua aparên­cia, se o desejo de Deus é que você se case, pode ter certeza de que Ele está preparando um "'príncipe de armadura brilhante" para você. Não se contente com NADA que seja INFERIOR!
♥ ♥ ♥
Quero terminar este capítulo compartilhando a versão Ludy da história de Max Lucado, contada em seu livro, The Angels Were Silent. É uma história verídica, com a qual todos nós podemos aprender alguma coisa. A heroína da história SABIA o que ela devia esperar em um homem - um verdadeiro caráter divino - e estava determinada a não se apaixonar por qualquer um.

Uma verdadeira história de amor

Um dia, o atraente soldado John Blanchard foi à biblioteca para ler um livro. (Sei que esse tipo de passatempo pode parecer bem sem graça. mas. provavelmente, ele devia estar sentindo muita saudade do seu lar e não sabia o que fazer. Mas isso o levou a algo bem mais interessante.) John ficou impressionado ao ler umas ano­tações feitas nas margens de um livro que folheava:
- Nossa, gostaria de conhecer a pessoa que escreveu essas palavras. Elas são tão profundas e inspirativas!
Descobriu um nome na capa do livro: Harlyss Maynell. Nova Iorque. (É. sei que ela tem um nome bem esquisito, mas guarde este nome: Harlyss Maynell é uma personagem muito importante nesta história.) De alguma forma. John tinha certeza de que havia sido ela quem escrevera nas margens do livro. Então, ele fez algo ainda mais doido e impulsivo, o tipo de coisa que acaba naquelas listas dos "dez mais" que dizem que você está solitário quando vai até a biblioteca, encontra um nome na capa de um livro e telefona para a pessoa, convidando-a para sair. Bem. está bem, John não convidou Harlyss para sair. mas ele ligou para ela! Procurou o seu nome na lista telefônica de Nova Iorque e perguntou-lhe se poderi­am começar a se corresponder. (Isso foi antes de existir o e-mail.)
Aquela atitude foi bem audaciosa. O cara nem conhecia Harlyss! Ela poderia ser uma traficante, integrante da máfia ou uma assassina! Mas ele estava disposto a ir fundo naquilo. Que será que ela havia escrito nas margens do livro? Aquelas palavras deviam ser bem inspirativas. não é? Talvez John precisasse desesperadamente de um amigo.
Mas voltemos a Harlyss Maynell. Ao que parece, ela devia ser uma pessoa formidável. E deve ter tido uma queda por John.
pois concordou em corresponder-se com ele, mesmo sabendo que ele estava indo para a guerra, na Europa. Começaram a se corresponder, e logo John ficou apaixonado por Harlyss.... mesmo nunca a tendo conhecido! Ele conhecia apenas o que ela havia escrito nas cartas e nas margens do livro. Entretanto, estava apaixonado! (Garotas, será que vocês não gostariam de ter umas aulinhas de redação com Harlyss? Imaginem, ganhar o coração de um homem com uma caneta! Vocês nem teriam de usar mais o recurso da maquiagem! Brincadeirinha!)
Acho que John deve ter começado a ficar bem inquieto por não saber como Harlyss era fisicamente, pois. um dia. John escre­veu a Harlyss. pedindo-lhe uma foto. Mas ela respondeu de forma bem categórica: "Não, não enviarei uma foto minha, porque os re­lacionamentos não devem ser baseados apenas nas aparências." (Oh. rapazes, vocês considerariam isso um sinal de que talvez Harlyss não seja a pessoa mais bonita deste mundo? Claro que a garota poderia escrever bem. mas o que será que havia de errado com a sua aparência para ela não mandar uma foto?)
Muitos caras talvez tivessem desistido bem aí. Mas não foi o que John fez. Como eu disse, as cartas e as anotações dela eram maravilhosas. Por isso John deve ter pensado que ela era apenas uma mulher geniosa. Continuou a ficar cada vez mais apaixonado por ela, mesmo sem nenhuma foto dela para colocar debaixo do travesseiro. Imagine amar alguém que você nunca viu, mas por quem está profundamente apaixonado!
Finalmente surgiu uma oportunidade para John conhecer pessoalmente Harlyss. Ele estava voltando para os Estados Unidos e escreveu a Harlyss. propondo-lhe um encontro em algum lugar onde pudessem jantar. Ela respondeu-lhe que o encontraria na Estação Central de Nova Iorque, bem embaixo do grande relógio. Harlyss disse a John que ele a reconheceria pelo fato de que ela estaria com uma rosa vermelha na lapela.
Então, o dia chegou, e John ficou debaixo do grande reló­gio esperando, esperando. Ele estava um pouquinho nervoso. Afi­nal de contas, aquele não era um primeiro encontro casual. Quero dizer, como você se sentiria se estivesse apaixonado pela letra de alguém e tivesse de conhecer não apenas a mão, mas também os olhos e o rosto dessa pessoa? E o lance da fotografia? Será que ela estava escondendo alguma coisa? Todas aquelas perguntas inun­davam a sua mente alguns segundos antes de ele descobrir a verda­de.
Uma linda mulher, com um sorriso provocante, começou a andar em sua direção, fazendo com que ele a seguisse com o olhar. Por um breve momento, John pensou estar olhando para Harlyss. Ele nem podia acreditar na sua própria sorte! Ela não era apenas uma grande e talentosa escritora, ela era maravilhosa! Mas, aí, ele percebeu que ela não tinha uma rosa na lapela. E o seu coração se apertou em desgosto, enquanto ela passava por ele.
De repente, viu uma mulher que tinha uma rosa vermelha na lapela. Ela estava em sua frente, sorrindo para ele. Ele quase desmaiou em desespero. Ela era uma senhora simples, baixinha e gordinha, mais velha que a própria mãe de John, de cabelos bran­cos caindo por debaixo de um chapéu surrado. Seus olhos brilha­ram quando olhou para ele. Ele olhou novamente para a jovem e linda mulher que desaparecia entre a multidão e sentiu-se dividido. (Sei que esta narração deve estar um pouco incompleta. Quero dizer, rapazes, o que vocês fariam numa situação dessas? Um ra­paz conhecido meu disse que, se fosse John Blanchard, teria volta­do correndo para a guerra e feito de tudo para levar um tiro!)
Mas John Blanchard foi um herói. Fico contente, porque estou começando a gostar dele. Ele não fugiu, ou passou despercebido, ou agiu rudemente. Na verdade, ele percebeu que, mesmo não podendo construir um relacionamento romântico com Harlyss, ele poderia mostrar gratidão àquela mulher que havia sido uma verdadeira amiga por meio de suas cartas. Então, ele sorriu (o mais que pôde) e disse àquela senhora gordinha:
- Oi, a senhora deve ser Harlyss Maynell. Muito obrigado por ter vindo se encontrar comigo. Será que poderemos jantar jun­tos? (Agora sim, isso foi uma atitude nobre! Quantos caras que vocês conhecem teriam feito o mesmo?)
A senhora ficou surpresa e disse:
- Filho, não sei exatamente o que é que está acontecendo, mas sabe aquela jovem que passou por você agora mesmo? Ela me pediu para usar esta rosa e me disse que, se você me convidasse para jantar, ela o estaria esperando no grande restaurante do outro lado da rua. Ela me disse que era um tipo de teste.
Nossa! Será que as suas emoções podem agüentar uma história dessas? No momento em que você estava ficando frustra­do, Harlyss Maynell vira o jogo e mostra ser talentosa, bonita e inacreditavelmente inteligente. Ela sabia que não desejava entrar em um relacionamento com um rapaz sem caráter. Ela sabia que um homem com caráter daria mais valor ao interior de uma pessoa do que ao exterior. Que forma de descobrir o caráter de um homem!
Garotas, antes de se apaixonarem por qualquer um, façam o teste. Vocês não querem passar o resto de suas vidas com um "banana". John Blanchard provou ser digno de toda a atenção e tempo de Harlyss. Não se contentem com homem nenhum que não seja digno de seu tempo e atenção. Mantenham seus padrões ele­vados!
Para aqueles rapazes corajosos que ficaram conosco du­rante todo este capítulo, meus parabéns. Tenho certeza de que não conseguiram lê-lo sem um pouco de suor e mal-estar. Mas acredito que, pela graça de Deus, até mesmo você pode ser transformado em um "cavaleiro de armadura brilhante"! E nunca se sabe, talvez uma das lindas garotas que estão lendo este mesmo livro, neste exato momento, possa tornar-se a sua princesa algum dia, por isso é melhor começar a fazer alguma coisa! Ela tem padrões elevados até o céu, e você sabe que ela saberá discernir se você é um verda­deiro "cavaleiro" ou não!
= = = = = = = = =
Muitos proclamam a sua própria benignidade, mas o homem fidedigno quem o achará? O justo anda na sua integridade, felizes lhe são os filhos depois dele.
Provérbios 20:6
♥ ♥ ♥
Senhor, não quero aceitar nada que seja inferior ao Teu melhor. Por favor, ajuda-me a ficar firme, nunca me desviar para a esquerda nem para a direita. Ajuda-me a ficar firme no Senhor. Ajuda-me a guardar o meu coração dos homens que possam tentar roubar o meu tesouro, Guarda-me na pureza para o meu futuro marido. Ajuda-me a esperar pelo meu príncipe de armadura brilhante, o Teu melhor para mim. Senhor, até que me tragas este homem, não me deixes ser enganada por ninguém. Mantenha os meus olhos em Ti. Mantenha os meus padrões bem elevados.
= = = = = = = = =








O Seu Castelo de Sonhos

Nossa! É lindo! Você trabalhou e suou na obra do seu cas­telo, e, agora, ele, finalmente, está terminado! Está completo - tem um alicerce sólido, um fosso e uma ponte elevadiça, um pedaço de terra para proteção, um telhado bem seguro, um carpete fofinho no chão. É o tipo de castelo que durará para sempre. Isto é, SE você decidir manter as coisas dessa forma!
É isso mesmo - a decisão de manter o seu castelo limpo e bonito ou de deixar que fique sujo, manchado e cheio de tranqueiras está nas suas mãos. Os castelos precisam de manutenção! Quem deseja um castelo que. depois de algumas centenas de anos. come­ça a ficar parecido com uma casa assombrada?
Lembra-se do que é falado no final de cada conto de fa­das? E viveram felizes para sempre! A única maneira de isso acon­tecer é mantendo o seu castelo em condições novas.
O último passo nesse processo de construção é consistên­cia! Traduzindo para relacionamentos, significa praticar o seu com­promisso diariamente para o resto de sua vida! Se você fizer isso, pode ter certeza de que você viverá feliz para sempre.

Capítulo 14: Luz, Câmera, Ação!

- Eric e Leslie
Esta é uma história desafiante que ouvimos uma vez sobre dois cristãos evangélicos que foram presos por compartilharem a fé. Eles sentiam uma dor agonizante, devido ao terrível frio de in­verno, e tinham apenas um cobertor para se manterem aquecidos.
Um dos homens, ao olhar para o seu irmão em Cristo, que estava sentado ao seu lado e que tremia de frio, perguntou-se: Se ele fosse Jesus, será que eu daria o meu cobertor a ele? Por mais difícil que fosse pensar em partilhar com o outro a sua única fonte de conforto, ele percebeu que, pelo fato de Jesus ter dado tudo o que tinha a ele, o mínimo que poderia fazer era dar em retorno tudo o que tinha, mesmo que fosse um fino cobertor. Devi­do ao seu amor e devoção a Jesus Cristo e a sua gratidão por tudo o que Ele havia feito por sua vida, ele sacrificou-se ao cobrir os ombros de seu amigo com o pedaço de pano.
Que história mais profunda, não é? E o que ela tem a ver com a sua vida? Talvez você nunca venha a ficar preso em uma prisão fria, com apenas um cobertor. Mesmo assim, você tem uma decisão semelhante a ser tomada. Egoísmo ou altruísmo?
Pense em seu futuro cônjuge. Você está disposto a dar a ele ou a ela o seu único cobertor? Talvez ele esteja rasgado e furado. Talvez tenha muitos buracos. Mas, mesmo assim, a partir de hoje, você pode escolher dar ao seu futuro cônjuge o seu tesouro mais precioso: a sua pureza, tanto interna como externa, e a sua decisão de esperar por ele ou por ela.
Lembre-se: não é apenas o seu futuro que está em jogo. As decisões que você toma hoje afetarão os filhos de seus filhos!
Pense no que aconteceria se tivéssemos um "avivamento de pureza" sobre a terra e centenas de casais fossem unidos à maneira de Deus, com um alicerce sólido. Casamentos fortes e duradouros seriam formados, criando famílias fortes para influenciar este mundo para Jesus! Que revolução!
Por outro lado, se continuarmos construindo relacionamentos sobre a areia, sem a estrutura sólida de Cristo, como podere­mos esperar por casamentos fortes, famílias fortes ou indivíduos fortes que poderão mudar este mundo?
Mesmo se você não for chamado para se casar, todos nós somos chamados para viver em pureza. Cada um de nós precisa perceber quanto Jesus fez por nós e quanto estamos dispostos a dar a Ele tudo o que temos. O seu compromisso de viver uma vida coerente com o padrão de Cristo TRANSFORMARÁ o mundo ao seu redor.
Talvez, ao ler este livro, você tenha sido desafiado e inspirado a esperar pelo melhor de Deus para a sua vida. Este é o momento para praticar a verdade que você aprendeu! Agora você deve viver aquilo em que acredita, dia a dia.
Será que, a partir deste momento, você está disposto a se guardar para a pessoa especial? É uma escolha diária. Não será fácil, mas você pode ter certeza de que Jesus está sempre bem aí do seu lado, torcendo por você e encorajando-o em cada passo de seu caminho. Você dará o seu cobertor? Pode ser que você pense que vai se congelar até morrer, mas não existe nada que se compa­re com o sorriso caloroso e radiante de Jesus em retorno!

Imagine isto...

Todo o Céu estava em agitação. Havia um cantarolar animado pairando sobre a morada de cada anjo. "Louvado seja Deus!" eles saudavam uns aos outros, enquanto andavam pelas ruas de ouro. Cada um podia sentir uma nova mudança no ar. Notaram o brilho radiante do Criador e sabiam que alguma coisa estava acontecendo lá embaixo na terra. Alguma coisa incrível. Algo revolucionário. Algo...
"Daadaadaaaaa!", rompeu um forte chamado de trombeta. Serafins e querubins de todos os lugares começaram a se apressar até o local do som. Era o chamado para uma reunião! Eles se aproximaram de Miguel, que sorria entusiasmado. Ofegantes, espera­vam que ele falasse.
- Meus amigos, sua voz anunciava, nunca tivemos um momento como este! Está acontecendo um grande despertar entre os filhos na terra. Um reavivamento como nunca aconteceu antes! Seus olhos não acreditarão no que vão ver!
Enquanto ele falava, a grande tela começou a descer, e os anjos tomaram seus lugares, todos encantados. O filme começou. A hoste celestial pasmava admirada. Na tela, apareciam centenas, não... milhares de jovens de todas as nações. Eles estavam ajoe­lhados, verbalizando suas decisões de guardar suas vidas em pure­za para seus futuros cônjuges... suas decisões de esperar pelo me­lhor de Deus. Foram raros os momentos em que os anjos testemu­nharam tal resolução e fervor como viam nos olhos daqueles jo­vens. Certamente, aquilo mudaria o curso da história!
A cena mudou. Foram mostrados jovens casais sendo uni­dos de forma sobrenatural por Deus. Histórias de amor sendo for­madas! E não eram apenas histórias de amor. Eram histórias PU­RAS de amor! Enquanto a hoste Celestial assistia a tudo embevecida, todos podiam ver claramente a inocência, a pureza e o romance, a marca clássica do Criador, ao redor de cada um daqueles jovens como se fosse uma bolha protetora. Ele consegui­ra! Estava escrevendo mais romances bonitos! Cada um incrivel­mente excepcional. Cada um de forma tão certa. Cada um tão cheio do amor do Grande Diretor.
Uma vibração exultante saiu da enorme multidão. Que notícia maravilhosa e incrível!
- Isso significa que, a partir de agora, poderemos assistir a mais filmes no telão? Perguntou um gracioso serafim.
Miguel sorriu e perguntou:
- Será que há alguém animado para assistir a várias sessões de cinema durante 24 horas por dia?
Os anjos responderam com aplausos, risos e comemora­ções.
Ele continuou:
- Estou muito feliz em anunciar que os atores principais dos romances do Grande Diretor foram todos aceitos. E a melhor notícia é que há muito mais romances para serem escritos!
Enquanto os anjos cantavam e dançavam de alegria, Miguel, sutilmente, se aproximou do Mestre para dizer-Lhe algo:
- Quando eles descobrirem o Romance à Maneira de Deus, vai ser sucesso na certa, não é mesmo? Ele sussurrou.
O Grande Diretor acenou afirmativamente com um sorriso. Então, com uma brilhante expressão de concentração, Ele ergueu a Sua caneta e começou a escrever.
♥ ♥ ♥
Querido leitor, será que a próxima história que Deus está escrevendo não poderia ser a sua? Você aceitaria algo inferior ao Seu próprio roteiro escrito à mão, só para você?
Tome as verdades descobertas hoje e comece a praticá-las. O Grande Diretor está assistindo a sua vida, e talvez alguns anjos, com seus saquinhos de pipoca, estejam se preparando para puxar as cortinas do grande telão! É a SUA vez de experimentar o Romance à Maneira de Deus! Coloque a caneta nas mãos Dele, que você não se arrependerá disso!
Você está pronto? Luz... câmera... AÇÃO!

= = = = = = = = =
mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fadigam.
Isaías 40:31
= = = = = = = = =



Não é mais virgem?
- Leslie -

Acredite-me, você pode pensar que é o único entre todos os leitores a gastar tempo para ler esta última e dolorida parte de nosso livro, mas isso não é verdade. Quantos de nós já não erra­mos ao nos oferecermos tanto emocional como fisicamente? Per­demos aquele tesouro tão bonito. E agora? O que fazer com essas verdades que você gostaria de ter praticado antes? Será que Deus ainda poderia ter um plano para a área de relacionamentos de sua vida? Será que Ele ainda pode lhe trazer um "príncipe de armadura brilhante" ou uma "princesa da pureza" depois de tudo o que você fez? Ou será que é tarde demais para você experimentar um Ro­mance à Maneira de Deus?
Pense nesta história VERÍDICA dos tempos em que Jesus estava aqui na terra.

Jesus retornou do Monte das Oliveiras, mas, logo na manhã seguinte, voltou ao Templo. Em pouco tem­po, uma multidão estava ao seu redor, e Ele sentou-Se para lhes falar. Enquanto falava, os líderes judeus e os fariseus trouxeram uma mulher pega em flagrante de adultério e a colocaram diante da multidão.
- Mestre, perguntaram a Jesus, esta mulher foi pega em um ato de adultério. A lei de Moisés diz que devemos matá-la. O que devemos fazer?
Eles estavam tentando armar uma cilada para Jesus ao tentar fazê-Lo dizer algo que pudessem usar contra Ele, mas Jesus abaixou-Se e escreveu no chão. com o Seu dedo. Eles continuaram exigindo uma res­posta. Então, Ele Se levantou e disse:
- Está certo, atirem pedras nela até que morra. Mas atire a primeira pedra apenas quem nunca tenha pecado!
Então. abaixou-Se novamente e continuou a es­crever no chão. E os líderes judeus foram saindo um a um. começando com os mais velhos, até Jesus ser dei­xado em frente da multidão, com a mulher.
Jesus levantou-Se novamente e disse a ela:
- Onde estão os seus acusadores? Nem ao menos um deles a condenou?
- Não. Senhor, ela disse. E Jesus disse:
- Nem eu a condeno. Vá e não peque mais.

Jesus era o único entre aquela multidão sem pecado algum. Ele poderia tê-la condenado. Ele poderia ter sido aquele a atirar a primeira pedra. Mas não fez isso. Ele a perdoou. Falou amorosa­mente com ela, como se ela fosse uma princesa, mesmo tendo sido pega em um pecado horrível. Jesus a amou, apesar de sua fraque­za.
Jesus está esperando-o de braços abertos, mesmo que você tenha errado na área de pureza. Se você está verdadeiramente arrependido por tudo o que fez e deseja a cura e o perdão de Jesus, Ele o perdoará.

Senhor Jesus, eu pequei. Não vivi dentro dos Teus padrões nessa área de pureza. Fui contra a Tua perfeita vontade para a minha vida. Por favor, perdoa-me.
Somente Tu podes limpar-me. Somente Tu podes dar-me um novo começo. Toma o meu coração quebrado e machu­cado, pega os pedacinhos dele e ajuda-me a começar de novo. Eu Te agradeço pelo Teu sangue derramado, que pode limpar-me deste pecado. Aceito agora o Teu per­dão. Ajuda-me a perdoar a mim mesmo. Ajuda-me a viver em pureza a partir deste dia. Muito obrigado.

Ao orar uma oração sincera de arrependimento, Jesus erguerá carinhosamente o seu queixo e lhe dirá:
- Nem eu a condeno. Vá e não peque mais.
O arrependimento significa, literalmente, dar a volta e andar em OUTRA direção. Jesus deseja agora tornar toda a impureza e o pecado mais alvos do que a neve! Aquilo que fora uma vez a sua maior fraqueza, hoje, pelo poder curador de Cristo, pode se tornar a sua maior força.
Ele não somente o perdoará, Ele o RESTAURARÁ. Sim, você terá de enfrentar as conseqüências devido ao seu erro, mas, com o Seu perdão, poderá catar os pedacinhos e continuar a sua caminhada.
Nunca se esqueça de que Ele ainda tem um plano maravilhoso para essa área de sua vida! Ao escolher, a partir de hoje, andar em pureza e permanecer dentro da Sua vontade. Ele encherá a sua mente com as suas bênçãos! Ele é poderoso para transformar os erros de sua vida em benefícios. Se confiar Nele e permitir que Ele controle a sua vida, você ficará surpreso com os planos divinos que serão desvendados para você.
Nem eu nem Eric merecemos o relacionamento incrível, romântico e puro com que Deus nos presenteou. Erramos tanto! Antes de nos conhecermos, lutamos muito para crer que Deus nos abençoaria com um relacionamento puro e forte com alguém que amamos. Sabíamos que não merecíamos isso. Realmente não merecíamos ter nos casado! Percebemos, finalmente, que isso não dependia de sermos DIGNOS ou não de tal presente - nenhum de nós é digno das dádivas de Jesus - mas dependia do Seu AMOR e da Sua MISERICÓRDIA por pecadores como nós.
A partir deste dia, vocês são novas pessoas! Vocês podem olhar para o futuro com entusiasmo e alegria! Coloquem os seus tesouros mutilados nas mãos de Deus e vejam como Ele lhes de­volverá novos tesouros. É hora de começar novamente, agora, com Ele ao seu lado.

Alvo como a neve
Leslie Ludy

Sozinho e confuso, o seu coração queima com o pecado.
A sua alegria o deixou pelo erro de seu coração,
Tentando começar novamente.

Sei que está machucado e não sabe em quem confiar.
Não finjo que não vejo a sua dor,
Mas posso ver o arrependimento em seus olhos
e sei que não é tarde demais
Eu O escuto chamando o seu nome...

Alvo como a neve, Ele o tem feito alvo como a neve.
No momento em que você confessou, o Seu coração o perdoou.
Você pode achar que estragou todos os planos que Ele tinha para a sua vida,
Mas, por essa mesma razão, Jesus salva.
Alvo como a neve, Ele o fez alvo como a neve,
Puro e inocente como uma pomba.
Mesmo que não tenha feito nada para merecer o Seu perdão,
Você foi purificado pelo sangue de Jesus,
Alvo como a neve.

A culpa e a vergonha, mantendo-o escravizado,
Não permitem a sua libertação
Não é como sonhou, não é como planejou.
Você pode ver, ainda há esperança.
Receba a cura para as feridas;
Receba Suas riquezas no lugar dos farrapos.
Você não pode imaginar todos os planos que Ele tem para você,
Então, tome a Sua mão e não olhe para trás...
FIM





* Closet: uma dependência específica para guardar roupas. (N. da T.)
** Grande slam: no jogo de beisebol é o golpe que permite ao batedor completar o circuito das bases com três homens na base. (N. da T.)
* Denver Broncos: time profissional de futebol americano de Denver, Colorado. (N. da T.)
** Super Bowl: liga anual de futebol americano profissional. (N. da T.)
* Workaholic: expressão usada para denominar pessoas viciadas em trabalho (N.daT.)
* Start em inglês significa "ligar"". (N. da T)
* Drive-in: cinema ao ar livre com acomodação para automóveis, com bar ou restaurante que servem os fregueses nos próprios carros. (N. da T.)
* Lady é o título que na Inglaterra se dá às senhoras da nobreza. Tratamento dado às senhoras de elevada posição social e/ou de maneiras refinadas. (N. da T.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário